Home / Plantas / Morango Variedade Diamante: Características, Mudas e Nome Cientifico

Morango Variedade Diamante: Características, Mudas e Nome Cientifico

O morango é uma das frutas mais conhecidas pelo mundo, especialmente devido sua representatividade simbólica e sua grande lista de benefícios. Existem diversas variedades de morangos pelo mundo. Algumas delas são espécies consideradas puras, já outras são as que chamamos de híbridas, que é quando há o cruzamento de uma espécie com outra espécie, resultando em uma nova com características de ambas e normalmente melhorada geneticamente. Todas as frutas que conhecemos e comemos foram sofrendo mutações tanto naturais quanto pelos homens para chegar no que são hoje em dia.

No caso do morango, não é diferente. Principalmente para ajudar a termos uma produção em larga escala. E é por isso que, no post de hoje, iremos falar sobre uma que vem se tornando cada vez mais popular: a diamante. Contaremos um pouco mais sobre suas características, mudas e nome científico. Continue lendo para aprender mais!

Nome Científico do Morango Variedade Diamante

A classificação científica é um modo que os estudiosos encontraram para separar e categorizar animais e plantas de acordo com suas características em comum. Sendo assim, os grupos vão dos mais gerais até os mais específicos, facilitando o entendimento e a dependência desses seres vivos em relação a nós e a natureza. Veja a seguir a tabela da classificação científica do morangueiro:

  • Reino: Plantae (plantas);
  • Filo: Angiospérmicas;
  • Classe: Eudicotiledôneas;
  • Ordem: Rosales;
  • Família: Rosaceae;
  • Subfamília: Rosoideae;
  • Gênero: Fragaria;
  • Nome científico; nome binominal: Fragaria x ananassa. (o x representa que houve um cruzamento entre duas espécies diferentes, e por isso é uma fruta híbrida)

Características do Morango Variedade Diamante

O morango diamante é na verdade uma variedade criada nos Estados Unidos, na Universidade da Califórnia no ano de 1997, mas que até hoje mantém sua popularidade. A planta é bem ereta e compacta, sendo perfeita para cultivos adensados. Crescem bastante, e formam uma roseta de folhas desenvolvidas. Um grande fator é que é uma espécie bastante produtiva, há pesquisas que indicam que ela chega a ser 45% mais produtiva do que as outras variedades cultivadas tradicionalmente, podendo chegar a 40 toneladas por hectare.

Os frutos são grandes, pesando em média de 30 a 35 gramas por unidade. As bagas alongadas e com textura firme, ótima para o transporte. A polpa da fruta é densa e não é tão suculenta, mas continua sendo perfeita para o consumo in natura. Sua coloração é de um vermelho laranja, enquanto que na parte de dentro é de um vermelho mais claro. Outro grande benefício é o fato da variedade Diamante ser resistente a diversos tipos de pragas e doenças, como por exemplo o ácaro, e manchas vermelhas e brancas e ao oídio. Essa variedade também apresenta uma presença bem inferior de mofo, outra doença que acaba chegando em diversos tipos de morangueiros, fazendo ter uma perda de grande parte da produção de morangos.

Morango Variedade Diamante

Durante o ano todo, há pouca variação da produtividade dos morangos, pois como falamos, podem alcançar quase o dobro do cultivo das outras variedades. Quando chega o período mais quente do ano, é normal que a produtividade caia na maioria das espécies de morangueiros de forma drástica. Entretanto, não é o caso da Diamante, que consegue manter sua produção como no restante do ano. Devido essa característica, é possível cultivar essa espécie em uma maior quantidade de habitats do que as outras que não conseguem se adaptar tão facilmente. Elas frutificam principalmente entre junho e outubro.

Características Gerais e Informações Sobre o Morango e sua Árvore

O morango, de forma científica chamado de Fraagaria, é um dos frutos da árvore morangueira, que faz parte da família das rosáceas. Entretanto, dizer que o morango é um fruto, é errôneo. Isso porque ele constituído por um receptáculo da flor original, e ao redor estão dispostos os frutos, que na verdade para nós é semente, sob a forma de grainhas. Sendo assim, podemos dizer que o morango é um fruto acessório agregado, basicamente a sua parte carnuda não vem do ovário da planta, mas sim do receptáculo que sustenta os ovários.

O morangueiro é o nome dado para todas as espécies, incluindo os híbridos e cultivares, que fazem parte do gênero Fragaria, e produzem a famosa fruta morango. São espécies em um conjunto bem grande, com várias silvestres. Existe no total 20 espécies nesse gênero que recebem a mesma nomenclatura de morangueiro. Em maior escala, elas são encontradas principalmente em zonas temperadas e sub-tropicais, apesar de também ser possível tê-las em outros tipos de climas.

A fruta tem sua origem na Europa, e é um fruto rasteiro. A mais comum espécie de morangos é a fragaria, que é cultivada em muitas partes do mundo. Na culinária é muito visto principalmente em pratos doces, como sucos, sorvetes, bolos e geleias, mas também podem ser vistos em saladas e alguns outros pratos mais mediterrâneos e refrescantes. Nessa fruta nós encontramos diversos compostos que fazem bem para nosso corpo, tais como: as vitaminas A, C, E, B5 e B6; os sais mineiras Cálcio, Potássio, Ferro, Selênio e Magnésio; e flavonoides, um poderoso agente antioxidante. Perceba como esses elementos podem trabalhar em favor do nosso corpo a seguir.

Esperamos que o post tenha te ajudado a entender e aprender um pouco mais sobre essa variedade de morango que é o diamante e suas características e nome científico. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los. Você pode ler mais sobre morangos e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

Agerato: Para Que Serve? Quais Benefícios o Ageratum Pode Trazer?

O Agerato, comumente chamado de flor de fio dental, é um concurso anual de gelo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *