Home / Animais / Barata Australiana: Características, Nome Científico e Fotos

Barata Australiana: Características, Nome Científico e Fotos

As baratas muitas vezes causam espanto, isso é fato. Pois andam pelos lugares mais inóspitos e depois frequentam a casa de milhares de pessoas. 

A barata australiana, apesar da semelhança, possui características distintas da barata americana. 

Veja a seguir algumas principais características da barata australiana, seu nome científico é muito mais ! 

Características da Barata Australiana

A barata australiana é conhecida cientificamente como Periplaneta Australasiae e é classificada dentro da família Blattidae.

A barata australiana possui características e suas próprias peculiaridades. Ela possui um corpo majoritariamente marrom, assim como as baratas americanas, muito comuns por aqui. 

Na Austrália, a quantidade baratas é enorme e como se trata de uma ilha, elas desenvolveram-se especialmente por lá, com suas próprias características. 

No continente estão presentes muitos animais únicos, um exemplo claro são os cangurus, que são encontrados apenas lá. 

Barata Australiana Características

Mas não é o caso da barata australiana, que tem sua origem do continente asiático e pode facilmente ser encontrada no ocidente. 

Isso se deve pelo fato do animal ser pequeno, com cerca de 3,5 cm de comprimento e pode ser facilmente transportado no interior de embarcações, em meio a alimentos, etc. 

Desta maneira, a espécie foi disseminada por praticamente todos os continentes e adaptou-se muito bem naqueles em que o calor é predominante. 

Regiões tropicais são excelentes para as baratas procriarem. Elas vivem “escondidas”, porém, com o calor, são obrigadas a sair e podem ser vistas com muita facilidade. 

Ela é confundida com a barata americana, porém, seu tamanho é um pouco menor e seu abdômen é composta por pequenas listras amarelas. 

As baratas estão presentes em quase todo o mundo e desta maneira, devem ser analisadas com muita atenção, pois doenças podem ser disseminadas a partir delas. 

imagine, um animal que estava no esgoto há poucos minutos, agora está dentro da sua casa, andando atrás de alimentos. 

Elas causam “nojo”, espanto e muitos gritos quando são observadas, mas será que possuem uma função no ambiente em que vivem? 

Confira a seguir a função das baratas e por quê, mesmo sendo nojentas, são importantes para o local que vivem. 

As Baratas e sua Função

Poucos sabem, mas as baratas possuem uma função no ambiente em que estão localizadas. 

Veja a seguir as principais funções da barata e entenda o porquê de serem animais tão importantes, mesmo que nojentos.

A barata alimenta-se de matéria orgânica em decomposição, ou seja, tanto restos de animais que já estão se decompondo quanto flores, frutos, enfim, restos de alimento. 

Ela ajuda na decomposição e faz com que o ciclo da cadeia alimentar seja completo. Por isso, para muitos, ela é considerada a faxineira do mundo. 

Ela ajuda na decomposição da matéria orgânica, transformando-as em energia e eliminando-as do ambiente. Ou seja, mesmo que muitos acreditam que ela é suja, ela faz sua função e “limpa” o local. 

Os animais saprófitas (que se alimentam de animais mortos) são importantíssimos para o meio em que vivem, pois retiram os restos enquanto se alimenta. 

Alimentação para Outros Animais

Como é o ciclo da cadeia alimentar, a barata pequena, serve de alimento para diversos animais. 

Entre eles estão as cobras, os pássaros, os lagartos e muitos outros que dependem da alimentação de pequenos insetos para sobreviverem. 

Além disso, outros artrópodes também se alimentam das baratas, como é o caso de formigas, aranhas, lagartixas, etc. 

Baratas Alimentação para Outros Animais

A cadeia alimentar é grande, muitos animais fazem parte dela e como consequência disso, um fornece energia para o outro. 

Essa relação é importante porque uma espécie controla a população de outra, não permitindo que ocorra uma infestação e também mantém o equilíbrio de cada uma. 

Mas afinal, as baratas são perigosas? Quais perigos ela pode causar? Confira a seguir! 

As Baratas são Perigosas? 

As baratas, como muitos outros animais, podem sim ser perigosas. Pois são vetoras de muitas outras doenças. 

Por estarem sempre se locomovendo, de um lado para outro, em esgotos, riachos, canais, lixões, elas têm contato com muitos vírus, bactérias e protozoários que podem transmitir várias doenças, especialmente aos humanos. 

Então fique atento ao ver uma barata, evite o contato e remova imediatamente de sua casa. 

Além disso, elas podem ser hospedeiras de vermes, conduzindo-os para diferentes lugares, sendo assim, e uma barata está infectada, provavelmente ela disse minará a doença pelo ambiente. 

Se uma barata passa pelo alimento humano, ele deve ser descartado, pois o contato seu contato direto já é o suficiente para contaminar a comida. 

Elas ainda podem causar alergia em várias pessoas, isso por causa da sua transmissão de doenças e transporte de parasitas. 

Além disso, elas também transportam a sujeira acumulada pelo ambiente anterior que ela se encontrava, pode não ser visível a olho nu, porém, se analisadas com atenção, são encontradas com facilidade. 

E isso é terrível para o ambiente residencial, já que fazemos de tudo para deixá-lo limpo e desinfectado. Desta maneira, a barata “suja” e destrói alguns objetos da sua casa. 

Claro, nem todas estão infectadas, mas com certeza já passaram por locais mais sujos do que sua própria casa. Então atente-te e evite as baratas sempre que possível, como você pode fazer? Veja abaixo algumas dicas! 

Como Evitar Baratas

Para evitar as baratas, você pode realizar alguma ação, veja as principais a seguir! 

Essa é a mais básica e essencial. Uma casa limpa elimina não apenas as baratas, como também outros insetos indesejados. 

Evita acumular alimentos estragados, lixos, pois lembre-se, isso pode ser um banquete para as baratas. Elas alimentam-se justamente disso. Se acumular, você estará convidando as baratas para entrar na sua casa. 

Por isso manter a limpeza da residência é fundamental para evitar baratas. 

Tapar Buracos

Isso mesmo! As Baratas por serem pequenas, conseguem se infiltrar nos lugares mais pequenos e festas, sejam de portas ou janelas, por isso, coloque borrachas, panos, por debaixo da porta, sempre que sair evite deixar pequenas frestas abertas. 

Se for preciso, não hesite em utilizar os inseticidas e outros diferentes produtos para conter as pequenas e assustadoras baratas! 

Baratas de Esgoto

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas na redes sociais e deixe um comentário logo abaixo!

Veja também

Lagartixa na Parede

Dá Azar Matar Lagartixa? Ela Sente Dor? Como Espantar?

O surgimento de lagartixas nas casas é considerado um presságio de muito boa sorte no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *