Home / Plantas / Para que Serve o Caroço de Algodão?

Para que Serve o Caroço de Algodão?

O algodão é uma fibra de cor branca que cresce ao redor do caroço do algodoeiro (gênero botânico Gossypium). O algodão em si possui uma grandiosa procura comercial, uma vez que pode ser comercializado para uso de fins cosméticos, médicos ou beleza; bem como pode integrar vários produtos têxteis (como é o caso das meias, cuecas, toalhas, lençóis e outros).

Mas o que poucos sabem é que o caroço de algodão também possui certas finalidades, embora um pouco desconhecidas.

Neste artigo, você conhecerá um pouco mais sobre a fibra de algodão, suas características, propriedades e processo de desenvolvimento; assim como descobrirá para que serve o caroço de algodão.

Então venha conosco e boa leitura.

Composição Química da Fibra de Algodão

A maior parte da composição química da fibra de algodão é formada pela celulose. Ao analisar uma cadeia de celulose, é possível perceber que a mesma é formada por moléculas de glicose. As características desta fibra são determinadas pela posição das moléculas dentro da cadeia.

O segundo componente mais importante a fibra de algodão é a cera, a qual atua controlando a absorção de água pela fibra, além de atuar como lubrificante entre as fibras durante o processo de estiragem. Só a título de curiosidade, estiragem é o processo de torção e ‘afinamento’ das fibras de algodão, para que estas adquiram a conformação de tecido.

Em relação a valores percentuais, a celulose responde por 96% da constituição da fibra. As proteínas representam o quantitativo de 1,3%; e as cinzas ocupam o percentual de 1,2%. Outros componentes com percentual inferior a 1% são as substâncias pécticas (0,9%); os ácidos málico e cítrico (0,8%); os açúcares totais (0,3%) e até outras substâncias que não foram precisamente dosadas (0,9%).

Mesmo com a grande importância, o percentual de cera responde apenas por 0,6% da composição total da fibra.

A Fibra de Algodão no Meio Ambiente

Mesmo se for descartada indevidamente, a fibra de algodão não costuma causar danos ao meio ambiente (exceto quando embebidas em secreções hospitalares- por risco de transmissão de doenças). Como algodão é considerado um produto orgânico leva, em média, 3 meses para se degradar completamente. Esta decomposição pode ser mais demorada, caso o algodão esteja associado a outras fibras.

No entanto, isto não quer dizer que o algodão não causa qualquer dano ao meio ambiente, uma vez que o seu plantio demanda uso intenso de produtos como inseticidas e fungicidas (uma vez que é um vegetal altamente suscetível a pragas).

Plantio de Algodão

O estado do Mato Grosso é considerado o maior produtor de algodão do Brasil, e, no ano de 2018, respondeu por aproximadamente 65% de toda a produção nacional. Outros estados que também se destacam neste contexto são Minas Gerais, Bahia e Goiás.

Para quem deseja plantar algodão, a recomendação dada por muitos agrônomos é que seja realizado um planejamento prévio que envolva a rotação de culturas, uma vez que tal método tem se mostrado eficaz na redução das pragas e doenças que atacam o algodoeiro (proporcionando também uma redução nos custos com dedetização).

Em relação à escolha do solo, recomenda-se que o mesmo seja de médio a argiloso, de modo que a umidade proporcione um melhor desenvolvimento.

É importante consultar um profissional especializado, de modo que haja avaliação sobre as necessidades do solo, sejam elas adubação, calagem ou outras técnicas.

O intervalo de espaçamento ideal está compreendido entre 0,30 centímetros a 1 metro. A população ideal de vegetais por metro quadrado é em número de 8 a 12.

Para que Serve o Caroço de Algodão?

O caroço de algodão é importantíssimo para a nutrição de ruminantes.

A composição química desta estrutura pode variar em função das fibras de celulose (chamadas de fibras de linter) que ficam aderidas ao mesmo depois que a pluma é extraída.

Esta estrutura é considerada extremamente palatável para os ruminantes, uma vez que é considerado tanto um alimento volumoso, quanto proteico e calórico.

Apesar dos benefícios, o consumo exagerado deste caroço processado pode trazer certos danos, isto porque contém uma substância chamada gossipol, o qual em pouca concentração é inofensivo, mas em grande quantidade pode resultar em lesões cardíacas e hepáticas.

Em razão da presença de gossipol, o caroço de algodão não deve ser oferecido a bezerros e outros ruminantes em processo de crescimento e desenvolvimento. No caso de reprodutores machos (tais como bodes, touros, carneiros, búfalos e outros), o alimento deve ser encarado com certas restrições, pois pode alterar a morfologia do esperma. Para este segundo caso, estudos já comprovaram que é possível neutralizar este efeitos através da oferta de uma dieta rica em Cálcio.

Para que o caroço de algodão seja aproveitado para consumo é necessário que seja de boa qualidade, ou seja, que esteja firme, limpo e sem cheiro. A coloração ideal deve variar entre o cinza-claro ao branco. Este caroço também costuma fazer um barulho característico quando chacoalhado.

As condições de armazenamento deste caroço são muito importantes. Quando o mesmo é colhido e armazenado úmido, pode ser submetido a uma grade aquecimento, o que contribui para que apresente uma coloração mais escura. Essa coloração indica rancificação e diminuição da digestabilidade da proteína. Estas condições também favorecem o aparecimento de fungos e micotoxinas.

Colheita de Algodão
Colheita de Algodão

O armazenamento ideal é aquele sobre estrados, em locais ventilados, porém secos e protegidos contra a incidência de luz solar direta. É fundamental monitorar as condições de umidade e de temperatura. A temperatura deve ser relativamente baixa e o caroço deve passar por um secador caso a umidade exceda os 10%.

*

Depois de conhecer um pouco mais sobre as utilidades da fibra de algodão, utilidades do caroço e outras informações de grande utilidade pública, que tal continuar conosco para visitar também outros artigos do site ?

Garanto que aqui você vai encontrar bastante material nas áreas de botânica e zoologia, assim como temas com dicas para o dia-a-dia.

Sinta-se à vontade para digitar um tema de sua escolha em nossa lupa de pesquisa no canto superior direito. Caso não encontre o tema desejado, você pode sugeri-lo abaixo em nossa caixa de comentários.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Canal Rural. Quer plantar algodão? Saiba como preparar a área para o melhor desempenho da cultura. Disponível em: < https://blogs.canalrural.com.br/canalruralmatogrosso/2019/05/08/quer-plantar-algodao-saiba-como-preparar-a-area-para-o-melhor-desempenho-da-cultura/>;

Governo do Estado de São Paulo. Caroço de algodão na alimentação bovina. Disponível em: < https://www.cdrs.sp.gov.br/portal/produtos-e-servicos/publicacoes/acervo-tecnico/caroco-de-algodao-na-alimentacao-bovina#>;

Wikipédia. Algodão. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Algod%C3%A3o>;

Veja também

Como Usar a Canela Para Emagrecer?

A canela, assim como o cravo, noz-moscada, gengibre, açafrão, pimenta-do-reino, cúrcuma e outros, é considerada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *