Home / Plantas / Para que Serve Gel de Babosa? Quais são seus Benefícios?

Para que Serve Gel de Babosa? Quais são seus Benefícios?

Na natureza, podemos encontrar inúmeras plantas capazes de oferecer muitos benefícios importantes para a nossa saúde. E uma das plantas mais conhecidas, e que é usada há milhares de anos, devido às suas propriedades cosméticas e medicinais, é a Aloe vera, mais conhecida como babosa.

A babosa serve tanto para tratar os cabelos e a pele, quanto para tratar vários tipos de problemas de saúde também.

A sua principal aplicação é na indústria de cosméticos, na fabricação de shampoos, cremes de pentear, condicionador, hidratação e também na fabricação de produtos para a pele. Ela é excelente para cuidar dos cabelos e da pele em especial, pois tem inúmeros benefícios a oferecer.

No post de hoje, vamos aprender para que serve o gel de babosa e quais são os seus benefícios. Confira abaixo!

Para que Serve o Gel de Babosa?

Existem vários tipos diferentes de babosa. No entanto, a que possui propriedades medicinais é somente a Aloe vera.

No interior da folha da babosa há um gel transparente, e que é amplamente usado nas mais variadas situações.

Babosa Por Dentro
Babosa Por Dentro

Veja abaixo para que serve o gel de babosa e os seus principais benefícios:

  • Para hidratar os cabelos: a babosa é ótima para hidratar os cabelos e também atua na sua proteção, pois cuida do couro cabeludo, protegendo contra os danos causados pelo clima, pela chuva, vento, contra a oleosidades excessiva e deixando os cabelos mais macios, sedosos e brilhantes.
  • Para tratar a acne: a babosa ajuda a acalmar e a acelerar a cura de vários problemas de pele, como a acne, por exemplo. Além de outros problemas, como feridas, picadas de insetos, erupções cutâneas, e muito mais…
  • Tratar problemas digestivos: como a babosa contém ácidos graxos em sua composição, ela ajuda a tratar irritação e inchaço no estômago, no cólon e no intestino delgado.
  • Hidratar a pele: a babosa é muito usada em tratamentos de pele. Inclusive, essa é uma das suas principais funções. O gel da babosa promove a regeneração das células e uma hidratação natural, prevenindo o envelhecimento e deixando a pele com um aspecto bem mais saudável e bonita. Além do mais, o gel da babosa também atua como um antirrugas natural, e ele pode ser usado diretamente na pele do rosto.
  • Ajuda a reduzir a celulite: o uso frequente da babosa, aliado a uma alimentação saudável e à prática de exercícios físicos regulares, ajuda a diminuir a celulite também.
  • Trata queimaduras solares: a babosa atua na prevenção e no tratamento de queimaduras solares. É por isso que ela é inserida na composição de vários cosméticos.
  • Trata a prisão de ventre: o gel da babosa também tem efeito laxante, aliviando problemas de prisão de ventre. A babosa contém um elemento chamado látex, presente no gel e que age fazendo com que o intestino se movimente melhor.
  • Eliminar caspas: o gel da babosa é muito bom no combate à caspa e seborreia. O produto pode ser aplicado diretamente no couro cabeludo, ou misturado a outros produtos de tratamento. Ele contém enzimas que ajudam a eliminar células mortas do couro cabeludo.
  • Evita a queda de cabelo: o gel da babosa também é usado frequentemente para tratar a queda dos cabelos, pois essa faz com que a raiz dos fios fiquem bem mais fortes e resistentes.
  • Além de também tratar gripes e resfriados, aumentar o apetite sexual, combater pedra nos rins, reduzir o colesterol, atuar como energético, baixar a febre, promover o relaxamento muscular, tratar problemas bucais, e etc.

Como Usar a Babosa

O gel da babosa pode ser usado de várias formas diferentes. É possível encontrar o produto in natura, em pé ou como componente de produtos de beleza.

Produtos Fabricados com Babosa
Produtos Fabricados com Babosa

A babosa pode ser usada sozinha ou aliada a outros produtos, tanto no tratamento dos cabelos, quanto no tratamento da pele.

Propriedades do Gel da Babosa

A babosa é uma planta que apresenta várias propriedades. Ela tem ação antitérmica, anestésica, cicatrizante, anti-inflamatória e muito mais.

Propriedades do Gel da Babosa
Propriedades do Gel da Babosa
  • Ação antitérmica: a forma mais comum de usar a babosa para diminuir a febre é com compressas com o gel da planta.
  • Anestésica: para aliviar problemas como reumatismo, dor muscular, enxaqueca e dores ósseas, basta fazer uma compressa com o gel da babosa.
  • Cicatrizante: o gel da babosa tem efeito cicatrizante, pois ele é capaz de penetrar nas 3 camadas da pele, e melhorar a cicatrização de feridas e queimaduras.
  • Anti-inflamatória: mais um benefício do gel da babosa é o seu efeito anti-inflamatório. Ele ajuda a tratar infecções, e age no organismo da mesma maneira que o cortisona, sem causar os efeitos colaterais que essa substância causa.

Como Cultivar a Babosa

Quem quiser, pode cultivar a babosa em casa. A muda pode ser comprada em floriculturas ou até pela internet.

Veja abaixo quais são os principais passos para cultivar a babosa:

1° Passo: todo tipo de planta suculenta, como é o caso da babosa, gosta de solo bem drenado, que não fique compactado e nem encharcado. Uma dica é misturar 50% de terra orgânica com composto e adubada, e 50% de areia.

2° Passo: se for plantada no vaso, este precisa ser amplo. Apesar de a raiz da babosa ficar superficialmente, ela precisa de espaço suficiente para crescer. No entanto, se quiser produzir mudas da planta, ela deverá ser plantada em vasos pequenos, para que a babosa tenha que gerar “filhotes” caso queria sobreviver.

3° Passo: a babosa não gosta de terra encharcada. Por isso, não precisa regar demais. O ideal é somente pulverizar água por cima da planta. Isso já é o suficiente.

4° Passo: quando transplantar uma muda de babosa para um outro vaso, o ideal é deixá-la cerca de 3 dias sem água. Dessa forma, ela terá mais condições de se refazer do trauma com mais facilidade.

5° Passo: babosa gosta de sol pleno. Ainda que ela esteja dentro de casa, o ideal é procurar por um lugar que tenha luz direta sobre a planta. Caso contrário, ela pode apodrecer e morrer.

Contraindicação da Babosa

Contraindicação da Babosa
Contraindicação da Babosa

A utilização interna da babosa é contraindicada para mulheres grávidas, que estão amamentando, crianças e para pacientes que apresentam problemas como: prostatite, varizes, nefrite, cistite, pedras na bexiga, inflamação no útero ou no ovário, apendicite, disenteria, fissuras anais e hemorroidas.

Veja também

Hibisco Gigante: Como Cultivar, Podar, Tamanho, Preço e Fotos

O hibisco é uma das mais belas plantas encontradas na natureza. Suas atraentes flores chamam …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *