Home / Plantas / Informações Sobre O Morango, Qualidade E Sua Importância

Informações Sobre O Morango, Qualidade E Sua Importância

Uma das frutas mais populares no mundo todo é o morango. Ele é uma fruta doce deliciosa, servida com diversos outros elementos, como por exemplo, o chocolate, e que traz diversas sensações. Muitas vezes, é até relacionado com a sensualidade e o amor, com sua coloração avermelhada. E é sobre essa fruta conhecidíssima que iremos falar no post de hoje. Contaremos mais sobre suas características, informações e também em relação a sua qualidade e importância. Continue lendo para aprender mais!

Características Gerais E Informações Sobre O Morango

O morango, de forma científica chamado de Fraagaria, é um dos frutos da árvore morangueira, que faz parte da família das rosáceas. Entretanto, dizer que o morango é um fruto, é errôneo. Isso porque ele constituído por um receptáculo da flor original, e ao redor estão dispostos os frutos, que na verdade para nós é semente, sob a forma de grainhas. Sendo assim, podemos dizer que o morango é um fruto acessório agregado, basicamente a sua parte carnuda não vem do ovário da planta, mas sim do receptáculo que sustenta os ovários.

A fruta tem sua origem na Europa, e é um fruto rasteiro. A mais comum espécie de morangos é a fragaria, que é cultivada em muitas partes do mundo. Na culinária é muito visto principalmente em pratos doces, como sucos, sorvetes, bolos e geleias, mas também podem ser vistos em saladas e alguns outros pratos mais mediterrâneos e refrescantes. Nessa fruta nós encontramos diversos compostos que fazem bem para nosso corpo, tais como: as vitaminas A, C, E, B5 e B6; os sais mineiras Cálcio, Potássio, Ferro, Selênio e Magnésio; e flavonoides, um poderoso agente antioxidante. Perceba como esses elementos podem trabalhar em favor do nosso corpo a seguir.

Importância, Qualidade E Benefícios Do Morango

O Morango Aumenta a Imunidade

O morango é uma ótima fonte de vitamina C, vitamina essa que ajuda a reforçar a imunidade, trabalhando em processos como a cicatrização, afastando resfriados e também absorvendo o ferro dos alimentos, muito importante para nosso organismo. A vitamina C também é um tipo de antioxidante, ajudante na hora de prevenir o câncer, melhorando nosso sistema imunológico.

Mulher Comendo Morango
Mulher Comendo Morango

Ajudam a Melhorar a Saúde Dos Olhos

A vitamina C desempenha dois papéis nesse caso. O primeiro é para conseguir proteger os olhos da exposição de raios UV, os que são nocivos para nossa saúde que vem do sol. O segundo papel é que ele faz um trabalho de reforço tanto na córnea quanto na retina dos nossos olhos. Os antioxidantes no morango podem te ajudar a prevenir catarata, evitado a cegueira quando idoso. Comer uma porcentagem moderada de morangos ajuda a reduzir o risco de degeneração muscular, que causa a cegueira.

Olho Saudável
Olho Saudável

O Morango Fornece Fibras

O alimento é rico em fibras, um ajudante essencial para ter uma digestão saudável e um sistema digestivo em dia. Ajuda a evitar problemas como a constipação e diverticulite, que é uma inflamação do intestino que vem afetando cerca de 50% das pessoas idosas. Algo interessante que poucos sabem, é que essas fibras também ajudam a combater a diabetes tipo 2, pois ela atrasa a absorção da glicose no sangue. Por isso, os diabéticos podem consumir morangos sem muita preocupação. A cada 100 gramas de morango, temos mais ou menos 2,5 gramas de fibras.

Trabalham No Fortalecimento Dos Ossos

Criança Comendo Morango
Criança Comendo Morango

Quando pensamos em ossos, o primeiro composto que vem a nossa mente é o cálcio. Entretanto, ele não é o único importante para uma boa saúde deles. No morango encontramos potássio, vitamina K e magnésio, todos ajudando a promover o crescimento dos ossos e mantê-los em perfeito estado. Sendo então um ótimo alimento para dar para crianças ainda em fase de crescimento.

Morangos Ajudam a Evitar O Câncer

Após uma pesquisa no Instituto Americano de Pesquisas para o Câncer, foi descoberto que o consumo frequente de morango pode ajudar a prevenir o câncer. Isso porque a fruta possui um ácido chamado de ácido elágico, que consegue proteger o DNA de mutações e também evita a formação de novos vasos sanguíneos. Um ótimo motivo para consumir a fruta, não é mesmo?

Mulher Segurando Morangos nas Mãos
Mulher Segurando Morangos nas Mãos

O Morango Ajuda No Controle De Peso

Um dos grandes aliados para quem quer perder peso é normalmente a fruta. Entretanto, nem todas as frutas são frutas com baixo teor calórico, de sódio e açúcar, como é o caso do morango. A cada 100 gramas de morango, apresenta-se aproximadamente 32 kcal, um número baixo. Isso dá aproximadamente 1,5 xícara de morangos, com menos de 100 calorias, uma ótima forma de manter o peso e ainda conseguir comer algo doce e delicioso a qualquer momento do dia.

Smoothie de Morango Para Controle do Peso
Smoothie de Morango Para Controle do Peso

Além disso, o que dá a coloração vermelha na fruta, chamado de antocianina, tem o poder de estimular a queima da gordura armazenada.

Morangos Contra Doenças Do Coração

Novamente a vitamina C fazendo seu trabalho corretamente e a favor do nosso corpo. Nesse caso, ela ajuda a fortalecer o músculo do coração e também ajuda a diminuir o colesterol ruim, o LDL. Também está presente os flavonoides, antioxidantes que trabalham na circulação das artérias, evitando que haja a coagulação do sangue. Tudo isso evita uma enorme quantidade de doenças cardiovasculares.

Podemos encontrar os sais potássio e magnésio, que são ótimos para o coração, já que ajudam a regular a pressão arterial, e diminuem os efeitos negativos que o excesso de sódio traz.

Cinco Benefícios do Morango
Cinco Benefícios do Morango

Ajuda No Combate Ao Envelhecimento

Na polpa do morango nós encontramos a biotina, um composto que ajuda no fortalecimento do cabelo e unhas, evitando quebrar e cair. Também possuem o ácido elágico, um tipo de antioxidante, que ajuda a proteger a elasticidade da pela. Consequentemente, diminui e evita a flacidez na pele que o tempo costuma trazer.

O Morango Pode Reduzir Inflamações

Os morangos possuem antioxidantes que trabalham para ajudar a reduzir a inflamação nas articulações. Consequentemente, ajudando a diminuir o risco de artrite e de algumas doenças cardíacas. Para fazer isso, esses antioxidantes diminuem a proteína C-reativa, que é um indicador de inflamações nas artérias. Ou seja, quanto menor é a quantidade dessa proteína, menor é o risco de doenças cardiovasculares e algumas outras.

Esperamos que o post tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre o morango, suas informações, características, qualidade, benefícios e importância. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los. Você pode ler mais sobre morangos e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

Pêssego Douradão: Calorias, Benefícios, Nome Científico e Fotos

A diversidade de plantas existente na flora do nosso país é de causar inveja a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *