Home / Plantas / Astilbe Flor Vermelha: Características, Nome Científico e Fotos

Astilbe Flor Vermelha: Características, Nome Científico e Fotos

Quem gosta de plantas e de flores sempre está em busca de novas opções para montar um jardim diferenciando, não é verdade? Hoje vamos falar de uma flor que pode ser perfeita para as suas composições.

De origem na Ásia, a astilbe é uma planta de porte médio e que possui uma flor muito apreciada. Lembrando uma pluma, a sua floração apresenta-se em diversas cores como: rosa, branca, lilás e a exuberante astilbe vermelha.

No geral, não é uma planta muito difícil de ser encontrada no mercado, pois possui características de cultivo relativamente simples. Vamos conhecer um pouco mais sobre esta maravilha?

Características da Astilbe

Com folhagem semelhante ao de uma samambaia, a astilbe pode chegar até um metro e meio de altura. Suas flores são pequenas e bem delicadas e ideais para montar um jardim bonito e diversificado. No geral, são plantas que se desenvolvem bem em ambientes com meia sombra e possuem dificuldades em se adaptar à geadas. Nas regiões mais frias as partes mais altas da  planta costumam  secar. Entretanto, com a chegada da primavera elas voltam com suas exuberância.

A melhor forma de reprodução do astilbe é por meio de divisão de suas raízes. Assim, as sementes não são uma boa alternativa para obter êxito com a plantação da árvore. Lembrando que ela é uma planta que necessita de uma quantidade boa de umidade para se desenvolver com qualidade.

Entretanto, nada de exageros, ok? O excesso de umidade pode atrapalhar o seu desenvolvimento. O solo deve ser rico em material orgânico e a planta pode se adaptar bem tanto em jardins quanto em vasos.

Tipo de Astilbe

Conheça alguns tipos de astilbe e escolha quais deles se adequam melhor ao estilo do seu jardim:

Rubi

Astilbe Rubi
Astilbe Rubi

Esse tipo de astilbe pode crescer bastante e possui ramos finos. As flores são apresentam uma cor mais pálida e são indicadas para canteiros.

Astilba o Nu

Astilba o Nu
Astilba o Nu

Com a coloração rosa, esse tipo costuma aparecer quando é inverno nos países do hemisfério Sul. Quando expostas ao sol, suas folhas tem um lindo tom de bronze.

Astilba os Chineses

Astilba os Chineses
Astilba os Chineses

Essa espécie possui uma das flores vermelhas mais bonitas. Mas também podem apresentar inflorências em tons de branco e rosa. Além disso, possuem uma folhagem exuberante  que pode ser usadas na composição de arranjos. As suas  variedades mais conhecidas são  Vision in Red, Vision in Pink e a púrpura.

Para quem cultiva esse tipo de astilbe segue uma dica muito importante: com o crescimento da planta, ela costumar “ocupar” o espaço das outras. Portanto, separe um cantinho para que ela possa se desenvolver e não “ atrapalhar” as suas vizinhas.

Erica

Astilbe Erica
Astilbe Erica

Esse tipo de astilbe possui uma característica bem peculiar: os seus caules e folhas apresentam a tonalidade vinho. Suas flores seguem o mesmo tom de vermelho e pode transformar qualquer jardim com tanta beleza!

Podemos ainda citar diversos tipos de astilbe como: Montgomery, Astil’ba David, Astilba Thunberg, Bremen, King Alfred e Plumet. Se você procura beleza também nas folhas da astilbe, considere plantar as variedades Fanal e Irrlicht. A astilbe fanal tem folhas verdes escuras e flores vermelho escura.  Já a variedade irrlicht tem folhagem verde escuro e flores brancas.

Como Plantar Astilbe

Caso você viva em regiões de temperaturas altas e falta de chuva será bem difícil cultivar essa planta. Mas se você mora em regiões que favorecem o crescimento da planta, ela pode ser uma grande aposta para um jardim bem diferente.

Você pode plantar astilbe por três formas: sementes, bulbos ou mudas. A forma mais efetiva é sem dúvida o uso de divisões da própria planta, já que as sementes não costumam germinar com muita facilidade. Já os bulbos podem demorar muito tempo até florescer.

As raízes da planta crescem de forma separada e permitem que possam ser feitas separações para dar origem a novas plantinhas. Esse processo pode ser feito em casa ou ,se preferir, você pode comprar as raízes já dividias em lojas especializadas.

Plantar Astilbe
Plantar Astilbe

A astilbe deve ser plantada na primavera ou no outono para evitar que o frio intenso do inverno prejudique o desenvolvimento do vegetal. Nos meses de dezembro e janeiro começam a aparecer as primeiras flores.

Dicas para uma astilbe exuberante:

  • Não exponha a planta diretamente ao sol. Escolha um local que ela possa ficar na sombra pelo menos durante um turno. Pode apostar na proteção de árvores mais frondosas e que possuem copas mais frondosas.
  • Faça a divisão das raízes depois de alguns anos de plantio. Isso evitará que o crescimento delas atrapalhem as plantas ao redor. Ah, aproveite para presentear amigos com as raízes retiradas! Elas poderão servir para que uma nova planta possa brotar.
  • Nada de grandes volume de água no solo das astilbes, ok? Isso pode ser fatal e matar a planta!

Ficha Técnica

Para encerrar, preparamos a ficha técnica da astilbe para que você possa saber tudo sobre essa flor. Confira:

Nome botânico: Astilbe

Nomes comuns: Falira Spiraea, barba de cabra falsa, Meadowsweet

Origem: Japão

Classificação: Divisão: Magnoliophyta; Classe: Magnoliopsida; Ordem: Saxifragales; Família: Saxifragaceae; Género: Astilbe. Espécie: Astilbe japonica.

Zonas mais adaptáveis: Climas quentes e secos. Elas precisam ser plantados na sombra e / ou com muita água.

Características: crescem na sombra. Mas lembre que  as plantas precisam um pouco de luz solar para alcançar seu tamanho completo. A exposição intensa do sol pode queimar suas folhas.

Você já tinha ouvido falar sobre as astilbe? Qual das cores são mais bonitas na sua opinião? Aproveite o nosso espaço de comentários para mandar alguma dúvida ou sugestão.  Novos conteúdos sobre plantas, animais e natureza estão sempre sendo desenvolvidos pela nossa página.  Acompanhe!

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *