Home / Plantas / Como Cuidar da Flor Gerânio, Fazer Mudas e Podar

Como Cuidar da Flor Gerânio, Fazer Mudas e Podar

As plantas que costumamos chamar de gerânio foram introduzidas na Europa por comerciantes holandeses que os trouxeram da África do Sul no início do século XVIII. Como essas novas plantas se assemelhavam aos gerânios selvagens resistentes que já crescem na Europa, os botânicos os agruparam por engano no mesmo gênero.

Em 1753, o botânico sueco Carl Linnaeus os classificou sob o gênero Geranium . Quando foi descoberto mais tarde que esses novos “gerânios” diferiam dos gerânios europeus na forma de suas pétalas, no número de estames e em outros fatores, foram reclassificados sob  Pelargonium , que significa “conta da cegonha” – uma referência ao longo e acentuado forma pontiaguda do seu seedpod.

Como Cuidar da Flor Gerânio, Fazer Mudas e Podar

Ao comprar gerânios, preste muita atenção à cor e tamanho. As folhas saudáveis ​​não terão descoloração nelas ou abaixo delas e as hastes serão resistentes, e não desbotadas. Certifique-se de evitar plantas com sinais óbvios de pragas também, como pulgões e colchonilhas.

A  maioria as chama de gerânios, e geralmente são vendidas com esse nome, tanto  os gerânios perfumados, como os gerânios zonais. Os gerânios verdadeiros têm caules finos e muitos são resistentes a frio, enquanto os pelargônios têm caules mais espessos e carnudos, são macios e congelam em climas mais frios. As pelargoninas tendem a ter flores muito mais vistosas.

Flor Gerânio Vermelha

Cuidados ao Plantar:

Coloque as plantas em vasos com orifícios de drenagem para evitar a podridão das raízes;

Use uma mistura de drenagem  (solo não argiloso e pesado) ao plantar em recipientes. Os gerânios não gostam de se sentar em um solo encharcado e compactado;

Para uma floração máxima, coloque as plantas em uma área onde elas recebam 4 a 6 horas de luz solar;

Deixe o solo secar até certo ponto entre as regas e depois regue-o completamente.

Cuidados com a Planta:

Durante o inverno, regue muito menos, mas não deixe as raízes secarem completamente. Os gerânios se saem melhor quando recebem um período de dormência durante os meses de inverno, durante os quais usam menos água e não crescem muito;

Para incentivar a florescência, retire flores, galhos e folhas mortas;

Durante os meses de crescimento ativo, fertilize a cada 2 semanas. Use um fertilizante solúvel em água a meia força. Não fertilize no inverno;

Problemas comuns podem ser pouca luz ou muita ou pouca água. As folhas ficam amarelas como uma indicação de que você está regando muito pouco ou muito. Nesse caso, tente nivelar a rega e mover os gerânios para um local mais ensolarado.

Cuidados com a Poda:

As podas podem mantê-los com a melhor aparência. O corte de gerânios impedirá que as plantas fiquem lenhosas e pernudas , especialmente nos gerânios que passaram o inverno ao relento.

Para podar seus gerânios, você precisa cortar o caule abaixo do nó ou articulação, onde começa um novo crescimento. Você pode usar um par de tesouras – ou simplesmente usar as mãos. É útil ter uma planta saudável que tenha sido bem regada ao longo do tempo, a fim de facilitar a remoção das hastes.

A poda incentivará novas flores a crescer e substituirá as que parecem fracas ou menos cheias. Trabalhe em sua planta, fazendo isso em todas as seções. Você começará a ver novas flores em apenas alguns dias. Todo o processo leva apenas alguns minutos, mas pode ajudar suas plantas a durar semanas e até meses. Você pode fazer isso a cada duas semanas ou, se tiver tempo, retire algumas hastes por dia enquanto cuida de suas plantas.

Quando se Deve Podar

Depois que um gerânio  passou a estação em flor e começa a definhar, você pode podá-lo. Isso mantém a planta inativa durante o inverno e também ajuda a armazenar energia para a primavera. Dependendo da sua zona, isso pode ocorrer entre maio e agosto. Use um par de tesouras confiáveis ​​para cortar os gerânios perenes a duas ou três polegadas acima do solo, cortando em nós ou em novos pontos de crescimento, quando possível. Remova todas as folhas ou flores adicionais que restarem.

Flor Gerânio Poda

Os gerânios (pelargoniums) são cultivadores vigorosos e muito indulgentes quando se trata de poda. Eles usam muita energia para crescer e florescer como loucos. Eles precisam dessa poda para poder descansar no próximo ano. Observe que, se você plantou gerânios anuais, poderá desenterrá-los e descartá-los neste momento. Se você tem gerânios em vasos que planeja passar o inverno em ambientes fechados, agora também é um bom momento para levá-los para dentro,

Como Podar:

A poda de gerânios cobertos de vegetação  não é difícil, mas pode ser um pouco intrigante quando você os observa pela primeira vez. Você basicamente quer afiná-las e abri-las para que o novo crescimento tenha muito espaço para crescer. Acho que depois de alguns minutos você percebera que  é bem rápido.

Quebre ou corte o gerânio em quartos e trabalhe dessa maneira.  Remova as hastes mais longas e mais longas primeiro, para que se possa ver melhor como a planta está crescendo. Certifique-se de que seus podadores estejam limpos e afiados antes de iniciar um projeto como este. Corte as hastes  em um ângulo de 45º, este ângulo diminui a chance de infecção. Retire o crescimento morto.  Remova todas as hastes que se cruzam.

Continue a podar as hastes para criar a estrutura de como você deseja que a planta cresça. Lembre-se de dar um passo atrás e olhar para a planta enquanto estiver podando. Remova e reordene todas as hastes que você entenda que sejam necessárias.  Você sempre pode fazer uma poda leve a moderada e ver como a planta volta a crescer em 5 ou 6 meses.

Fazendo Mudas

Disponha os vasos com terra fresca (tome cuidado para não cobrir completamente os caules) e de um bom copo de água. Não há necessidade de fertilizar nesta época do ano (final do verão), porque a planta vai descansar. Dependendo de onde você mora, você pode alimentar seus gerânios quando começar a despontar a floração (brotos).

Flor Gerânio Muda

Guarde algumas hastes que foram cortadas para gerar novas plantas (coloque as hastes cortadas na água – os gerânios enraízam facilmente dessa maneira) para que ela possa se reproduzir.

Curiosidades Sobre Gerânios

Para pequenos cortes, aplique folhas de gerânio esmagadas para interromper o sangramento;

Na linguagem das flores, o gerânio escarlate significa bobagem;

Sabe-se que os gerânios são tóxicos para os besouros japoneses , então você não precisará se preocupar com essas pragas traquinas.

Veja também

Hibiscus Sabdariffa

Qual é o Hibisco Comestível? Qual Serve Para Fazer Chá?

Muitas flores são muito boas para a produção de chás e de outros produtos naturais, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *