Home / Plantas / História da Madressilva, Significado, Origem da Planta e Fotos

História da Madressilva, Significado, Origem da Planta e Fotos

Utilizada durante muitos anos no Egito, entre outros locais como Japão e China, a madressilva sempre foi exaltada por conta de seus benefícios em relação a saúde das pessoas e suas propriedades que serviam tanto para tratamento de doenças físicas, autoimunes e mentais.

Seu nome científico vem caprifolia, devido aos animais que costumam ingeri-la, além de claro, a natureza de trepadeiras, assim como esses animais que são muito ativos. Existem duas espécies mais conhecidas, a que fica perto da Europa e aquela que fica no Japão e China hoje em dia, porém, podem ser plantadas em quase todos os lugares do mundo pois só precisam de luz solar indireta, um lugar legal para poder crescer e não possuem muitas exigências quanto ao seu solo e hoje em dia podem ser vistas em outros países como Brasil e Canadá e possui até mesmo outras espécies e colorações diferenciadas nesses locais.

As regas devem ser constantes, porém, não deve se encharcar a terra. Sua drenagem deve ser fácil para que a água escoa, deixando a terra úmida, afim de hidratar e manter suas raízes sempre saudáveis.

Ela pode chegar até os 40 anos, e por conta disso é considerada uma planta vivaz. São muito queridas pelas abelhas e por isso são fáceis de serem polinizadas já que seu cheiro é bastante atrativo, uma mistura de doce, porém exala de uma maneira não tão enjoativa como a dama da noite. Algumas pessoas costumam utiliza-la dentro do quarto como incenso como maneira de relaxar e atrair bons sonhos.

Geralmente sua floração acontece nos meses de maio, porém, se estendem quase que o ano todo, secando apenas no inverno. Em Portugal, gostam de solos mais argilosos e possuem uma coloração levemente avermelhada, ao contrário das demais. Independente do país são utilizadas além de tratamentos de saúde, como decoração de áreas externas, já que conseguem crescer até 6 metros de altura e enfeitas árvores, além de cercas, muros, portões, enfim, de acordo com o projeto decorativo escolhido pelo proprietário.

História da Planta Madressilva

A madressilva foi uma planta muito utilizada por um médico chamado Dióscorides, que viveu aproximadamente 100 anos depois de Cristo. Sua casca era muito utilizada por romanos, gregos, troianos e egípcios, já que suas propriedades envolvem anti-inflamatórios, antibióticos, salicílico, diurético, ajuda em problemas relacionados a impotência sexual, entre outros.

Conforme os séculos foi perdendo importância, até chegar a Idade Média, onde foi proibida pela igreja católica pois se acreditava que sua ingestão produzia sonhos eróticos e as jovens eram estritamente proibidas de chegarem perto da madressilva.

Madressilva

Depois de alguns anos novamente, essa teoria foi sendo esquecida e a madressilva voltou com tudo principalmente por conta da homeopatia que é tão utilizada no Japão e na China, e seu chá, além de poder ser comprada manipulada, passou a ser algo comum até chegar sua fama ao redor do mundo todo e hoje em dia podemos vê-la em diversas casas brasileiras sejam para compor decorações, como para fins de saúde.

  • Mitologia da Madressilva

Durante seus dias de glória, antes da Idade Média, como maneira de contar a história de sua flor ou até mesmo homenageá-la, os gregos contavam o seguinte enredo.

Haviam dois namorados, um chamava Dafinis e a outra Clóe. Seu namoro era proibido e eles moravam em locais distantes e só conseguiam se ver quando a madressilva florescia. Como um pedido de ver seu amor mais vezes e estar mais próximo, Dafinis pediu ao deus Eros que a madressilva florisse mais vezes e esse pedido foi atendido, já que Eros era o deus do amor.

Por conta disso, existe a teoria que a madressilva é ativa durante quase o ano inteiro, como vimos anteriormente, não tendo flores somente no inverno, por conta da falta de luz indireta que influencia em seu crescimento.

Significado da Planta Madressilva

A madressilva possui diversos significados que variam conforme suas cores e momentos em que é dado. De qualquer maneira é um excelente presente a ser dado principalmente para aqueles que não possuem muita experiência em plantações e cuidados com flores, já que não precisa de troca de terra, nem muitas exigências.

Caso pense em planta-la para dar de presente, isso pode ser feito por estacas, mudas ou sementes. As sementes são retiradas por frutos no fim do outono e guardadas até o início da primavera, já que o frio não é muito legal para crescimento de quase nenhuma planta de maneira geral.

Cor azul e vermelho: dar madressilva dessa cor, indica amor.

Madressilva Vermelha

Cor laranja: término de amizade por conta de uma traição.

Madressilva Laranja

Cor amarela: respeito e amizade  amor fraternal.

Madressilva Amarela

Significado do Nome Madressilva

O nome madressilva tem significado teutônico, ou seja, de origem alemã.

Segundo o estudo de linguagens uma pessoa que se chame madressilva é muito organizada e ambiciosa, com grande inteligência, porém dependente da aprovação de pessoas o tempo inteiro. Está sempre procurando harmonia, principalmente em relação a sua saúde mental e espiritual. Busca ser perfeita em todo que projeta e tem vontade de fazer, além de ser a principal responsável em diversos ambientes como profissional, pessoal e dentro de casa.

Curiosidades Sobre a Madressilva

Com história de muita superstição e presença marcante na terra durante anos, a madressilva além de diversos significados, também possui muitas curiosidades acerca da sua existência.

  • Os frutos da madressilva são venenosos para espécie humana, principalmente para crianças que por não entenderem direito, podem o comer sem querer.
  • Suas flores também são comestíveis e podem ser inclusas em saladas como legumes e folhas.
  • Seu chá é extremamente poderoso e pode ser tomado por qualquer pessoa.
  • No Japão as propriedades da planta são consumidas frescas, na China, eles preferem essas flores e suas folhas já secas.
  • Seu cheiro é utilizado por diversas empresas de perfumes e são um dos preferidos das pessoas de idade mais avançada.
  • Durante a era do reino inglês como potência mundial, as pessoas daquela região costumavam usar essas flores em grades e em frente ao portão como meio de espantar maus espíritos.

Para saber mais sobre essa e muitas outras plantas, continue acessando o Mundo Ecologia!

Veja também

Pé de Limão no Vaso

Pode Plantar Limão em Vaso?

Se você gosta muito de limão e adoraria poder colher limões frescos diretamente do seu …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.