Home / Plantas / O Chá de Hibisco Pode Tomar a Noite? Qual o Melhor Horário?

O Chá de Hibisco Pode Tomar a Noite? Qual o Melhor Horário?

O chá de hibisco vem de uma linda flor vermelha com quatro ou cinco pétalas; é uma flor extremamente marcante que tem propriedades inegáveis e benefícios à saúde; portanto, o chá de hibisco pode ser considerado uma bebida medicinal.

O hibisco produz um chá amargo com um leve sabor a mirtilo, pode ser adoçado com estévia ou mel, é vermelho rubi como sua flor (hibiscus sabdariffa) e pode ser bebido quente ou frio, embora seja recomendável tomar gelado.

O chá de hibisco é muito bom para pessoas que têm problemas cardíacos, por causa de suas propriedades anti-inflamatórias e anti-hipertensivas, beber três xícaras por dia ajuda a reduzir consideravelmente os riscos, juntamente com uma boa dieta e rotina de exercícios.

Reduz a pressão arterial, serve para hipertensão, proteção cardíaca, reduz os riscos de doenças cardiovasculares e reduz as chances de ter um ataque cardíaco, conforme comprovação através de pesquisas laboratoriais de suas propriedades.

Benefícios do Chá de Hibisco

Para diabetes: devido às propriedades antioxidantes do chá de hibisco, ajuda a diminuir os níveis de colesterol “ruim” em até 35%. É perfeito para pessoas com diabetes tipo 2 ou com síndrome metabólica. Protege os vasos sanguíneos, ajuda a baixar os níveis de açúcar no sangue, é hipoglicêmico, purifica as artérias, ajuda a diminuir o colesterol.

Protege o fígado: muitos estudos mostram que o chá de hibisco tem propriedades que beneficiam o fígado. Devido aos antioxidantes que possui, o chá de hibisco é um protetor e um grande aliado nos tratamentos de doenças do fígado. Neutraliza os radicais livres, ajuda a reduzir lesões inflamatórias do fígado, reduz o risco de danos oxidativos no fígado.

Anticancerígeno: como dissemos antes, o chá de hibisco contém uma variedade de antioxidantes, que ajudam a reduzir a produção de radicais livres, impedindo o aparecimento de doenças degenerativas. Antitumoral, reduz os riscos de contrair câncer, combate os radicais livres, protege o sistema imunológico.

Propriedades antibacterianas: o chá de hibisco é rico em vitamina C, um ótimo nutriente que ajuda o corpo a estimular toda a atividade do sistema imunológico, tornando-o um ótimo anti-inflamatório e antibacteriano. Ajuda a resfriados ou gripes, ajuda a diminuir a febre, serve infecções respiratórias, é antiparasitário.

Analgésico feminino: o chá de hibisco é muito bom para as mulheres que estão menstruadas, pois é um poderoso analgésico, serve para cãibras e dores no útero. Como se isso não bastasse, ajuda a restaurar o equilíbrio hormonal e, assim, você pode reduzir os sintomas irritantes da menstruação, como mudanças de humor, depressão e excessos.

Analgésico natural e ansiolítico: os flavonoides contidos no chá de hibisco atuam como um antidepressivo natural, embora possua propriedades que relaxam os músculos, melhorem o humor e forneçam energia, especialmente se tomados pela manhã. Ajuda a acalmar o sistema nervoso, reduz a ansiedade, ajuda a tratar a depressão, é relaxante, ajuda as pessoas com insônia, serve para fadiga, é estimulante.

Suplemente digestivo e dietético: muitas pessoas bebem chá de hibisco para melhorar a digestão, também ajuda na limpeza interna, elimina toxinas do corpo e excesso de água, para pessoas que têm problemas com a retenção de líquidos. Diurético, serve para constipação, ajuda a perder peso, melhora o sistema digestivo, efeito laxante suave, descongestiona o intestino.

O chá de hibisco é um bom complemento para perder peso com boa nutrição e exercícios físicos, pois é um diurético muito bom. A pesquisa revelou que, com o consumo diário de chá de hibisco, você pode ajudar a reduzir a obesidade, a gordura abdominal e melhorar os danos no fígado causados pelo excesso de peso. Baixo teor calórico, elimina toxinas, reduz o excesso de líquido no corpo, não contém açúcar ou amido, inibe a produção de amilase.

Um dos principais benefícios da flor que produz o chá é que ela tem um efeito diurético sem perder o potássio. Ao se livrar do excesso de água no corpo, você também estará eliminando grandes quantidades de toxinas que prejudicam o desempenho do seu metabolismo.

Possui um efeito purificador que faz com que o sistema intestinal aumente sua taxa de trabalho, ajudando a processar os alimentos mais rapidamente e a eliminar os resíduos com a mesma velocidade. Ao impedir que seu corpo absorva excesso de açúcar, você impedirá que eles se acumulem em gordura. Esta flor contém mucilagens que proporcionam saciedade. Isso estimula certos receptores, que enviam sinais para o cérebro, reduzindo a fome.

O Chá de Hibisco Pode Tomar a Noite? Qual o Melhor Horário?

O chá de hibisco é uma bebida favorita principalmente dos mexicanos, que normalmente a usam para saciar a sede em um dia quente e ao qual adicionam um pouco de açúcar para tirar o sabor ácido característico. Mas para seus efeitos medicinais, evitar a adição de açúcar é sempre a melhor recomendação.

Também para produzir melhores efeitos medicinais, o chá de hibisco deve ser tomado preferencialmente durante o dia in natura ou gelado, quando o corpo está em plena atividade metabólica. Conforme seja o objetivo a alcançar com esse consumo, recomenda-se o usufruto do chá de hibisco por pelo menos três vezes ao dia.

Se o principal objetivo for a perda de peso, então este chá será ideal pra reduzir tamanhos, desintoxicar o corpo e evitar altos níveis de colesterol. Para preparar esse chá, você só precisará de um litro de água, uma xícara com flores do hibisco, um pau de canela e gelo. Ferva a água e adicione a canela até liberar aroma. Em seguida, desligue o fogo e adicione as flores. Deixe descansar por pelo menos dez minutos. Adicione gelo e sirva-se.

Contra Indicações do Chá de Hibisco

O chá de hibisco não deve ser tomados por todos indiscriminadamente devido seu poderoso efeito diurético. Não deve ser tomado durante a gravidez ou durante a síndrome pré-menstrual da mulher, pois isto pode agravar os sintomas. As pessoas com problemas de pressão arterial baixa e insuficiência renal também não devem tomar demais.

Estima-se que seja bastante seguro o chá de hibisco, mas o consumo excessivo pode levar a alguns inconvenientes. Por exemplo, pode causar transtornos em homens e mulheres. Nelas, abortos espontâneos. Neles, baixa contagem de espermatozóides. Também como já dissemos, se você é hipotenso, deve ter cuidado com o efeito anti-hipertensivo que esta planta possui.

Por ser uma planta diurética, o consumo prolongado dessa planta pode levar a um certo déficit de minerais muito importantes para a saúde, como potássio ou sódio. Também pode gerar diarréia, pois possui propriedades purificantes e um tanto laxantes. Como na maioria das plantas, o consumo excessivo pode causar reações alérgicas em pessoas com sensibilidade desconhecida.

Para os demais, lembre-se que a recomendação é sempre evitar cair em excessos, bebendo três copos ou xícaras por dia durante vinte e cinco dias em média, e descansando por dois meses antes de beber novamente por mais quinze dias. A maneira de prepará-lo é como está no artigo, evitando açúcar. Lembramos que o chá de hibisco é um complemento para uma boa dieta e exercícios. Consulte seu médico!

Veja também

Tudo Sobre a Planta Cíclame: Características da Flor e Fotos

Cíclame, também conhecida como cyclamen ou cíclame-da-pérsia, é uma planta que tem origem nos continentes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *