Home / Plantas / Mamão Caipira: Benefícios, Características e Fotos

Mamão Caipira: Benefícios, Características e Fotos

O mamão é um fruto bastante consumido no Brasil, e, além disso, ainda tem vários tipos diferentes, onde um é tão bom quanto o outro. Exemplo disso é o chamado mamão caipira, que nós vamos falar mais um pouco a seguir.

Principais Características

O mamão caipira, em se tratando de brotação, é exatamente igual a outras espécies de mamão por aí, podendo nascer com três formas sexuais distintas: a masculina, a feminina e a hermafrodita. As flores desse tipo de mamoeiro possuem 5 pétalas, com um centro alaranjado.

Interessante notar ainda que as flores do mamão caipira mudam de formato de acordo com o sexo. Se forem masculinas, localizam-se na parte superior da planta. Caso sejam femininas, são grandes, possuindo pétalas livres, inserindo-se diretamente no caule. E, caso sejam hermafroditas, são alongadas, possuindo pétalas nas bases, sendo também autofecundáveis, através da ação do vento.

A casca do mamão caipira é fina com a de outros tipos de mamão por aí, sendo inicialmente verde, e mudando para uma cor alaranjada quando o fruto está maduro. Pode pesar até 3 kg, sendo que a polpa quando o frito está maduro é espessa, amarelada e muito saborosa. Por sinal, ela está entre as polpas de mamão mais doces que existem.

A polpa desse fruto possui uma cavidade oca, que é de onde estão aderidas sementes negras e rugosas, quem, assim como a casca, podem ser reaproveitadas para fazer uma espécies de farelo com elas após secas.

Benefícios Nutricionais do Mamão Caipira Como um Todo

Pra começo de conversa, você pode aproveitar até as raízes do mamoeiro caipira. Basta cozinhá-las, o que já serve de base para um tônico que melhora o funcionamento do sistema nervoso e evita hemorragias renais. Já, as folhas desse mamoeiro, após serem secadas à sombra, possuem aplicação prática para o preparo de um chá que ajuda na digestão. O suco leitoso que sai dessas folhas, caso seja diluído em água, ainda pode ser um vermífugo bem eficiente. Em alguns lugares, inclusive, pessoas o utilizam para o tratamento de verrugas e úlceras.

As sementes desse mamão, por sua vez, fazem um excelente vermífugo, sendo bastante úteis no combate à tuberculose também. Experimente mastigar de 10 a 15 sementes frescas dessa fruta, que você, facilmente, irá eliminar vermes do estômago. As sementes do mamão caipira, é bom deixar claro, têm mais vitamina C do que a laranja e o limão!

O próprio mamão possui propriedades importantíssimas para a manutenção da nossa saúde. Ele, entre outras coisas, ajuda para o equilíbrio ácido-alcalino do organismo, é diurético, laxante, e cura prisão de ventre crônica. Se comido pela manhã, em jejum, faz muito bem ao estômago, e é bem potente contra a diabete e asma. É um tipo de alimento que também não pode faltar no cardápio cotidiano das crianças.

Algumas Receitas Bem Simples Para se Fazer Com o Mamão Caipira

Doce de Mamão Caipira

Para esse doce aqui, você vai precisar de: 3 mamões verdes, 2 kg de açúcar, 4 pacotes de leite, cravo e canela e uma pitada de sal. Para preparar essa iguaria, descasque as frutas , retirando as suas sementes, e depois, rale a parte mais grossa dela em um ralador, colocando em uma grande panela. Coloque, então, o açúcar, o leite, a canela, o cravo e a pitada de sal. Deixe tudo ferver até virar uma calda grossa, com uma cor de caramelo. Logo após, é só retirar do fogo e esperar esfriar.

Salada de Siri com Culi de Mamão Caipira

Quer uma refeição mais sofisticada tendo como base essa fruta? Então, lá vai. Pra isso, para fazer a salada, você vai precisar de: 300 gramas de siri catado, meio dente de alho amassado, 40 gramas de gengibre bem picado, 2 colheres de sopa de óleo de gergelim torrado, meio copo de salsinha picada, meio copo de coentro picado, 4 colheres de sopa de óleo de oliva extra virgem, 1 dedo de moça sem semente bem picada, e sal e pimenta à gosto. Já para os molhos, os ingredientes são: 200 gramas de mamão caipira bem maduro, 4 pimentas verdes em conserva, 2 talos de capim limão, azeite de oliva extra virgem quanto baste, e sal e pimenta gosto.

Para o preparo, é tudo bem simples. No caso da salada, é misturar os ingredientes, acertar no sal e na pimenta e reservar. Já para o molho, é bater todos os ingredientes no liquidificador, acertando o sal e a pimenta, e reservar também. Para montar o prato é só colocar o molho no meio dele até formar um círculo. Depois, basta colocar a salada no meio desse círculo, decorando com alguns vegetais.

Salada de Siri com Culi de Mamão Caipira
Salada de Siri com Culi de Mamão Caipira

Batida de Mamão com Aguardente

E, que tal uma bebidinha para acompanhar toda essa comida, e que seja também à base de mamão caipira? Nesse caso, você vai precisar de: uma xícara de mamão picado, meia xícara de aguardente e 1 colher de chá de suco de limão. Para preparar, basta bater todos os ingredientes em um liquidificador e servir essa batida bem gelada.

Batida de Mamão com Aguardente
Batida de Mamão com Aguardente

Cheesecake de Mamão

Que tal agora uma sobremesa? Para esse cheesecake, a massa terá que ter: 40 unidades de biscoito champagne, meia xícara de chá de manteiga e 5 colheres de sopa de água. Para o recheio, você vai precisar de: 4 unidades de mamão médios, 1 xícara de chá de açúcar, 1 envelope de gelatina incolor sem sabor e 1 xícara de chá de cream cheese. Por fim, para a calda, você vai precisar de: meia xícara de chá de mamão desidratado, e meia xícara de chá de açúcar.

Para fazer a massa, você vai colocar parte dos biscoitos no liquidificador até esfarelas todos. Vá repetindo o processo até fazer isso com todos os biscoitos. Depois, coloque-os numa tigela, e junte a manteiga e a água, misturando tudo com a ponta dos dedos. Quando a massa ficar homogênea, forre o fundo de uma forma redonda de aro removível, e que tenha uns 25 cm de diâmetro. Aperte, então, a massa com a ponta dos dedos para aderir à forma, e coloque na geladeira.

Para o recheio, parta os mamões ao meio, retire a polpa sem as sementes e coloque em uma panela. Depois, coloque o açúcar e leve ao fogo baixo por uns 20 minutos, ou até obter uma calda um pouco encorpada. Logo após, deixe a calda ficar morna, e despeja na tigela de uma batedeira. Coloque a gelatina (dissolvida de acordo com as instruções da embalagem) e o cream cheese. Bata por 5 minutos e despeje tudo sobre a massa. Cubra a fôrma com filme plástico e deixe na geladeira por 3 horas.

Por fim, vem a calda. Coloque na panela o mamão, o açúcar e a água. Leve ao fogo baixo e cozinhe, sem mexer, por uns 10 minutos. Retire e deixe esfriar por mais 15 minutos, e despeje sobre o cheesecake, levando à geladeira por mais 30 minutos. Depois, é só desenformar a iguaria e enfeitar com mamão desidratado.

Veja também

Árvore Macieira

Árvore Macieira: Características, Raiz, Caule, Folha e Morfologia

A macieira nos proporciona deliciosos frutos que são as maçãs. Elas adoram temperaturas mais amenas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *