Home / Plantas / Ficha Técnica da Flor Narciso: Raiz, Folhas e Caule

Ficha Técnica da Flor Narciso: Raiz, Folhas e Caule

As flores podem ter muitas utilidades para as pessoas, o que depende bastante de quem as cria e de quais são os objetivos dessa pessoa. Ademais, há flores mais voltadas para a produção de chás e remédios naturais, enquanto outras podem servir melhor para a decoração.

No caso da flor narciso, o mais natural é que essa planta seja usada para a ornamentação de ambientes, pois o seu amarelo forte das flores faz com que o cenário ganhe mais cor e vida. Porém, no Brasil a flor narciso não consegue se adaptar tão bem, mostrando alguns traços da sua beleza apenas no inverno e, ainda assim, só em algumas partes do país. Na realidade, a região Sul do Brasil é a melhor para criar a flor narciso, muito comum na Europa e ainda em parte da Ásia.

Portanto, mesmo que você ache a narciso muito bonita e útil para o seu dia a dia, enfeitando seu jardim, se certifique de que a planta pode crescer no local onde você mora. Ademais, há muitos outros detalhes sobre a flor narciso que merecem atenção e podem ajudar a entender melhor como se dá o crescimento dessa cultura tão bela.

Ficha Técnica da Flor Narciso

A flor narciso é muito bonita, mas para criá-la de forma adequada é necessário se manter atento a alguns detalhes. Antes de tudo, a planta é característica de climas frios e não se adapta bem ao clima do Brasil. Assim, você apenas terá boas chances de ver a sua flor narciso crescer e dar flores se morar na parte Sul do país.

Dito isso, vale lembrar que a raiz da flor narciso é muito curta, pois a planta costuma ter apenas de 10 a 30 centímetros de altura. Assim, as raízes não são capazes de acumular grande tanta água, sendo menores e menos profundas. É bom realizar o plantio no jardim ou em vasos. Já o caule da flor narciso é relativamente grosso e resistente, sobretudo para o esperado em uma planta tão pequena.

Flor Narciso

Dessa maneira, embora não seja capaz de suportar ventos incrivelmente fortes ou chuvas torrenciais, o caule da narciso pode se manter forte por um longo tempo. Por fim, as folhas da flor narciso caem bastante ao longo do tempo, tendo ciclos definidos para tal. Em geral, uma folha cai quando o caule já está ficando mais fraco, então mantenha a atenção em ambos.

Solo, Luz e Cultivo da Flor Narciso

A flor narciso é muito boa quando se trata de solos. Consequentemente, essa é uma planta que gosta de quase todos os tipos de solos, não sendo capaz de sobreviver bem apenas àqueles solos mais encharcados e pesados. Isso se dá pelo risco alto de apodrecimento do bulbo quando a flor é cultivada em solos muito úmidos. Vale lembrar que, quando o bulbo apodrece, as chances de a planta morrer passam a ser muito grandes.

Já em relação ao nível de luz para a narciso, o mais indicado é que a planta receba luz de forma indireta. Isso quer dizer que a flor narciso deve permanecer à meia sombra, abaixo de alguma planta maior, para não pegar o sol mais forte do dia diretamente. Por fim, em relação ao cultivo de uma forma mais geral, a flor narciso não requer cuidados tão especiais.

O seu bulbo pode ser plantado durante todo o ano, embora seja mais aconselhável fazer isso pouco antes do inverno, para que a flor possa ganhar força ao longo do período mais frio. Mas trate de realizar o plantio em um local definitivo, pois é necessário que o bulbo seja capaz de aderir bem ao solo, então as trocas frequentes são um enorme problema para a flor narciso.

Mais Informações Sobre a Flor Narciso

A flor narciso é muito fácil de plantar, desde que a sua cidade tenha clima frio, com temperaturas mias baixas. Porém, você sabe ao certo o porquê de a flor narciso apenasse dar bem em climas frios? Na realidade, essa planta possui um bulbo e esse bulbo precisa de descanso em certa época do ano.

No inverno, o bulbo pode descansar para ganhar força e, logo em seguida, oferecer belas e fortes flores para o seu jardim. Dessa forma, muitas pessoas já tentaram e ainda tentam fazer a narciso pegar em certos locais mais quentes do Brasil.

Flores de Narciso

Todavia, isso é quase impossível – talvez você faça a flor ganhar algum tom de beleza no inverno, mas ela não demorará a morrer. Assim, a flor narciso pode ser plantada em vasos ou em jardins, a depender da sua preferência. Vale lembrar que a planta é muito usada na Europa, então é mais comum que o uso da narciso nos jardins siga o padrão europeu.

Mito da Flor Narciso

A narciso é uma das plantas mais famosas de todo o mundo. O mito da flor aponta que Narciso era um homem muito fascinado pela sua própria beleza, não encontrando nenhuma mulher capaz de atender aos seus requisitos e ser merecedora do seu amor. Portanto, com o tempo, Narciso passou a se olhar nas águas dos rios ou de qualquer outro lugar que pudesse, justamente para contemplar a sua grande beleza.

Para se ver, Narciso tinha de se inclinar em direção ao rio, e assim ele se apaixonou pelo seu reflexo. No fim das contas, impossibilitado de casar consigo mesmo, Narciso se matou. O curioso é que a flor narciso nasce justamente perto de rios em alguns locais da Europa e se curva em direção à água, como se quisesse olhar para si mesma.

Assim, como a planta brota para baixo, a lenda de Narciso ganhou força em relação a essa flor. Em todo caso, com ou sem mito, a verdade é que o amarelo da flor narciso realmente é muito belo e merece ser contemplado pelas pessoas. Capaz de dar um toque a mais de beleza aos jardins, a flor narciso está, facilmente, entre as mais bonitas de toda o planeta. Agora que você já conhece a história por trás do nome da flor narciso, que tal plantar uma?

Veja também

Frutas que Começam Com a Letra o: Nomes e Características

Essa lista com algumas das espécies frutíferas que começam com a letra O revela-nos algumas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *