Home / Plantas / Pode Comer Chia Crua? Faz Bem Para a Saúde Assim?

Pode Comer Chia Crua? Faz Bem Para a Saúde Assim?

A natureza é extremamente ampla e pode oferecer os mais variados tipos de plantas, grãos e frutas de formas também ilimitadas. Portanto, é muito interessante perceber como a natureza pode proporcionar uma série de elementos muito interessantes para as pessoas, tal como acontece com a alimentação humana por exemplo.

Sempre com muita variedade e um mundo de possibilidades, a alimentação das pessoas é cada vez mais ampla e diferenciada. Assim, é possível atender às necessidades de quase todos, já que praticamente todos os gostos podem ser presentados com o tipo de alimentação que se tem em todo o mundo.

Isso inclui, de forma natural, alguns tipos de alimentos um pouco diferentes do convencional, como é o caso da chia. Sucesso nos últimos anos, a chia tem sido cada vez mais usada pelas pessoas que buscam uma alimentação mais balanceada, mas sem perder os nutrientes necessários á vida saudável.

Assim, a semente de chia provém de uma planta muito comum na América do Norte e na América central embora também seja possível ver a planta que gera a chia na América do Sul. Dessa forma, bastante popular em grande parte do continente, a semente de chia pode ser retirada a partir da famosa Salvia hispanica.

Há muitos indícios que mostram esse tipo de sálvia como uma cultura já tradicional do povo asteca há milhares de anos, sendo parte essencial da alimentação diária dessa população.

Contudo, a chia apenas se tornou mais famosa em outras partes do mundo mais recentemente, quando o grão começou a fazer sucesso em razão da forma como é capaz de integrar a dieta das pessoas, melhorando de maneira significativa todo o funcionamento do corpo humano. Assim, com o tempo foram surgindo mitas maneiras de utilizar a semente de chia.

Pode Comer Chia Crua?

A chia é uma semente natural, que possui uma longa série de benefícios para a saúde humana. Contudo, o que muitas pessoas se perguntam é se faz bem ao corpo comer a semente de chia em sua forma crua. Na verdade, é possível, sim, que essa semente seja consumida de tal forma. Comer a semente de chia crua não causa qualquer prejuízo para o seu corpo.

Porém, também há muitas outras maneiras de usar a chia, algumas das quais os consumidores costumam gostar muito mais. Portanto, uma forma de fazer uso da semente de chia, por exemplo, é em forma de gel. Nesse caso, é necessário deixar uma colher de sopa da semente de chia em 60 ml de água, em um tempo total de aproximadamente 30 minutos.

Assim, depois de passado esse tempo, é interessante que o gel já seja consumido de imediato, sem que se passe mais tempo. Isso porque, caso o gel de semente de chia seja consumido muito tempo depois, o sabor pode não sr tão agradável ao paladar. Ademais, depois que a goma é formada, é possível consumir o gel puro ou ainda como acompanhamento a outros tipos de alimentos. Logo, é possível utilizar o gel de chia de inúmeras maneiras.

Quantidade Certa de Chia Por Dia

A chia pode ser consumida de muitas maneiras, a depender da forma como a pessoa prefere comer esse grão tão saboroso e importante para a vida. Contudo, há algumas precauções a seguir para que o consumo da chia não passe de solução a problema.

Em relação ao uso da chia, em geral os especialistas afirmam que não há uma quantidade certa do alimento para comer. Portanto, você pode comer tanta chia quanto achar suficiente, sempre tratando de não exagerar muito. Porém, há uma corrente de especialistas no assunto que dizem que a chia deve ser consumida em torno de 25 gramas por dia, o que dá em torno de 2 colheres de sopa.

É importante que a chia não seja utilizada em doses acima do recomendado, já que esse tipo de semente pode causar muitos problemas para o corpo humano quando consumido de maneira desenfreada. Vale lembrar ainda que, por ter uma grande quantidade de fibras, a chia acaba por ser uma fonte de proteínas que dá grande sensação de saciedade. Dessa maneira, dificilmente uma pessoa será capaz de exagerar tanto na chia.

Benefícios da Chia

A chia possui muitos benefícios, os quais são muito importantes para todo o desenvolvimento do corpo humano. Logo, sem muito esforço é possível citar diversos benefícios da semente, que, por exemplo, é uma grande fonte de ferro. Assim, o ferro é parte importante da chia e possui ação fundamental no organismo das pessoas.

Entre outras coisas, portanto, o ferro possui a capacidade de contribuir diretamente para a formação de glóbulos vermelhos, aqueles responsáveis por conduzir o oxigênio pelo corpo humano. Sem ferro no corpo, é possível que uma pessoa sofra de anemia, cansaço e fadiga, por exemplo. Além disso, entre outros benefícios da chia está o fortalecimento da imunidade. Assim, ao consumir a chia de forma frequente, o sistema de defesa do corpo humano se torna muito mais forte e preparado para lutar contra eventuais problemas.

Resfriados e infecções podem, com o uso contínuo da chia, perderem força de forma a fazer com que o corpo humano se mantenha mais forte. Por fim, além de inúmeros outros benefícios para o corpo, a chia ainda possui ação antioxidante muito forte, a qual mantém as células protegidas. Logo, o feito disso pode ser visto mais claramente na pele e na força dos cabelos.

Chia Como Complemento a Outros Alimentos

Chia Com Frutas
Chia Com Frutas

A chia pode ser utilizada de muitas formas, mas uma maneira bastante interessante de usar esse alimento é como acompanhamento a outros. Assim, a chia pode acompanhar sorvetes, iogurtes naturais, cereais e até mesmo a massa de bolos. A chia ainda pode ser adicionada à salada, já que muitas pessoas gostam de utilizar o grão dessa maneira.

Uma outra forma de fazer uso da semente de chia é no preparo de ovos, seja frito, mexido ou como omelete. Em todos esses casos pode ser bastante interessante usar a chia como uma espécie de complemento ao prato principal, dando até mesmo um novo sabor a esse prato.

Veja também

Como Usar a Canela Para Emagrecer?

A canela, assim como o cravo, noz-moscada, gengibre, açafrão, pimenta-do-reino, cúrcuma e outros, é considerada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *