Home / Plantas / Nome Popular da Goiaba no Brasil e Nome Científico

Nome Popular da Goiaba no Brasil e Nome Científico

Para os biólogos é muito importante saber o nome científico e o nome popular do indivíduo que está sendo estudado, pois isso ajuda a especificar e também facilita os estudos.

A goiaba é uma fruta extremamente consumida no Brasil, já que ela está presente em diversas regiões e possui muitos nutrientes essenciais para o corpo. Porém, muitas pessoas não sabem muito bem como funciona o processo de nomenclatura dessa fruta.

Portanto, neste artigo falaremos um pouco mais sobre o nome popular da goiaba, seu nome científico e também algumas outras características da fruta que são muito interessantes!

Nome Popular Da Goiaba

Antes de mais nada, é importante que você entenda o que é um nome popular. O nome popular nada mais é do que a forma não científica que chamamos todos os seres vivos; geralmente, o ser vivo possui um nome científico e um nome popular, e em praticamente todas as vezes nós os chamamos pelo nome popular, pois é mais simples e é também um fator cultural.

O nome popular pode mudar de região para região, e isso é muito interessante para percebermos como o mesmo indivíduo pode ser visto de diferentes maneiras de acordo com a cultura do local.

No caso da goiaba, ela é também conhecida como araçá e guaiaba, o que significa que seu nome popular é “goiaba”, “araçá” ou “guaiaba”, que é uma palavra em aruaque.

Por isso, já podemos perceber que uma única fruta possui 3 nomes populares diferentes conhecidos. É interessante saber essas diferenças principalmente se você é uma pessoa que viaja muito, assim você conseguirá reconhecer a goiaba em qualquer lugar que for.

Nome Científico Da Goiaba

O nome científico já é bem diferente do nome popular. Ele é a nomenclatura utilizada pela ciência para diferenciar todos os seres vivos e é extremamente importante, pois enquanto um nome popular pode servir para mais de um indivíduo, cada nome científico se refere a apenas um ser vivo, o que facilita muito os estudos na ciência e evita muitas confusões.

O mais interessante é o modo como o nome científico é formado. Ele é uma mistura de gênero + espécie, sendo que o gênero deve ser escrito com a primeira letra maiúscula e a espécie deve ser escrita em letra minúscula, assim como uma possível subespécie.

No caso da goiaba comum, o seu nome científico é Psidium guajava, o que significa que ela faz parte do gênero Psidium e da espécie Psidium guajava.

Características Da Goiaba

Agora que você já sabe tudo sobre o nome científico e o nome popular da goiaba, vamos te falar algumas características dessa fruta tão adorada pelos brasileiros e tão saborosa.

A goiaba comum costuma possuir casca verde antes de ficar madura e amarelada quando ela já está madura; a polpa possui tom rosado com dezenas de sementes pequenas (aliás, é importante saber que você pode consumi-las, apesar delas serem duras).

Uma curiosidade muito interessante – ou talvez nem tanto – é que o bicho-da-goiaba são as larvas existentes nas goiabas quando moscas botam ovos nelas. Por isso, é importante prestar atenção na hora de consumir a fruta, já que muitas vezes não percebemos a presença de insetos.

Por fim, a goiaba é uma fruta rica em vitamina C – sendo que ela é mais rica do que a laranja e o limão, e tem a vantagem de não ser ácida para quem não tem resistência à acidez.

Goiaba – Benefícios

Benefícios da Goiaba
Benefícios da Goiaba

Vamos ver agora alguns dos benefícios que a goiaba apresenta para quem a consome. Porém, é importante lembrar que para absorver completamente os nutrientes da fruta você deve consumi-la assim que a maturação se inicia, já que com o passar do tempo ela vai perdendo os nutrientes.

  • Vitamina A – Visão

A maioria dos problemas causados de maneira natural na visão são resultado de falta de vitamina A no organismo. Ao consumir a goiaba você não terá esse problema, já que ela é uma fruta rica nessa vitamina e afeta diretamente – e positivamente – a sua visão.

  • Vitamina B2 – Sistema Nervoso E Circulatório

Mais uma vez, a vitamina B2 também é extremamente importante para a prevenção de catarata. E além disso, ela estimula a regeneração da pele e produz a adrenalina, hormônio que quando não presente em excesso é essencial para o corpo humano.

  • Cálcio – Contração Muscular

Com certeza você já ficou com uma câimbra e te disseram que você deveria comer mais banana, né? Mas se você não gostar de banana não tem problema, porque a verdade é que a goiaba também é uma excelente fruta para prevenir esse tipo de problema! Isso porque ela é rica em cálcio, o que fortalece os ossos e age na contração dos músculos de maneira muito eficaz.

  • Fósforo – Absorção De Nutrientes

Sem gorduras, proteínas e carboidratos nós não somos nada, já que cada um deles é extremamente importante para regular nosso corpo e fornecer tudo o que precisamos. Porém, não adianta nada comer todos esses macronutrientes e não ter fósforo o suficiente no organismo para absorvê-los; por isso, a goiaba é uma excelente fonte de fósforo que também fará você absorver nutrientes de muitos outros alimentos, deixando sua alimentação muito mais rica e completa.

  • Vitamina C – Imunidade
    Benefícios da Goiaba - Vitaminas
    Benefícios da Goiaba – Vitaminas

Como já dissemos anteriormente, a vitamina C está muito presente na goiaba. Ela é essencial no organismo pois estimula a absorção de ferro, possui ação antioxidante e consequentemente aumenta nossa imunidade, produzindo mais aminoácidos no nosso corpo. Para pessoas que ficam doentes sempre, com certeza a goiaba seria uma excelente fonte de imunidade e saúde, tudo isso por conta da vitamina C.

Quem diria que uma única fruta poderia ter características tão complexas e tantos nomes diferentes? Agora você já sabe tudo sobre a goiaba e pode incluí-la no cardápio; além disso, pode viajar para outras regiões e ainda entenderá de qual assunto estão falando, já que você conheceu os nomes populares da goiaba!

Quer saber um pouco mais sobre as goiabas e não sabe qual texto ler? Nós te indicamos um! Leia também em nosso site: Goiaba tailandesa – origem, características e fotos

Veja também

Crisântemo: Cuidados e Como Fazer Muda Planta

Entre as flores existentes, talvez apenas a rosa seja capaz de superar o crisântemo em …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *