Home / Plantas / Qual a Árvore Mais Indicada para Plantar na Calçada?

Qual a Árvore Mais Indicada para Plantar na Calçada?

Sabemos da importância das árvores em nossas vidas, elas são essenciais para o meio ambiente, para o ecossistema, para nos trazer sombra, mas também para enfeitar as ruas e nossas casas. Em regiões urbanas elas trazem beleza e não deixam a selva de pedra dominar o ambiente. Trazem refresco para os dias excessivamente quentes, onde tudo o que queremos é uma sombra para respirar. Elas são capazes de ajudar a reduzir a poluição do nosso ar, abrigo e alimento para animais. Ela tem inúmeras funções onde quer que esteja.

É muito comum em alguns bairros árvores nas calçadas enfeitarem o lugar, então caso tenha se interessado em colocar uma dessas onde você mora saiba que é preciso pesquisar algumas coisas antes. Para começar você precisa entrar em contato com a prefeitura da sua cidade, muitas das vezes elas mesmo devem indicar quais são as espécies ideias e permitidas para serem inseridas em seu município. Dependendo do lugar e dos planos da prefeitura eles podem enviar profissionais que farão esse trabalho para você, ou então ainda encontrar opções de mudas em viveiros municipais. E tudo isso é muito importante, pois escolher a espécie errada pode trazer muita dor de cabeça e trazer problemas como estourar a calçada, trincar casas, problemas na fiação, galhos caindo sob veículos e muito mais. Problemas que além de desagradáveis podem ser perigosos. Em muitos dos casos você vai arranjar briga com os vizinhos e ficará de mãos atadas e sem respaldo, e só quem vai poder cortar essa árvore serão empresas especializadas. Nunca se arrisque, pois além de perigoso pode ser reconhecido como crime contra a natureza e a multa não é barata. Para evitar tudo isso que citamos aqui, faça essa escolha com sabedoria. Para te ajudar, separamos aqui algumas opções bem interessantes que são ótimas para calçadas, algumas são para locais onde tem fiação, e outras maiores para locais sem fiação.

Qual a Árvore Mais Indicada para Plantar na Calçada?

Araçá-Vermelho

Araçá-Vermelho
Araçá-Vermelho

Essa é a primeira opção da nossa lista, elas não se reproduzem com tanta facilidade, além disso crescem pouco, não superando os 9 metros de altura, a copa dela não é tão cheia. Além disso tem pouca queda de folhas não fazendo sujeira, gostam de viver em lugares bem iluminados e úmidos. Seu tronco cresce um pouco torto, não descama muito. As folhas tem textura de couro e não tem penugem, medem cerca de 10 cm.  As flores surgem entre o caule e a folha, sozinhas e de coloração branca. Elas ficam mais bonitas e floridas entre os meses de junho até dezembro. Os seus frutos ficam maduros entre setembro e março.

Pimenteira-Bastarda

Pimenteira-Bastarda
Pimenteira-Bastarda

Essa é uma pequena árvore, fica em média entre 3 e 6 metros de altura, possui flores de cor viva. O tronco dessa espécie lembra muito o de uma goiabeira. É uma árvore brasileira, pode ser encontrada entre os estados da BA até o RS. Ela produz um fruto muito saboroso  de coloração vermelha e amarela, alguns dizem que o sabor dentre o de morango ou goiaba. Ele pode ser consumido direto do pé, ou em receitas de geleias, de doces e sucos.

Jacarandá da Caroba

Outra opção de nossa lista é uma árvore média, não tão grande, mas também não tão pequena, ela mede entre 5 a 10 metros de altura. O tronco possui entre 30 e 50 cm de diâmetro. Ela surge em diversos lugares do nosso país, são comuns em alguns estados como Paraná, no MT, no MS, SP, GO e MG. Para quem conhece ela é bastante similar com uma espécie argentina chamada de jacarandá mimoso. A sua madeira é muito utilizada por marceneiros para confecção de móveis. É uma árvore muito linda, elas são bem famosas em reflorestamentos, em casas, e na arborização de grandes centros. Elas funcionam muito bem em ambientes que foram destruídos pelo homem, tem a capacidade de reflorestar o lugar muito bem. Essa não é uma árvore indicada caso você tenha fiação por perto, pois elas crescem muito e podem gerar alguns problemas desse tipo, outro ponto que precisa ser discutido é sobre as trincas em calçadas. Tudo é uma questão de pesquisa e de consultar profissionais de sua cidade.

Cambuci

Essa é uma árvore linda também, muito utilizada em projetos de paisagismo, possui um copa linda bem cheia e imponente formando um guarda chuva. Seu tronco pode descamar um pouco, é resistente ao frio e se adapta bem em diversos lugares. Gosta de solos férteis, úmidos e profundos. Essa árvore leva bastante tempo até começar a gerar frutos, isso só vai começar a ocorrer depois de 4 ou 5 anos de vida dela. Assim que colocado no lugar precisa ser regado todos os dias, isso pelo menos por dois anos. Produz um fruto bem ácido, mas muito rico em vitamina C, combate o envelhecimento precoce, reforça o sistema imune e vai contra os radicais livres. Ela pode ser consumida como fruta, mas o mais comum é dentro de receitas de sucos, licores, geleias e sorvetes. Ela era vista em grande quantidade na cidade de São Paulo, com isso ganhou até um bairro com seu nome.

Pau-Imortal

Mais uma opção de árvore para calçada, essa é bem famosa e também pode ser conhecida como Mulungu. Ela deve florir lindamente entre junho e agosto. Não é uma árvore tão grande, pois mede em torno de 3 a 5 metros de altura. Está presente no bioma de Mata Atlântica, gosta de solo bem molhado, assim gera frutos e eles estão prontos para consumo do mês de outubro ao mês de novembro.

Ela é tão linda que aparece constantemente em projetos de paisagismo, principalmente por conta de suas lindas flores. Exagerar flores de coloração vermelha, e algumas podem gerar lindas flores brancas. São perfeitas quando utilizadas em cerca viva e em reflorestamento.

Veja também

Lírios da Chuva

Tudo Sobre a Flor Lírio-da-Chuva: Características e Nome Científico

Hoje vamos falar de mais uma flor incrível e bem bonita para a coleção dos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.