Home / Plantas / Leite de Mamão Queima a Pele? Quais os Efeitos?

Leite de Mamão Queima a Pele? Quais os Efeitos?

A fruta tropical mamão é considerada uma das melhores e mais completas do mundo, seja pelo seu poder medicinal, seja pelo valor nutritivo fantástico.

O poder medicinal pode ser encontrado no fruto propriamente dito, nas folhas, nas flores, nas raízes e até mesmo nas sementes.

O mamão verde também libera um suco leitoso (o qual pode ser conhecido como látex).

Uma dúvida recorrente é se o leite de mamão queima a pele, e quais são os seus efeitos?

Neste artigo, essa questão será respondida, e você conhecerá um pouco mais  a respeito das inúmeras propriedades da fruta (a qual, aliás, é muito saborosa e queridíssima no Brasil).

Então venha conosco e boa leitura.

Características do Mamão

A fruta apresenta uma polpa aromática e extremamente macia. A cor vermelha é observada na espécie mamão papaya (nome científico Carica papaya), no entanto, pode manifestar outro padrão dependendo da espécie e variedade. Outras cores incluem o amarelo-pálido, assim como tons de laranja e salmão.

As demais características tais como tamanho, peso, formato e sabor também podem variar de acordo com a espécie. Apesar da possível variação de formato, a maioria das espécies (ou praticamente todas) apresenta conformação periforme. As pequenas e inúmeras sementes pretas centralizadas (dentro da cavidade central da fruta) e envolvidas em membranas proteicas também são itens obrigatórios.

A casca do fruto é lisa e extremamente aderida à polpa. Quando o fruto está verde, ela apresenta cor verde, no entanto, quando o fruto está maduro, assume cor amarela ou alaranjada.

As folhas possuem forma espiralada e longos pecíolos (ou seja, hastes de inserção).

As flores se localizam precisamente na base das folhas, individualmente ou através de cachos. Curiosamente, o mamoeiro pode ser macho, fêmea ou hermafrodita, fator que é determinado pelas flores. As plantas hermafroditas são a de maior valor comercial.

O tronco é tenro e suculento, e a planta, de modo geral, é considerada um arbusto perene.

Mamão: Valor Alimentício

Uma dica de consumo do mamão é durante o café da manhã ou desjejum, permitindo que haja uma limpeza do aparelho digestivo e aporte satisfatório de nutrientes para o restante do dia.

É superior ao melão, em relação á qualidade de gerar equilíbrio ácido-básico do organismo.

O mamão combina com várias frutas, tais como as uvas, ameixas e figos, e pode ser consumido em associação com elas e com acréscimo de mel.

A sugestão do mel pode se tornar até mesmo uma estratégia de aproveitamento para mamões acentuadamente amargos. Outra sugestão é o preparo de vitaminas com açúcar a gosto.

O emprego da fruta em doces, geleias, empadas e xaropes é saborosíssimo, no entanto, o mamão perde boa parte das suas propriedades durante o processo.

Mamões verdes podem ser cozidos e temperados com sal e azeite.

Na culinária, o tronco do mamoeiro também é aproveitável, mais precisamente o centro meduloso deste tronco, o qual, após a raspagem e secagem, torna-se uma guloseima muito semelhante ao coco ralado, que, inclusive, pode ser empregada no preparo de rapaduras.

Mamão: Propriedades Medicinais do Fruto

O fruto do mamoeiro é recomendado pelos médicos para doenças do estômago e intestinos. É altamente digestivo, laxativo, diurético, refrescante e emoliente; podendo inclusive aliviar quadros de diabetes, asma e icterícia.

A papaína e fibrina encontradas no mamão auxiliam nos processos de cicatrização, atuando em conjunto com o ácido ascórbico ou vitamina C. A vitamina C também auxilia na prevenção de gripes e resfriados, bem como outras infecções, tais como a otite.

As vitaminas A, C e do Complexo B, em associação com os antioxidantes, auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico.

Os antioxidantes, ao atuarem com os minerais Magnésio, Potássio, Cobre e com as fibras, ajudam a manter o funcionamento satisfatório do sistema cardiovascular.

O polissacarídeo pectina ajuda a reduzir a reduzir a absorção no organismo, reduzindo assim as taxas de colesterol. As vitaminas, em associação com o mineral Fósforo, auxiliam na redução da fadiga muscular.

As vitaminas A, C e do Complexo B, em associação com a fibrina e o betacaroteno retardam o processo de envelhecimento precoce da pele. A vitamina B2 auxilia na diminuição do estresse.

Outra importante ação dos antioxidantes está relacionada à atuação conjunta com as vitaminas A e E, além do mineral Zinco, reduzindo a progressão da degeneração macular. O Cálcio presente no mamão fortalece os ossos e previne contra quadros de osteoporose.

Mamão: Propriedades Medicinais das Flores

Flores de mamoeiro macho podem ser empregadas na composição de remédios que combatam a rouquidão, tosse; assim como os quadros de laringite, traqueíte e bronquite.

Para o preparo caseiro, basta colocar um punhado de flores com um pouco de mel em uma panela de água fervente. Esperar a infusão esfriar, e ingerir a mesma uma vez a cada hora.

Mamão: Propriedades Medicinais das Sementes

As sementes podem ser empregadas no combate aos vermes, assim como alívio nos quadros de câncer e tuberculose.

10 a 15 sementes frescas e bem mastigadas favorecem a excreção da bile, a limpeza do estômago e aliviam enfermidades hepáticas.

A receita para erradicar os vermes intestinais é de uma colher pequena de sementes secas (através de cozimento) e trituradas, com acréscimo de mel de abelhas, na frequência de duas a três vezes ao dia.

Mamão: Propriedades Medicinais das Raízes

A decocção das raízes é excelente para os nervos, hemorragias renais e vermes. Neste último caso, cozinhar um punhado de raízes na proporção de uma a duas xícaras de água, adoçar com mel e ingerir durante o dia.

Mamão: Propriedades Medicinais das Folhas

As folhas do mamoeiro podem ser utilizadas no preparo de chás digestivos de baixa toxicidade, podendo inclusive ser oferecido às crianças.

Nos Estados Unidos, essas folhas são secadas e convertidas em pó para participarem da formulação de remédios digestivos. Na Venezuela, as folhas são empregadas em decocção contra vermes intestinais.

O suco leitoso das folhas também pode tratar quadros de eczema, úlceras e verrugas.

Leite de Mamão Queima a Pele? Quais os Efeitos?

Possivelmente. Acontece que o leite extraído do mamão verde apresenta propriedades proteolíticas, ou seja, degradação de proteínas através da ação de enzimas. Logo, recomenda-se cuidado no uso, de modo a evitar efeitos como vermelhidão e prurido (coceira).

Nos Estados Unidos, já há empresas destinadas a manipular essa substância de modo que ela seja comercializada em uma apresentação mais branda.

A sua propriedade levemente corrosiva tem contribuído para que seja empregado no tratamento de calos e verrugas, bem como eliminação de falsas membranas da garganta, para os pacientes com difteria.

Outras propriedades incluem o potencial vermífugo.

*

Agora que você já conhece as propriedades medicinais de várias estruturas do mamoeiro, inclusive da substância leitosa produzida pelo mesmo, continue conosco e visite também outros artigos do site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

BELONI, P. Ativo Saúde. Conheça 15 benefícios do mamão para sua saúde. Disponível em: < https://www.ativosaude.com/beneficios-dos-alimentos/beneficios-do-mamao/>;

EdNatureza. Mamão- Carica papaya. Disponível em: <http://www.ednatureza.com.br/mamao.htm>;

Portal São Francisco. Mamão. Disponível em: < https://www.portalsaofrancisco.com.br/alimentos/mamao>;

Veja também

Fraco de Óleo de Lavanda

Qual O Melhor Óleo Essencial De Lavanda?

O óleo essencial de lavanda tem sido uma das opções mais utilizadas para diversos tratamentos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *