Home / Plantas / Folhas de Gerânio: Para Que Servem? Benefícios Medicinais

Folhas de Gerânio: Para Que Servem? Benefícios Medicinais

O gerânio é uma das plantas mais fáceis de usar em todo o mundo, já que a flor e planta servem para muitos objetivos e podem ser usadas de formas variadas. Uma das possibilidades de uso do gerânio, por exemplo, é no jardim, fazendo uso do seu belo visual para dar destaque ao ambiente natural.

Isso porque o gerânio é muito belo e pode ser encontrado em cores muito bonitas, com destaque para o gerânio lilás, o mais famoso de todo o mundo e o que mais se vê nas ruas de todo o Brasil.

Dessa maneira, o uso do gerânio em jardins tem sido muito comum, seja como ponto focal do ambiente ou como complemento a outras flores também belas. O gerânio, de qualquer forma, é uma flor muito útil para se ter no jardim, enfeitando o ambiente e tornando tudo mais belo.

Porém, o gerânio também possui outras formas de uso e pode ser usado, por exemplo, para a produção de perfumes. Isso porque o cheiro do gerânio é muito agradável e faz com que a planta seja uma grande opção quando o assunto é a produção de itens não apenas de perfumaria, mas também da área de cosméticos.

Tudo isso é muito positivo para os produtores de gerânio, que chegam a faturar quantias muito altas com a venda das flores e plantas em larga escala. Outro ponto muito interessante do gerânio, mas ainda na mesma linha, é que a planta funciona bem dentro de casas e apartamentos, servindo como um aromatizante realmente natural que faz com que todo o ambiente se torne altamente cheiroso.

Além disso, colocar o gerânio na entrada dos ambientes é muito bom também nesse sentido, além de ser um ótimo ponto de trenada para visitantes ou qualquer pessoa que deseje entrar na sua casa.

Folhas de Gerânio: Para Que Servem?

Folhas de Gerânio
Folhas de Gerânio

Contudo, fora toda essa questão, o gerânio também pode ser usado para causas menos visuais. Isso porque, além do cheiro e do visual exuberantes, o gerânio ainda é muito eficiente quando se trata de curar doenças e acabar com problemas de saúde dos mais variados tipos. Assim, o gerânio é muito bom para acabar com dores pelo corpo, celulite, diminuir os níveis de gordura localizada, etc.

Portanto, o chá de gerânio é a forma mais eficiente de ter acesso a todos esses benefícios da planta, sempre de forma natural. Além disso, o preparo do chá de gerânio é bastante rápido e não exige grande experiência, tendo tantos benefícios que fica até mesmo difícil citar todos.

Contudo, fora os já citados, o gerânio ainda é muito bom para funcionar como repelente de insetos, deixando todo e qualquer inseto distante. Isso porque a essência do gerânio acaba por afastar os insetos, sendo muito mais eficiente usar essa flor cheirosa do que fazer uso de repelentes fabricados e que possuem odor forte.

O gerânio também funciona bem para cicatrizar machucados e feridas, sendo uma ótima opção nesse sentido, até mesmo por ser natural.

Veja abaixo mais informações obre o gerânio e descubra ainda mais formas de usar a flor e a planta, aprendendo também quando não se deve ingerir a planta e quais são os outros benefícios do gerânio.

Quando Evitar o Gerânio

Gerânio no Vaso
Gerânio no Vaso

O gerânio é muito eficiente para o combate de diversos problemas, mas também possui pontos negativos que devem ser ressaltados a todos que pretendem ingerir a planta. Isso porque o gerânio, apesar de não possuir tantas contraindicações, não é muito indicado para mulheres grávidas e para pessoas com a pele sensível.

As mulheres grávidas não podem ingerir o gerânio pelo fato de não se saber ao certo o efeito que a planta possui sobre o feto, algo que pode ser ruim para o futuro bebê. Dessa forma, pela falta de conhecimento pleno a esse respeito, é melhor evitar o gerânio nessa fase da vida.

Porém, quem possui problemas de pele sensível também não deve ingerir o gerânio com regularidade. Isso porque o gerânio atua contra o poder antioxidante de outros produtos, fazendo com que a pele da pessoa fique ainda mais sensível do que já é. Logo, em casos de gravidez ou de pele sensível, não faça uso do gerânio.

Como Usar o Gerânio

Gerânio Usado Como Óleo Essencial
Gerânio Usado Como Óleo Essencial

O gerânio deve ser usado de formas condizentes com os problemas que se deseja exterminar. Logo, não é o mesmo modo de uso para todos os problemas que o gerânio pode resolver. Dessa forma, quando houver a necessidade de aplicar o gerânio para efeito relaxante, deve-se aplicar o óleo diretamente sobre a pele, dando uma massagem no local para que o local fique mais relaxado e passe a controlar a circulação de sangue de maneira mais criteriosa e calma.

Assim, será possível diminuir o estresse e acabar com problemas. Outra forma de usar o gerânio é para problemas no intestino, algo que pode ser bastante doloroso para uma pessoa. Nesse caso, o mais coreto e fazer é tomar o chá de gerânio, mas sempre com cuidado. O chá fará com que, em um prazo mínimo, o intestino volte a funcionar bem, de forma a manter tudo mais tranquilo no organismo.

Por fim, quando o objetivo é melhorar a pele, se deve aplicar o óleo de gerânio sobre a pele de forma direta, já no local em que aconteceu o problema. Nesses casos os problemas de pele podem demorar um pouco para passar, mas rapidamente serão destruídos.

Gerânio e Aromaterapia

A aromaterapia é uma forma de terapia que usa óleos essenciais, naturais, para fazer um trabalho terapêutico com as pessoas e transformar os indivíduos em pessoas mais controladas e com níveis de estresse menores. Assim, o gerânio é usado com alguma frequência na aromaterapia, algo que mostra bem como a flor pode ser útil em muitos sentidos diferentes.

A energia liberada pelo óleo de gerânio fornece força e foco à pessoa, além de relaxar e fazer com que as atividades diárias se tornem algo muito menos danoso. Dessa forma, cada vez mais a aromaterapia tem sido comum em todo o mundo.

Veja também

Cactos no Vaso

Para Que Serve o Cacto? O Que Simboliza Cacto?

O reino das plantas prospera onde a luz do sol e a água se interligam. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *