Home / Plantas / História Da Flor Áster, Origem Da Planta E Significado

História Da Flor Áster, Origem Da Planta E Significado

Eu sei que cada pessoa tem um gosto, alguns admiram coisas mais excêntricas, outros preferem tudo aquilo que possui um visual e uma essência mais simples. Como eu também sou pessoa e não sou desprovido de opinião, lhe digo que prefiro tudo aquilo que é mais diferenciado.

Talvez não esteja entendendo o que estou querendo dizer, mas se você for um amante das flores logo saberá que eu apenas estou te dando uma pista de que irei lhe apresentar uma flor que se destaca pela sua beleza e características totalmente excêntricas. Quer conhecê-la? Então vem comigo!

História e Origem da Flor Áster

Nada como começar uma matéria lhe mostrando a origem do assunto ao qual irei falar, afinal de contas, é bastante estranho conhecer algo sem saber sua procedência, você por acaso consome e compra alimentos de qualquer lugar, ou então os pega quando acha na rua? Eu acho que não né?! Por isso é sempre bom saber a origem das coisas que estão a nossa volta!

É como eu sempre digo: existem coisas que somente pelo nome você já tem uma ideia de onde elas vêm! A nossa Flor Áster também é conhecida como Áster da China, sendo assim, não preciso ficar dando muitos detalhes sobre onde ela se encontra.

Você sabia que Áster significa estrela? Os antigos povos chineses eram bastante curiosos, acredito que seja pelo fato de que nos tempos mais antigos não se tinha acesso a informações como temos hoje! Pois bem, vamos a história:

Enfim, os povos chineses adoravam admirar as estrelas, eles sabiam que a luz dela não era própria, havia uma espécie de interlocutor que a fazia brilhar sobre o vasto céu. Com isso, na busca pela luz que iluminava as estrelas, os chineses acabaram conhecendo a Flor Áster que no seu centro possuía uma cor amarelada que se parecia muito com uma luz as estrelas.

Tudo que é bom precisa ser mostrado ao mundo, os chineses pensavam exatamente desta forma e acabaram por permitir que pessoas de várias partes do mundo pudessem apreciá-la, a Europa foi um dos primeiros lugares a ter exemplares da Flor de Áster. Lembrando que tudo isso ocorreu em 1728!

Um sujeito chamado Peter Inkerville importou as sementes de Áster e as entregou nas mãos de um francês que fez questão de plantá-las no jardim da rainha francesa. Talvez ele tenha feito isso com o objetivo de agradar e presentear a autoridade, mas essas são minhas especulações, não há relatos sobre quais eram as intenções do misterioso francês!

Saiba que nossa Áster é uma flor bem antiga, segundo historiadores houve uma descoberta de um túmulo de 2000 anos que no seu fundo foi encontrado a flor.

Assim como essa história que eu lhe contei, existem muitas outras como uma de que ao cair da noite a Áster emite um suposto sussurro.

Os Muitos Significados da Áster

É como eu acabei de lhe falar, os Chineses a chamavam de estrela devido a cor amarelada que lembrava bastante a luz, já os Gregos acreditavam que a flor era algum tipo de amuleto protetor.

São tantas histórias que eu quase fiquei confuso sobre as origens e fatos que permeiam esta espécie de flor, logo a seguir eu tenho mais um conto a respeito desta flor cheia de mistérios.

Até mesmo os Norte-Americanos possuem sua contribuição a respeito das informações sobre esta maravilhosa planta, eles contam uma história sobre os índios Cherokee.

Índios Cherokee
Índios Cherokee

Duas jovens tinham acabado de fugir de um conflito entre tribos, elas foram até uma montanha onde acreditavam que havia um ser conhecido como Senhora das ervas que era capaz de curar as pessoas que foram vítimas no confronto entre os indígenas.

Ao chegarem na montanha, adormeceram, com isso, a Senhora das Ervas acabou aparecendo e viu as meninas descansando, ela sabia que aquelas duas garotas estavam sendo perseguidas e logo seriam mortas pelos índios.

Aquele ser chamado de Senhora das Ervas acabou por transformar as meninas em lindas flores, e coincidentemente era a Flor de Áster.

Histórias e muito mistério é o que não falta quando o assunto é essa flor altamente conhecida e bela. Você já conhecia esta espécie?

Breves Características Sobre a Áster

Flor Áster Alpino
Flor Áster Alpino

Se você procura aquelas flores que ficam ótimas na decoração, então esta é ideal para o seu propósito.

No começo eu disse que aprecio muito tudo aquilo que possui características excêntricas, eu não estava dizendo isso à toa, já estava me referindo a Áster que possui inúmeras possibilidades de cores sendo que o amarelo está em todas elas.

A Áster é uma flor cujo o formato é semelhante a um pompom, ela é uma espécie ótima para plantios na terra e também em vasos.

Se quiser ter uma espécie desta na sua casa, é melhor começar a preparar o ambiente, ele deve ser repleto de luz solar sendo que o solo também deve ter altas quantidades de matéria orgânica.

Quando for regar a sua planta, lembre-se de que não deve encharcá-la, assim, você vai acabar matando sua Áster, pois raízes serão sufocadas por causa da grande quantidade de água.

Fique atento ao clima, se o local onde você reside é bastante quente, não deixe a sua florzinha completamente exposta ao sol, ela deve permanecer em posição de meia-sombra, isso vai garantir que ela receba luz o suficiente, mas sem queimar a sua estrutura. Parece complexo de entender, mas é super fácil, acredite!

Até mesmo eu, quando estou preparando os conteúdos para lhe apresentar, fico completamente impressionado com o quanto a mãe natureza pode nos surpreender, ela assume tantas formas, cores e outras características.

Se você for um amante das flores como eu, também lhe aconselharia a saber um pouco mais sobre a espécie Crisântemo-Bola-Belga, essa é mais uma daquelas flores que te deixa de queixo caído com tantas características excêntricas e diferenciadas.

Ei, você é um máximo! Obrigado pela presença aqui neste site que sempre se compromete a te oferecer os melhores conteúdos!

Em breve estaremos de volta, até logo!

Veja também

Tudo Sobre a Planta Cíclame: Características da Flor e Fotos

Cíclame, também conhecida como cyclamen ou cíclame-da-pérsia, é uma planta que tem origem nos continentes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *