Home / Plantas / História da Flor Ixora: Significado, Origem da Planta e Fotos

História da Flor Ixora: Significado, Origem da Planta e Fotos

Flor Ixora

Essa planta tem esse nome em homenagem a uma divindade indiana, e por isso gostam de clima bem quente. A Ixora-coral, mais conhecida no Brasil, foi introduzida aqui por Dom João VI ao contratar um paisagista francês. Essa planta acabou se adaptando muito bem principalmente nas regiões Norte e Nordeste, onde existe até mesmo alguns períodos de seca.

Essa planta no caso não gosta nada de frio, e possui um ciclo de vida bem rápido considerado perene com a chegada anual das estações como outono e inverno. Seu solo precisa de regas frequentes, porém nunca deve ser encharcado.

Precisa de um solo fértil e bem vitaminado, porém de boa drenagem. Por isso para o seu plantio é indicado uma dose de terra e uma dose de areia. Por falar em areia, gostar muito dos litorais, e pode ser encontrada principalmente em casas no nordeste próximas das praias.

Tipos de Flor Ixora

Existem diversos tipos de flor ixora, para diversos fins como para canteiros, ou até mesmo para compor ambiente sozinha, como se fossem pequenos postes. Caso sua casa tenha o clima ideal para recebe-la, não pense duas vezes antes de pensar em plantar a flor ixora!

  • Ixora Japonesa

    Ixora Japonesa
    Ixora Japonesa

Como se trata de uma flor híbrida, fica difícil saber como é a flor oficial do Japão, porém, no Brasil a que leva esse nome é avermelha, rosa e creme muito utilizada para canteiros. Suas pétalas possuem formato mais pontiagudo e podem chegar até quase um metro de altura.

  • Ixora Chinesa

    Ixora Chinesa
    Ixora Chinesa

Essas no caso são bem maiores e podem chegar até dois metros de altura. Suas folhas são em tons de verde escuro e suas pétalas podem ser brancas, e são da mesma altura do caule, abrindo em grandes unidades dessa maneira, como se fossem uma sombrinha ou um brócolis.

  • Ixora Anã

    Ixora Anã
    Ixora Anã

Não tão comum no Brasil, e bem menor que as anteriores, é utilizada para fazer a borda entre canteiros, geralmente em ambientes mais rochosos, dando uma leve coloração ao marrom. Suas folhas são verdes e suas cores são como da ixora japonesa, só que em miniatura.

  • Ixora Rei

    Ixora Rei
    Ixora Rei

Assim como a anã, possui as mesmas qualidades da ixora japonesa, porém, só é encontrada em tons de vermelho. Pode chegar até dois metros, ou seja, são do tamanho da ixora chinesa e são muito bonitas para composição de paredes e cercas.

De qualquer maneira, qualquer ixora é utilizada para separar áreas, jardins, conservar cercas  desde que suas raízes não tenham contato com o cimento e cal  e quando plantadas em vasos podem ser colocadas a porta, como meio de embelezar e também atrair coisas boas.

São utilizadas em casamentos, principalmente aqueles que possuam um contato com o hinduísmo no Brasil, já que seu nome é homenagem a deus dessa religião, além de atrair fertilidade e agradecimento.

Origem da Planta Ixora

São de origem oriental, mais precisamente da Índia e Malásia. Por conta de gostarem de climas mais temperados e bem quentes acabaram se adaptando bem ao Brasil e alguns outros continentes, como a África.

Não gostam de geadas e são bem sensíveis a temperaturas frias. Aqui no caso, são muito presentes em regiões do Norte e Nordeste, e em épocas quentes para apenas eventos como casamentos e aniversários nas demais regiões, como região Sudeste.

Foi introduzida no Brasil, por Dom João VI e não sabe ao certo sua formação original, já que se trata de uma planta híbrida. Embora não tenham um cheiro característico, possuem uma alta concentração de néctar e por conta disso atraem abelhas e beija-flores da mesma maneira.

Significado da Flor Ixora

O que poucos sabem é que seu significado vem de origem indiana e por conta de ser uma localização muito religiosa, é uma homenagem ao deus Shiva. E quando dada a alguém de presente, significa gratidão ou agradecimento.

Deus Shiva

Esse é um dos deuses mais renomados do hinduísmo, também chamado de o destruidor e o regenerador. É muito famoso no Brasil por conta da yoga, já que é chamado do criador da técnica, que garante mudanças tanto físicas como psicológicas para aqueles que praticam.

Junto com sua esposa, pode indicar fertilidade, e eles são os país de Ganesha, um outro deus muito famoso na região. Sua posição é geralmente de pernas cruzadas e com as mãos erguidas sobre o joelho, e possui 4 braços, além de um terceiro olho em sua testa.

Classificação Científica da Planta Ixora

Reino: Plantae

Ramo: Angiospérmicas

Ramo: Eudicotiledóneas

Ramo: Asterídeas

Ordem: Gentianales

Família: Rubiaceae

Gênero: Ixora

Como Cultivar a Planta Ixora

Antes de mais nada, algumas dicas essenciais para sobrevivência dessa planta, é ter um solo fértil, com uma quantidade específica de areia e bem longe de cal  ou seja, muros caídos ou outras construções próximas podem fazer mal a essa planta.

Veja a seguir o passo a passo para cultiva da planta ixora.

  1. Primeiramente no fundo do vaso, coloque uma quantidade de areia para ajudar a escoar a água, já que essas plantas necessitam de uma drenagem.
  2. Não utilize húmus de minhoca nessa terra, prefira aqueles de origem animal. Além de garantir uma acidez bem baixa.
  3. Tenha cuidado ao retirar as mudas da água ou do canteiro, pois suas raízes são muito sensíveis.
  4. Coloque na terra, e complete cobrindo suas raízes com o restante do composto. Lembre-se de deixar a terra bem apertada.
  5. Caso esteja em um local com grande ventilação, coloque estacas ao lado para que ela não caia e continue saudável.
  6. Suas regas precisam ser constantes, já que essa planta fica diretamente sob a luz do Sol.
  7. A adubação da terra precisa ser feita de 3 em 3 meses.
  8. Para retirar suas mudas, lembre-se de colocar suas raízes em conjunto na terra ou na água, pois essa planta em específico não se reproduz sem as raízes.
    Flor Ixora Cultivada no Jardim
    Flor Ixora Cultivada no Jardim

Para compra-la ou encontra-la, isso pode ser feito em qualquer estabelecimento específico ou até mesmo lojas online.

Para saber mais sobre essas e tantas outras plantas arbustivas, como cultiva-las e quais são suas características, continue acessando o Mundo Ecologia!

Veja também

Jasmim Real

Tudo Sobre A Flor De Jasmim: Características, Nome Científico E Fotos

Seja você um admirador de jardinagem com traços profissionais, ou um simples apaixonado pelas belas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *