Home / Plantas / Qual a Diferença entre Amora Silvestre e Framboesa?

Qual a Diferença entre Amora Silvestre e Framboesa?

Hoje vamos falar sobre essas frutas vermelhas e deliciosas, as amoras e as framboesas. Acontece que muita gente não sabe a diferença de uma e outra, por isso hoje trouxemos um pouco mais de informação sobre cada uma delas para facilitar a vida de vocês.

Elas juntas são denominadas frutas vermelhas, surgem geralmente no mês de novembro que é considerado a época delas. Elas são facilmente encontradas em bosques e trilhas no meio do mato, também podem ser cultivadas em casa, existem algumas diversidades de amora que podem ser vistas, a framboesa é uma fruta vermelha única. Mas as suas fazem parte da mesma família, chamada de Rosaceae, ambas são doces e ácidas na medida certa.

Qual a Diferença entre Amora Silvestre e Framboesa?

Amora

Amora Silvestre
Amora Silvestre

Embora a Amora seja considerada uma das frutas vermelhas, ela pode ter outras cores dependendo da sua espécie. Existe amora preta por exemplo, que quando maduras se sobressaem das outras. Esta fruta é muito comum em nosso país, o cultivo dela é muito tranquilo por aqui, ela não tem nenhuma frescura e nasce em qualquer lugar. Saiba que a Amora é nativa da Ásia, o pé de amora é chamado de amoreira. É uma árvore grande e muito bonita, cheia de folhas e fornece bastante sombra.

A amora faz muito bem para a saúde, ela possui uma carga muito alta de vitamina C, por isso quem consome tem o organismo muito mais forte, ossos mais resistentes, os dentes e muito mais, afastando doenças comuns. Ainda podem ser utilizadas para tratar uma série de problemas como as aftas, pessoas com diarréia, quem tem queda de cabelo, pessoas com bronquite entre muitas outras.

Framboesa

Framboesa
Framboesa

Essa é uma fruta muito parecida com a amora, e por isso é comum que haja confusão. Ela possui uma coloração muito viva, um vermelho quase brilhante, mas também pode apresentar uma cor preta se estiver bem madura. Enquanto a amora possui uma polpa suculenta, a framboesa não tem nada por dentro. Além disso ela é mais complicada no cultivo, pois precisa de um ambiente muito mais específico, por exemplo a temperatura do ambiente não pode ultrapassar os 7ºC, por isso a temperatura precisa ser controlada.

Além disso, a árvore da framboesa precisa de um tratamento especial antes de frutificar, então depois disso ela é carregada para outro lugar onde pode então dar seus frutos. Além disso, é necessário utilizar um adubo específico para elas. 

Cheia de benefícios também, elas são ricas em Vitamina A, também vitamina B1, vitamina B5, ferro, fósforo e também cálcio. Pode ser utilizada no tratamento de muitos problemas como problema de intestino preso, problemas de fígado, hemorróidas, febre e muitas outras infecções.

Amora e Framboesa

Amoras e Framboesas
Amoras e Framboesas

Ambas são muito utilizadas como ingredientes de uma variedade de alimentos, deliciosas receitas de doces, geléias doces, compotas e também iogurtes. Depois dessas informações podem concluir que são bem parecidas, mas cada uma exerce uma função específica no tratamento de alguns problemas de saúde. Mas quando o assunto são receitas, ambas caem muito bem, seja sozinhas ou misturadas na mesma receita.

A amora é menos aromática e menos azeda do que a framboesa. Por isso a amora que tem um sabor mais presente e menos acidez vai muito bem no recheio de um delicioso bolo e em uma calda de torta. Já a framboesa que tem um sabor mais suave fica ótima em receitas que levam chocolate branco.

Como Diferenciar a Amora da Framboesa?

  • A primeira coisa que você deve prestar atenção é na cor da fruta, pois de cara essa vai ser a principal diferença. As amoras maduras geralmente tem a cor preta, mas antes disso elas também são vermelhas. As framboesas podem ser vermelhas e pretas. Talvez isso não baste no primeiro contato e você ainda pode se confundir.
  • O formato delas pode te ajudar a escolher a fruta desejada. Olhando de fora elas podem até parecer todas iguais, mas basta se aproximar e tocar para perceber suas sutis diferenças.  Ao olhar de perto as duas você percebe que elas são drupéolas, além disso uma fina camada de pelos quase invisíveis as encobre. A única diferença delas é que as framboesas têm um formato mais redondo, quanto as amoras são mais alongadas.
  • Se você estiver colhendo frutas vermelhas também pode reparar se elas são carnudas ou não. Quando você puxa uma framboesa do pé, o núcleo da fruta fica e ela chega na sua mão com um furo bem no centro. Isso não acontece com a amora que tem no interior uma polpa carnuda.
  • Outra boa dica é a respeito da haste dessas frutas, da mesma forma que a dica acima na hora que você colhe a framboesa e o núcleo fica na planta, fica também a haste dela. isso não ocorre com a amora, inclusive é fácil perceber que geralmente as amoras estão com parte de suas hastes.
  • Outra diferença entre elas está nas árvores de amora e nas árvores de framboesa, o caule da planta da amora é bem mais forte, além disso elas possuem espinhos similares às que existem em roseiras. Além disso elas são altas e podem alcançar os 3 m de altura. É importante deixar claro que os espinhos surgem sim na maioria das espécies, a única que não possui espinhos é a Morus Nigra.
  • No caso das árvores que oferecem framboesas, elas são menores e não devem ultrapassar os 1,5m de altura. Na natureza essas árvores também possuem espinhos. Mas quando as árvores de framboesas são cultivadas, as suas árvores não apresentam espinhos.

Depois de tantas informações ficou bem fácil diferenciar essas frutas não é verdade? Agora não tem erro na hora de comprar e nem na hora de colher a fruta correta. Aproveita e conta aqui para nós nos comentários qual delas é a sua preferida. Até a próxima.

Veja também

Glória da Manhã

Tudo Sobre a Flor Glória-da-Manhã: Características e Nome Científico

Hoje vamos falar sobre plantas, e a estrela do dia é a Glória – da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.