Home / Plantas / Pitanga Araçá Rosa: Fotos e Características

Pitanga Araçá Rosa: Fotos e Características

Você sabia que existem algumas espécies bem interessantes da nossa popular pitanga? Pois bem, e uma delas é a chamada pitanga araçá rosa, uma árvore muito fácil de plantar, cujo fruto é delicioso, tanto quanto uma goiaba, por exemplo.

Bem, esse será o tema do nosso próximo texto.

Características Básicas da Pitanga Araçá Rosa

De nome científico Psidium cattleianum, essa árvore, na verdade, tem diversos nomes populares: araçá-amarelo, araçá-vermelho, araçá-de-comer, araçá-comum, araçá-de-coroa, araçá-da-praia, araçá-do-campo, araçazeiro, araçaeiro ou simplesmente araçá, mesmo. Pertence à mesma família da jabuticaba e da goiaba. Por sinal, o próprio nome “araçá” vem do tupi, e significa “planta que tem olhos”, numa alusão clara às suas sépalas, que mais parecem olhos de algum animal. Trata-se de uma árvore de pequeno porte, cuja altura máxima pode chegar a 9 metros, com uma copa bem rala. A sua ocorrência no Brasil se dá desde a Bahia até o Rio Grande do Sul, sempre na Mata Atlântica, sendo que, na verdade, ela é originária da África, mais especificamente, de Angola.

Sendo uma planta perenefólia, ou seja, que mantém as suas folhas durante o ano inteiro, a araçá rosa costuma se dar muito bem em ambientes com bastante umidade e iluminados. Seu tronco é tortuoso, possuindo cascas bem lisas, que acabam descamando em placas finas. Já as folhas são coriáceas e glabras (não apresentando pelos, tricomas ou estruturas similares na sua superfície externa), e medindo até 10 cm de comprimento.

As flores dessa planta, por sua vez, são axilares, solitárias e brancas, florescendo de junho a dezembro. Já os frutos são bagas arredondadas, que podem ser verdes ou amarelos (há até variedades vermelhas, inclusive), e que são coroados com um cálice persistente, cuja polpa é esbranquiçada e bem suculenta. Nesse sentido, esse fruto se assemelha a uma goiaba pequena e de sabor um pouco mais azedo e ácido, apesar da semelhança na polpa, que também é macia. As suas sementes são dispersas por animais de vários tipos, especialmente, pássaros silvestres.

A frutificação se estende por um período longo de tempo, acontecendo durante a primavera e o verão. São frutos bastante ricos em vitamina C, e que podem tanto ser consumidos in natura, quanto de outras formas, como, por exemplo, na fabricação de sucos, sorvetes e doces. Isso sem contar que esse tipo de pitanga é muito apreciado pela fauna silvestre.

Em termos de habitat natural, por ser uma árvore que prefere ambientes bastante iluminados, não é encontrada no interior de matas primárias. Na natureza, é localizada com frequência em florestas ombrófilas densas e restingas, mas também podem crescer em cerrados, matas litorâneas de tabuleiro e no Planalto Meridional. A sua preferência também é por índices de chuvas que fiquem entre 1.200 a 3.100 mm anuais, com uma umidade do ar que seja, mais ou menos, entre 75 e 80%. Também gosta de solos arenosos e ricos em material orgânico.

De Que Forma Plantar a Pitanga Araçá Rosa?

O cultivo doméstico dessa planta é geralmente feito com bastante sucesso, apesar de ser uma planta um tanto frágil, e do consumo do seu fruto ter que ser bem rápido, pois ele é muito perecível. Antes do plantio, porém, certifique-se de que o local é ensolarado, ao mesmo tempo em que o solo seja rico em matéria orgânica. Outra recomendação importante é que o plantio dessa árvore seja feito a partir de tutor de bambu ou então eucalipto, para que a condução da muda seja feita de maneira mais adequada. Não se esqueça, inclusive, de amarrar a muda com cordão de algodão em formato de 8.

Na cova em que ocorrerá o plantio, você irá cavar o dobro da medida que é o torrão, colocando adubo animal (seja de gado ou de ave) bem curtido, além de um composto orgânico formado por folhas vegetais decompostos. Já as laterais deverão ser preenchidas com mais composto orgânico, fazendo uma rega considerável logo depois. Inclusive, o recomendável é regar por, pelo menos, uns 10 anos seguidos (caso não chova).

Todo ano, seja no inverno, seja no período das chuvas, a adubação de cobertura pode ser feita tranquilamente com composto orgânico, mais um pouco de adubo animal curtido, tudo ao redor da muda, e regando muito bem logo em seguida. Por sinal, como recomendação, um dia antes do plantio, é preciso umedecer o solo para que os nutrientes possam ser melhor absorvidos.

Por ser uma árvore de pequeno porte, ela se torna ideal para pomares domésticos, já que não exige grandes espaços para que cresça saudável. Isso sem contar que ela ainda possui a capacidade de atrair uma gama bem grande de passarinhos silvestres, e por esses motivos, é o tipo de árvore perfeita para fazer a recuperação de áreas degradadas. Ainda serve como árvore frutífera em calçadas, facilmente.

Propriedades da Pitanga Araçá Rosa

Pé de Pitanga Araça Rosa no Vaso
Pé de Pitanga Araça Rosa no Vaso

Esse tipo de pitanga, apesar do tamanho diminuto, possui propriedades medicinais bem fortes. Começando pelo fato de que o seu fruto tem ação calmante, diurética e anti-inflamatória, podendo ser usada para combater inflamações de origem bucal e gastrointestinal. Fazer uma infusão de folhas com brotos é indicado para o tratamento de diarreias e hemorragias. Inclusive, não somente a fruta, mas as folhas e as flores são medicinais.

Além de ser rica em vitamina C, esse araçá também possui cálcio, ferro, fósforo e vitaminas A e B. Isso, além de conter antioxidantes, carboidratos e proteínas. Além disso, o óleo essencial dessa fruta possui atividades antimicrobianas, tem também um alto teor de carotenóides e antocianinas.

A riqueza nutricional desse fruto é tamanha que ele pode ser usado, tranquilamente, tanto na prevenção, quanto no tratamento da osteoporose, além do excesso de ácido úrico, a retenção de líquidos e na anemia, bem como no tratamento da prisão de ventre e do esgotamento de ordem física. Porém, é bom ficar atento, pois aquelas pessoas que têm intolerância a salicilatos (a famosa aspirina), devem ingerir essa fruta com bastante moderação.

Só que essa árvore não apenas dá frutos, folhas e flores com propriedades medicinais, mas a sua madeira também é bastante usada na construção civil, em cabos de ferramentas, ou mesmo servindo para lenhas e carvões.

Veja também

Arroz Tem Glúten ou Não? É Bom Para Emagrecer?

Uma pessoa pode ter um estilo de vida sem glúten porque tem doença celíaca, alergia …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *