Home / Plantas / Pimenta Scorpion Como Plantar E Cultivar

Pimenta Scorpion Como Plantar E Cultivar

Se você é apreciador de uma boa pimenta, certamente já deve ter ouvido falar a respeito da chamada scorpion, não é verdade? Mas, já parou para pensar que ela pode ser cultivada em sua casa? Pois é, e de maneira bem fácil.

Quer saber como? Vamos ao texto, então.

Características Principais Da Pimenta Scorpion

A pimenta scorpion, na verdade, se chama Trinidad Scorpion Moruga, cujo nome científico é Capsicum chinense. Esse nome mais popular faz referência ao distrito de Moruga, em Trinidad e Tobago, lugar nativo dessa pimenta. Atualmente, é uma das pimentas mais ardidas do mundo.

Pra se ter uma ideia, há alguns anos atrás, de acordo com o Instituto da Pimenta da Universidade do Estado do Novo México, a pimenta atingiu 2.009.231 unidades na Escala de Calor de Scoville. Em suma: extremamente picante. Chegou a ser considerada a pimenta mais picante do mundo, perdendo o posto, em 2013, para a Carolina Reaper.

Do tamanho de uma bola de golfe, essa pimenta tem um peculiar sabor de frutas, o que torna o seu sabor algo como um “doce-quente”. São pimentas que podem ser cultivadas através de sementes, com o crescimento delas se dando, mais ou menos, entre os meses de fevereiro e setembro.

Como É Feito O Cultivo Da Pimenta Scorpion?

Pelo fato dessa pimenta ser nativa de uma região bastante tropical, aqui no Brasil o seu plantio é muito recomendado, sendo o ambiente ideal para o seu cultivo. Porém, é bom ficar ciente de que para o manuseio dela, é necessário usar luvas, tamanha a ardência dela.

Para o seu plantio, o mais recomendado é usar na base da sementeira uma mistura de casca de coco e areia. O ideal é regar todos os dias para que a areia fique úmida, e dentro de 10 a 15 dias, as sementes começarão a brotar.

Logo após começarem a brotar, deixe que a muda alcance uma altura de, pelo menos, uns 10 cm, para poder ser transferidas para o chão. Elas preferem solos profundos, que sejam ricos em material orgânico. O local do plantio precisa ainda ser bem drenável, com um clima que seja quente e úmido, tanto quanto à sua região de origem.

Bom salientar que cada pimenteira precisará de um bom espaço lateral para se espalhar (com uma distância entre 20 e 60 cm de cada muda). Já entre linhas a distância entre as mudas precisa ser entre 60 e 120 cm.

Depois que começa a crescer o arbusto dessa pimenta pode chegar a quase 2 m de altura, com cerca de 80 cm de largura, onde as hastes são eretas e as folhas são verde-escuras, podendo chegar a 20 cm de largura. Esse é o aspecto de um arbusto de pimenta saudável.

Já os frutos (as pimentas propriamente ditas) precisam ser do tipo campânula, um tanto enrugados, com um apêndice que esteja afilado na face inferior dele, lembrando a calda de um escorpião (daí o seu nome popular).

A coloração desses frutos, por sua vez, precisa ficar entre o esverdeado (quando são imaturos), e o vermelho intenso (quando já estiverem completamente maduros). Por fim, as suas dimensões precisam ser entre 5 a 7 cm de comprimento, por de 4 a 5,5 cm de largura.

Após cerca de uns 120 dias de plantada, a colheita pode começar.

Principais Fatores Que Favorecem O Cultivo Da Pimenta Scorpion

Um dos principais fatores que se deve levar em consideração no cultivo dessa pimenta é a temperatura. Por ser um arbusto tipicamente tropical, o ideal é que a faixa desse aspecto gire entre 16 e 34°C (não mais e não menos do que isso).

No entanto, se for pra escolher a temperatura mais adequada, escolhe uma que fique exatamente nos 26°C. É deixar claro ainda que as pimentas não suportam duas coisas: geadas e mudanças bruscas de temperatura.

A questão da umidade também é outro ponto importante, onde o solo precisa, constantemente, ficar úmido para um melhor desenvolvimento da pimenta. A luminosidade é outra questão que também ajuda, mais precisamente uma claridade que seja alta, e onde haja a incidência direta do sol.

Já o solo precisa ser muito bem drenável, onde tenha material orgânico e leve, bem equilibrado entre os seus componentes, como, por exemplo, areia e lascas de madeira. O pH, por sua vez, precisa ficar entre 5 e 6.

Quais Os Tratos De Rotina Para Preservar a Pimenteira Scorpion?

Caso nasçam outras ervas no vaso ou no solo, retire-as do lugar para que elas não deixem a sua pimenteira com comprometimento nutricional.

Como os galhos desse arbusto não são muito resistentes, os frutos para fazer com que eles tombem no chão. Então, uma dica é usar tutores, daqueles mesmos usados em tomateiros.

Homem Colhendo Pimenta Scorpion
Homem Colhendo Pimenta Scorpion

Por fim, quando for fazer a colheita das pimentas, tenha bastante cuidado com certas partes do seu corpo, como os olhos e o nariz. A ardência, geralmente, fica nas mãos, e por isso o mais recomendável é o uso de luvas.

E, Depois Da Colheita, Como Posso Preservar as Minhas Pimentas Scorpion?

Após a colheita da pimenta (depois dela ser muito bem lavada, claro), você pode já consumi-la nos seus alimentos rotineiros, ou então fazer a conserva dela. Uma das formas mais simples de se fazer a conserva dessa pimenta exige os seguintes ingredientes: meio quilo de pimenta scorpion, vinagre branco ou azeite, sal a gosto, um vidro esterilizado e 5 gotas de limão.

Para fazer a esterilização correta do vidro onde a conserva vai ficar, lave bem o recipiente, e logo depois, escalde com água fervente pó, no mínimo, uns 15 minutos. Deixe escorrer da boca até que seque por completo. Após esse recipiente ficar completamente seco, você vai colocar todas as pimentas até o nível da tampa, e pingar algumas gotas de limão.

Em seguida, coloque o sal e o vinagre ou azeite até encher o recipiente. Agite bem, e deixe fora de ambientes com luz por um período de uns 15 dias. Depois, basta degustar como bem desejar. Você pode melhorar mais ainda a qualidade da sua conserva se acrescentar pequenos galhos de alecrim, e retirar as sementes da pimenta através de cortes laterais antes de colocá-las no vidro.

Uma dica culinária? A scorpion é excelente para acompanhar carnes.

Veja também

Flor de Pessegueiro: Época de Florada, Características e Fotos

O Brasil é um país com uma grande variedade de espécies quando nos referimos à …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *