Home / Animais / Tudo Sobre a Raça Lhasa Apso: Características e Fotos

Tudo Sobre a Raça Lhasa Apso: Características e Fotos

Hoje vamos falar da raça de cachorro Lhasa Apso, conhecer um pouco mais sobre as suas características e tudo mais sobre ele. Se você adora saber mais sobre raças de cães não vai se arrepender de ficar com a gente até o final deste post.

Tudo Sobre a Raça Lhasa Apso

Esse é um cachorro de pequeno porte e é considerado cão de companhia, um cachorro tranquilo e bem calmo que encanta a todos, algumas pessoas podem confundi-los com o Shih-tzu, mas perceba que eles são bem diferentes. O nosso pequeno é Tibetano e veio então da Cordilheira do Himalaia.

Características Físicas do Lhasa Apso

Saiba que a expectativa de vida dessa raça é de 15 anos. Por serem cães de pequeno porte eles medem cerca de 25 cm e são bem leves, pesando no máximo 7Kg.

Como não se apaixonar por essa criaturinha tão charmosa que é essa raça? Impossível.  Possui orelhas delicadas e pequenos, por conta de sua pelagem lisas suas orelhas escorrem pela lateral da sua face. Na face ele possui um discreto pequeno bigode que quando com pelo longo também escorre pelo rosto. Aliás a pelagem deste animal é o que mais chama a atenção das pessoas, com uma beleza única.

Lhasa Apso
Lhasa Apso

Então falando dessa pelagem eles são sedosos e finos, se não houver todos crescem e ficam super compridos.  A coloração desses animais também pode ser diversa, podem ser castanhos, cinza, brancos e pretos, assim como podem ter manchas em uma segunda cor pelo corpo.

É uma raça que se adapta com muita facilidade ao ritmo da família. Isso vale também para ambientes, eles podem viver em casas bem espaçosas como também em apartamentos. Um ponto importante é que ele não consegue ficar muito tempo sozinho, eles são muito dependentes dos seus donos.

Precisamos frisar também a super inteligência da raça, quando desde filhote recebe treinamentos e adestramento, aprende muito rapidamente e você terá um super amigo muito obediente, por isso é indicado que comece assim que ele chegar em sua casa.

Personalidade do Lhasa Apso

Uma das características principais dessa raça é o fato de sempre querer defender o seu dono e guardar sua casa. Mas ele é muito amigável e costuma se relacionar bem com todo mundo, inclusive com pessoas desconhecidas. Se você costuma ter a casa cheia e quer uma raça que socialize bem, pode apostar nesta.

No começo ele pode até parecer um pouco receoso com as pessoas diferentes, por isso deve ficar na dele. Mas ganhar o seu coração é muito fácil, e um carinho pode resolver esse conflito.

Eles quase nunca vão recusar uma boa brincadeira, é a melhor forma de ganhar a sua atenção. Por isso eles se relacionam super bem com crianças, pois eles adoram brincar e as crianças são muito ativas.

O melhor é sempre socializar um cachorro filhote, pois dessa forma ele vai crescer se identificando com aquela e família e lugar. Um cachorro adulto pode oferecer algumas resistência nessa socialização, e nesse caso vai ser preciso ter muito mais paciência e levar mais tempo de adestramento.

Problemas de Saúde Comuns na  Lhasa Apso

Lhasa Apso
Lhasa Apso

Cada raça geralmente tem um histórico genético de doenças mais comuns e não é diferente com este. Um problema bastante comum acomete os ouvidos desse cachorro, porque como tem orelhas longas ele acaba mergulhando na comida e na água, quando a região fica úmida acaba ficando propício a infecções. Para evitar esse tipo de problema você precisa ficar sempre de olho, nunca deixe os ouvidos molhados, limpe e seque com frequência, inclusive pode pedir indicação de alguma solução para o médico veterinário. Aliás, visitas frequentes a esse profissional são indicadas, pois assim você consegue identificar esses problemas mais facilmente. Outros problemas que ele pode apresentar é nos olhos, além de serem comuns problemas nos ossos também.

Dieta do Lhasa Apso 

A dieta alimentar de todos os cães é super importante e faz muita diferença na saúde deles. Pergunte para o profissional veterinário qual seria a melhor indicação de ração para eles, ela precisa conter muitos nutrientes, assim como uma boa variedade de proteínas. Para deixar o pelo dele mais bonito invista em comida que possua boas doses de ácidos graxos e ômega 3.

A quantidade de ração oferecida também deve ser bem pensada para não haver exageros e nem falta de nutrientes essenciais. Não basta adquirir comida de boa qualidade se você não sabe oferecer a quantidade correta, por isso pergunte e cumpra regularmente com as indicações do veterinário.

Você também pode procurar um nutricionista animal que pode criar uma rotina ainda mais saudável para  o seu pet, nunca deixe ração disponível o dia todo, pois assim fica fácil dele se exceder nas calorias. Além disso, ele pode também acabar enjoando facilmente daquela ração.

O Filhote Chegou, e Agora?

Todo mundo fica super ansioso para a chegada do pequeno em casa, não é verdade? Então ele chega e fica todo mundo babando e apaixonado pelo pequeno. Mas não se esqueça que os filhotes precisam de cuidados importantes. Se prepare muito bem antes, prepare o local onde ele vai dormir, prepare alimentação, brinquedos e tudo mais o que ele for precisar para ficar confortável.

Jamais leve para casa um filhote com menos de 30 dias de nascido, pois ele não pode ficar longe da mãe nesse momento tão importante. Depois desse período, a alimentação dele já  deixa de ser exclusivamente do leite da mãe, e por isso ele passa a comer ração especial para esse momento da vida dele.

Leve ele ao veterinário para que receba a vermifugação que é tão essencial nesse momento para a segurança dele. Além disso, ele vai indicar todas as vacinas que o pequeno filhote precisa tomar para ficar bem protegido antes de dar os primeiros passos fora de casa.

Veja também

Esquilo Deitado Sobre Galho de Árvores

É Possível ter um Esquilo de Estimação?

Hoje vamos falar sobre os esquilos, essas criaturas fofas e saltitantes que conhecemos. Eles são …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.