Home / Plantas / Flores Que Começam Com a Letra Q: Nome E Características

Flores Que Começam Com a Letra Q: Nome E Características

Das inúmeras flores que existem e que começam pelas mais variadas letras, a “Q” (pelo menos, até o momento) tem uma única representante cujo nome começa com ela, que a quaresmeira, flor que falaremos melhor a seguir, onde abordaremos essa flor em todos os seus detalhes.

Quaresmeira: Principais Características

A quaresmeira (que possui o nome científico Tibouchina granulosa) floresce em uma árvore de pequeno a a médio porte, que pode atingir de 8 a 12 metros de altura mais ou menos. Já ó tronco pode ser simples ou múltiplo, tendo entre 30 e 40 cm de diâmetro.

Já a floração em si dela acontece duas vezes por ano (uma no outono e outra na primavera). É nessas épocas que  emergem flores denominadas de pentâmeras (ou seja, cujo número de pétalas é 5 ou um múltiplo dele), e que possuem estames longos, e corolas arroxeadas.

Interessante notar que mesmo quando a quaresmeira não está florescendo, ela consegue ser ornamental, com sua copa verde escura, em formato arredondado, e cuja folhagem é perene a depender da espécie e do clima em que a planta se encontra.

É uma das principais árvores usadas em arborizações urbanas no país. Em geral, ornamenta calçadas, avenidas, praças, parques e jardins como um todo. Talvez o único problema nesse uso dela seja a fragilidade dos seus ramos, que tendem a se partir caso os ventos sejam muito fortes.

Contudo, para evitar essa problema, pode-se fazer podas de formação e de controle frequentes, estimulando, dessa forma, o adensamento desses ramos da árvore, e deixá-la com um porte mais arbustivo.

De Que Maneira Se Cultiva a Quaresmeira?

O melhor jeito de cultivar essa planta e estimular um belo de um florescimento futuro nela é plantá-la a pleno sol, em um solo que seja fértil, profundo, drenável, e que seja rico em material orgânico. No primeiro ano de seu desenvolvimento, o mais recomendável é que as irrigações sejam constantes.

Mesmo com esses cuidados todos, é interessante notar como a quaresmeira é uma planta de características rústicas, sendo até bastante simples de cuidar se formos olhar bem. Ela pode, inclusive, crescer em solos que sejam pobres em material orgânico, contudo, é mais rápido e eficaz fazer o contrário.

Por ser originária da Mata Atlântica, essa árvore aprecia um clima mais tropical, ou mesmo subtropical. Mas, também tolera um pouco de frio, contanto que seja moderado.

A multiplicação dessa planta tanto pode ser feita através de sementes (mas que, ao mesmo tempo, possui baixa taxa de germinação), como também pode ser realizada por meio de estaquia de ramos que sejam semi-lenhosos. Essa última forma de propagação é ótima para a formação e comercialização de mudas dessa planta.

Algumas Curiosidades a Respeito Da Quaresmeira

Quaresmeira Azul
Quaresmeira Azul

Também conhecida como cuipeúna, manacá-da-serra, flor-de-maio, flor-da-quaresma, jacatirão-de-capote e pau-de-flor, essa árvore só em encontrada em mata chamadas de secundárias, e em algumas ocasiões, pode chegar a dominar a paisagem do local por completo, atingindo facilmente uma longevidade de até 70 anos.

A quaresmeira possui esse nome tão peculiar justamente porque a sua floração mais intensa acontece próxima à Quaresma. Coincidentemente, a cor símbolo da Páscoa é o roxo, justamente a mesma tonalidade padrão das flores que compõem essa árvore.

Existem muitas espécies de quaresmeiras espalhadas por aí. Entre as mais conhecidas estão a quaresmeira-roxa (de nome científico Tibouchina granulosa), a quaresmeira-rosa (cujo nome científico é T. stenocarpa) e o manacá-da-serra ou simplesmente manacá-paulista (que possui o nome científico T. mutabilis).

Quaresmeira Rosa
Quaresmeira Rosa

Trata-se também de uma planta que está associada a muito folclore em outros países. No Hemisfério Norte, por exemplo, ela é conhecida pelo nome de “olmo”, e acredita-se que ela tenha o poder de proteger quem estiver próximo a ela de raios.

Já na Inglaterra, especificamente, ela é associada a duendes, enquanto que na mitologia teutônica, a primeira mulher que andor sobre a Terra foi feita de uma quaresmeira pelos deuses.

Aqui no Brasil, a ocorrência natural dessa planta se dá mais nos seguintes estados: Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

Algumas Semelhanças Entre a Quaresmeira E O Manacá

Tanto o manacá quanto a quaresmeira são plantas que dão lindas flores e que são oriundas de nossa Mata Atlântica. Elas pertencem à mesma família da Melastomataceae, que, no geral, reúne outras tantas espécies, mais estes dois tipos aqui são alguns dos tipos mais comuns e mais apreciados.

Manacá da Serra no Jardim
Manacá da Serra no Jardim

As folhas e flores de ambas as plantas são bastante semelhantes na forma e na coloração, possuindo certa rusticidades. Ambas também se adaptam bem a solos considerados pobres em nutrientes, sendo recomendadas, por essa peculiaridade, para o replantio em áreas que foram devastadas de alguma forma.

Justamente por essa razão possuem um grande valor ornamental, podendo ser usadas em diversas composições de decoração, como em maciços ou de maneira isolada em jardins.

Contudo, os manacás se diferenciam das quaresmeiras por conta da coloração de suas flores, que, a partir dop momento em que se abrem, possuem uma coloração branca, e um dia após, ficam na cor lilás, e, finalmente, no terceiro dia, ficam roxo-violáceas.

As quaresmeiras, por sua vez, têm apenas o centro branco, ficando de uma coloração vermelha logo após a visita de qualquer inseto que venha polinizá-la. Já a quaresmeira rosa que conhecemos também foi conseguida por meio de  mutações, não sendo uma flor de coloração originalmente natural.

Última Curiosidade Dessa Flor Que Começa Com a Letra “Q”

Como já dissemos anteriormente na comparação dessa planta com o manacá, as suas flores mudam de cor. Mas, por que isso ocorre? Bem, essa mudança tem total a ver com a questão da polinização que ela recebe de insetos. Essa modificação na coloração é para atrair abelhas e outros polinizadores com mais frequência.

Trata-se, portanto, de uma estratégia de sobrevivência da quaresmeira, que conseguiu fazer uma estratégia para que a sua propagação natural fosse melhor realizada.

E, estas aqui são as características e as curiosidades de praticamente a única flor em língua portuguesa cujo nome começa com a letra “Q”. Uma única planta, inclusive, que realmente é interessante, e cujas histórias são bem curiosas.

Veja também

Flores que Começam com a Letra T: Nome e Características

As flores são um dos maiores presentes que a natureza pode nos proporcionar. Elas encantam …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *