Home / Plantas / Couve Flor Nome Científico

Couve Flor Nome Científico

Comer de forma mais saudável tem sido uma vontade e necessidade cada vez maior nas vidas das famílias. Com a internet proporcionando informações sobre os alimentos que estamos ingerindo, percebemos que não estamos nos alimentando de uma forma muito correta e que venha a nos ajudar.

Adicionar produtos naturais em sua dieta é o primeiro e um dos mais importantes passos para essa vida. Legumes, verduras, hortaliças, frutas e alguns outros estão na base principal dessa vida. O problema muitas vezes é introduzi-los para crianças ou adultos que quase não tiveram contato com esses alimentos.

Dependendo do alimento, as pessoas podem chegar a se confundir se aquilo é uma verdura, legume e até mesmo hortaliça. A couve flor é uma delas. Tem gente que chama de legume, outros de verdura. Mas no final das contas, a couve flor é uma hortaliça. Chocante, certo? Uma hortaliça muito rica. Por isso, no post de hoje iremos falar um pouco mais sobre ela, como seu nome científico e benefícios.

Couve Flor e Suas Características

A origem dessa planta é lá da Ásia, pegando também a Costa do Mediterrâneo e a parte da Costa Ocidental Européia. Ela é uma planta herbácea, ou seja, que parecem com um arbusto. Elas são anuais, que germinam e florescem em um período de um ano. Seu tamanho não chega a passar de 60 centímetros, com largas folhas alongadas de uma coloração verde-acinzentada.

Seu peso pode chegar em mais de 2 quilogramas, mas raramente passa muito disso. Se você observar, a couve flor é volumosa, mas não tão pesada. Quanto mais fértil e melhor a terra em que a planta está se desenvolvendo, maior tende a ser a couve flor. Essa, possui uma coloração branca meio creme, que é a parte comestível, também chamada de cabeça.

A variedade de couve flor faz com que cada uma precise de um ambiente diferente para a sua inflorescência. Algumas precisam de uma temperatura baixa, chamadas de couves-flores de inverno. Já outras são do plantio no verão. Quando elas são invertidas e não têm suas necessidades adaptadas, crescem pequenas, que acaba não tendo muito valor comercial.

Nome Científico da Couve Flor

Couve Flor Roxa
Couve Flor Roxa

Couve flor acaba sendo um nome popular que a gente costuma colocar para facilitar nossas vidas. Para biólogos e cientistas, é necessário ter um nome que indique mais sobre as informações daquele ser. É aí que o campo da biologia chamado taxonomia entra.

A taxonomia identifica e classifica cada ser vivo existente, em reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie, sendo esses dois últimos os utilizados para o nome científico. O gênero é aquele que agrupa indivíduos que possuem características parecidas. E a espécie é o que agrupa os indivíduos que são bem mais parecidos.

No caso da couve flor, seu nome científico é Brassica oleracea. O gênero Brassica é valorizado por suas raízes, flores e gemas. E a espécie oleracea é a mesma das couves. Por isso, couve flor para nós ficou mais fácil de pronunciar, e não é nada errado cientificamente.

Benefícios da Couve Flor

As hortaliças são alimentos muito conhecidos devido os seus mais diversos benefícios para nosso corpo. Ao escolher uma couve flor, você estará melhorando ainda mais sua dieta, logo sua saúde. Procurar por couves-flores frescas e orgânicas é o primeiro passo. Evite as que estejam molengas e com manchas amarelas e amarronzadas.

Quando armazenadas de forma forma correta, podem durar por cinco dias na geladeira. Vamos então observar alguns de seus grandes benefícios para nós:

  • De primeira você nota que ela ajuda na saúde do coração, por possuir sulforafano. Essa substância aumenta as defesas antioxidantes, protegendo nossos vasos sanguíneos.
  • Possui muitos nutrientes anti-inflamatórios, o que ajuda na regulação do sistema imune. Isso está conectado diretamente com os problemas de coração, assim como também na diabetes e obesidade.
  • Também nessa área, a couve-flor traz uma sensação de saciedade. Ajudando no emagrecimento de forma correta.
  • Previne o câncer. Como sabemos, existem diversos tipos de câncer, e por possuir indol-3-carbinol, ele ajuda a evitar 4 tipos de câncer, sendo eles: o de mama, endomentrial, cervical e de próstata. O sulforafano, que ajuda no coração, também pode ser um grande aliado contra o câncer.
  • Ajuda no controle do sistema digestivo. Por possuir muita água, evita a constipação, mantendo todo o sistema trabalhando bem.

  • Também é capaz de ajudar na desintoxicação do sistema. Excretando toxinas ruins para seu corpo.
  • É extremamente rica em minerais e vitaminas, como a vitamina C, B6, ácido fólico, manganês e outros nutrientes importantes necessários diariamente para o funcionamento correto do nosso corpo.
  • Fonte de colina, uma vitamina não muito conhecida por quem não está na área biologia, mas que ajuda muito na saúde do cérebro. A couve flor é cheia, e ajuda com o sono e a memória.
  • É rico também na vitamina K, que ajuda a deixar os ossos mais fortes e evitar a osteoporose.

Deu para perceber o quanto de coisa boa tem em uma simples hortaliça. Ela pode ser inserida de diversas formas, seja crua na salada, assada, cozida com outros legumes. Fácil de adaptar ao seus gostos diários e que trarão muitos benefícios no futuro. Esperamos que o post tenha servido para o seu propósito, de ensinar um pouco mais sobre a couve flor. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e deixe também sua dúvida, ficaremos felizes em responde-la. Leia mais sobre outros alimentos e assuntos da biologia aqui no site.

Veja também

Como É a Flor da Gardênia? O Que Ela Representa?

Em todo o mundo, as flores, além de sua beleza, escondem significados e mensagens inconfundíveis; …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *