Home / Plantas / Para Que Serve Chá de Folha de Porangaba?

Para Que Serve Chá de Folha de Porangaba?

Os chás medicinais são muito usados em todo o mundo para o tratamento de diversos problemas de saúde, já que essa é uma maneira mais natural de lidar com os desafios impostos pelo corpo. Assim, entre essas curas naturais para doenças está o chá de porangaba, que é feito a partir da folha da planta. Há muitas possibilidades de fazer o chá, com diversos modos de produção.

Em todo caso, o certo mesmo é que a bebida pode ajudar o corpo de inúmeras maneiras diferentes, entre elas para o emagrecimento. Dessa forma, é bastante comum que as pessoas façam uso do chá de porangaba para perder peso, embora não seja o único benefício gerado pela ingestão do chá. A porangaba ainda serve bem para melhorar a condição dos rins, que filtram o sangue e retiram as impurezas do corpo humano.

Além disso, o chá da planta ainda atua de forma a gerar uma série de boas sensações estéticas às pessoas. Se você deseja saber mais sobre o chá de porangaba, entendendo melhor como produzir a bebida e também quais são os principais benefícios da planta, veja todas as informações sobre o tema logo abaixo.

Como Fazer o Chá de Porangaba

O chá de porangaba é bastante simples de produzir, já que não exige grande complexidade. Em geral, o mais comum é que o chá necessite apenas de:

  • Uma colher de chá da folha de porangaba;

  • 200 mililitros de água fervente.

É possível adicionar um limão para dar sabor, além de mel ou caramelo para adoçar o chá. Porém, essas são escolhas de cada um e não são ingredientes necessários para a produção da bebida. Com o tempo, você terá seu próprio método de produção. Quanto modo de fazer, coloque a água para ferver e, quando já estiver fervendo, adicione as folhas de porangaba. Mantenha as folhas na água fervente por cerca de 2 a 3 minutos, o tempo necessário para que a solução ganhe sabor. Depois disso, basta adoçar como quiser e tomar o chá.

Vale lembrar que deixar a folha de porangaba em água fervente por mais que 3 minutos acaba por ser uma péssima escolha, pois o chá ficará tão amargo ao ponto de tornar quase impossível a sua ingestão. Logo, tenha isso em mente no momento da produção. Outro ponto chave é a questão do limão, que não deve ser colocado em doses cavalares, pois o sabor também será alterado de maneira negativa.

Chá da Folha de Porangaba Para a Perda de Peso

O chá da folha de porangaba possui muitos benefícios para o corpo humano, mas, sem dúvidas, o maior deles diz respeito ao emagrecimento. Como o chá acelera o metabolismo, o corpo passa a demandar mais energia, o que faz com que a gordura seja queimada mais rapidamente.

Em um efeito dominó bastante veloz, o chá pode ajudar a perder peso em questão de poucos dias. Porém, é importante ter em mente que o chá não fará com que você perca 5 ou 10 quilos de um momento para o outro, mas será o catalisador para a queima de gordura. Isso quer dizer que, caso a pessoa adote postura sedentária, o chá pouco poderá ajudar.

Chá de Porangaba

Outro ponto importante do chá de porangaba é que a bebida dá sensação de saciedade, o que faz com que as pessoas não queiram comer tanto. Assim, as refeições se tornam mais simples e básicas, menos calóricas. No fim das contas, ao longo de algumas semanas já será possível perceber as diferenças relacionadas à perda de peso. Não há contraindicações para a ingestão do chá por longos períodos, então aproveite e coloque o chá de porangaba na sua rotina.

Chá de Porangaba Contra Inflamações e Retenção de Líquidos

O chá de porangaba é muito eficiente quando se trata de combater a retenção de líquidos pelo corpo, algo que gera sensação de inchaço. Portanto, em muitos casos as pessoas praticam exercícios físicos com regularidade e ainda assim não conseguem localizar grandes efeitos positivos para o corpo.

A sensação de inchaço continua lá, assim como a barriga elevada. Nesse caso, o chá da folha de porangaba pode ser muito eficaz para fazer com que o corpo passe a eliminar líquidos de maneira contínua. Já quanto às inflamações, o chá de porangaba pode ser passado sobre lesões ou feridas, pois se mostra capaz de acelerar o período de recuperação.

Caso queira fazer isso, use o chá enquanto quente e não adicione açúcar ou qualquer outra coisa além da água e da folha de porangaba. Os efeitos costumam ser sentidos logo nas primeiras horas após o uso da solução. É possível que haja sensação de ardência quando a solução for passada sobre a ferida, mas a dor será temporária.

Chá de Folha de Porangaba Contra Tosse e Febre

A porangaba é uma planta muito comum no Brasil, que pode ser cultivada em vasos e, por isso, se mostra popular. Porém, mesmo quem cultiva a porangaba não conhece todos os seus efeitos positivos para o corpo. No caso, além dos benefícios mais conhecidos, o chá da folha dessa planta pode ser bastante eficiente quando se trata de acabar com a tosse.

Isso mesmo, por fazer com que a circulação sanguínea se dê de forma mai contínua por todo o corpo, o chá de porangaba pode ser um aliado muito forte contra a tosse e outras irritações na garganta. Ademais, a febre pode ser controlada com a ajuda da porangaba. Contudo, é sempre válido ressaltar que esse chá não deve ser a única opção para quem sofre de tosse ou febre, já que, apesar de ser eficaz, o remédio natural pode não ser suficiente em casos mais extremos.

É sempre aconselhável procurar ajuda médica, já que o profissional da saúde saberá lidar com o seu caso específico. Porém, o chá de porangaba pode, sim, fazer muito bem para as pessoas que sofrem de febre ou tosse. Como consequência, a bebida é bastante eficiente para combater resfriados e gripes leves. Da próxima vez que se sentir mal, que tal experimentar um saboroso chá de porangaba? Você pode se surpreender.

Veja também

Frutas que Começam com a Letra H: Nome e Características

As frutas são alimentos extremamente populares. Variam entre os sabores adocicado, cítrico, travoso e amargo. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *