Home / Plantas / Como Plantar Amor Perfeito Para Lembrancinha? Como Fazer?

Como Plantar Amor Perfeito Para Lembrancinha? Como Fazer?

A flor Amor Perfeito é muito delicada e significa amor duradouro e romântico. Ela vem sendo muito utilizada em decorações de casa e também nos jardins. Entretanto, ultimamente ela vem sendo muito usada na confecção de lembrancinhas, principalmente de casamentos. Assim, apresentamos a seguir como você pode plantar essa linda flor e usa-la em lembrancinhas, confira.

Origem e História da Flor Amor Perfeito

Existem diversas lendas e histórias que buscam explicar a origem da flor amor perfeito. Há uma lenda da mitologia grega que explica a origem da flor e do seu nome. A lenda diz que Zeus se apaixonou por uma jovem chamada Lo. Entretanto Hera, esposa de Zeus, ficou com muito ciúme dele, pois ele já era muito conhecido por suas aventuras amorosas.

Assim, ela transformou a jovem Lo em uma novilha que se alimentava pastando aos seus pés. Zeus, sentindo-se culpado e com pena da jovem que iria comer apenas ervas, criou uma flor com seu nome: Lo, a flor Amor Perfeito. Com o passar do tempo e com a evolução da fonética a flor passou a ser chamada de Viola, que é uma variação do nome amor perfeito. Uma alteração dessa mesma lenda diz que, na verdade, foi Zeus quem transformou a jovem em novilha, para que Hera não descobrisse.

Outra lenda grega fala que Eros, o deus do amor, gostava muito de flores brancas. Afrodite, querendo proibi-lo de tal veneração, para irritar Eros e para que ele se desinteressasse das flores, coloriu-as de três cores, que são as cores do amor perfeito.

Já na história, existem evidências de que a flor amor perfeito era usada há muitos anos:

  • Na Grécia Antiga a flor era muito valorizada e usada como medicamento. Os gregos usavam coroas com essa flor para combater enjoos e dores de cabeça, além de acalmar a ira. Também os chineses a usavam para os mesmos fins.
  • Entre o povo romano e o povo celta, o amor perfeito era usado para fabricar cosméticos e perfumes.
  • Na Inglaterra chegou a ser usado até para fazer poções do amor. Lá, eles acreditavam que ao colocar um pouco da poção nos olhos de alguém que tivesse dormindo, essa pessoa, ao acordar, se apaixonaria pela primeira pessoa que visse. Inclusive, dizem que a flor foi a inspiração de Shakespeare para escrever “Sonhos de uma noite de verão”.
    Flor Amor Perfeito Características
  • Na França, recebeu o nome de Pensée, que quer dizer pensamento, e era associada com o amor. Lá, quando um homem ia viajar, dava essa flor para sua namorada para mostrar que não esqueceria dela, desse modo, a flor está associada ao pensamento, à reflexão e também as recordações de amor.

Características e Simbologia da Flor Amor Perfeito

Amor perfeito significar amor romântico e duradouro. Seu nome cientifico é viola × wittrockiana e Viola tricolor. A flor veio da Ásia e da Europa e hoje é cultivada de forma híbrida.

Por diversas vezes, a flor é descrita como uma flor de rosto, devido suas pétalas formarem um padrão que remete a uma face. Apesar da grande quantidade de combinação de cores, basicamente há 2 tipos: os de centro escuro com bordas claras e os de uma só cor.

Muito delicada, a flor amor perfeito é composta por de três cores. Devido a essa combinação, também é conhecida como “erva da trindade”, se referindo a Santíssima Trindade. As diversas combinações de cor variam entre branco, amarelo, laranja, vermelho, marrom, tons de azul e roxo e muitos outros tons, que tornam a flor ainda mais especial.

A flor é uma planta rasteira que atinge entre 15 e 30 centímetros de altura com flores de aproximadamente 1,5 centímetros de diâmetro. É uma flor bienal, ou seja, vive por até dois anos. Ela prefere climas mais frios e sombra, enquanto que em épocas de maior calor elas perdem o vigor. Por isso, elas florescem entre abril e setembro em solos neutros ou ácidos.

A flor representa o amor de mãe, que é infinito, nunca se acaba. Por isso, e muito usada como presente no dia das mães. A flor também simboliza a glorificação do trabalho e na mitologia grega é dedicada a deusa da sabedoria, das artes e da estratégia militar, Atena (Minerva).

Como a Flor é Usada

Durante muito tempo, a flor era usada para fabricação de medicamentos e cosméticos. Inclusive, os romanos e os gregos usavam-na em loções de beleza e perfume e os chineses a usavam para prevenir dores de cabeça. Isso fez com que, ainda nos dias atuais, a flor seja muito usada na indústria de cosméticos, principalmente em produtos que combatem ressecamento, estrias e rugas.

Devido ao seu sabor, que é um pouco adocicado, a flor também é bastante usada na culinária, na fabricação de tortas e doces, sobremesas e saladas de frutas. Se cultivada sem produtos químicos, ela pode ser incluída em diversos outros pratos, além de ser muito usada para enfeitar diversos pratos, como saladas e sobremesas.

Nada obstante, o amor perfeito já foi usado no tratamento de diversas doenças, como agente terapêutico, entre elas:

  • Reumatismo
  • Eczema infantil
  • Debilidade nervosa
  • Infecções cutâneas
  • Cansaço
  • Doenças cardíacas
  • Doenças nervosas
  • Icterícia

Além disso, a flor misturada com mel também é usada para criar uma pomada que ajuda na cicatrização de feridas. Também pode ser usada como expectorante e fortalecedor dos vasos sanguíneos além de ser muito bom para limpeza de pele. Ainda pode ser usado em loções capilares, ajudando contra a queda de cabelo.

Como Preparar a Terra Para Plantar Amor Perfeito

Como a flor amor perfeito é bastante resistente, fica ótima plantada entre outras flores, como as tulipas, ou ainda em vasos com borda.

Antes de plantar suas flores, defina se vai plantá-las ao ar livre ou fechado, bem como se é a melhor época do plantio, pois, conforme o clima de onde você mora, elas podem florescer todo o ano. Entretanto é preciso evitar que elas floresçam no calor forte, pois podem prejudicar a planta.

Temperatura

O melhor momento para plantar as sementes da flor amor perfeito é no outono ou no final do inverno. Assim, evita-se as temperaturas muito frias do inverno, bem como o calor forte do verão e tendo a floração no começo da primavera. Dependendo de onde você mora e o inverno for menos intenso, pode acontecer de a flor florescer durante toda a estação.

Desse modo, para saber qual a melhor época de plantio na sua região, procure informações sobre o bioma do local na internet, como por exemplo no site da cidade.

Ambiente

Independentemente se você está plantando suas flores no jardim ou em vasos, procure um lugar em que haja sol e com uma parcialidade de sombra, como por exemplo perto de árvores e arbustos. É importante salientar que excesso de sombra pode prejudicar no desenvolvimento da flor, tornando-as menores e “magras”.

Outro ponto importante a ser considerado é não plantar a flor amor perfeito no mesmo lugar por três anos consecutivos, pois o local pode estar com fungos acumulados no solo, o que pode vir a matar sua planta. É bom deixar a terra vazia por um ano, fazendo com que possíveis fungos pereçam.

Tipo De Solo

O cultivo do amor perfeito deve ser em terra com temperatura entre 8°C e 18°C. Temperaturas menores que isso pode prejudicar no crescimento. Você pode medir a temperatura do solo com um termômetro específico, se desejar. Caso não tenha, procure cultivar as flores no outono ou depois das geadas do inverno, quando o clima estiver mais ameno.

Estufas podem ajudar quanto a temperatura do solo e são bem úteis quando se está plantando a flor em temperaturas mais baixas. Como a flor pode ser cultivada em ambiente fechados, é preciso deixa-las próximas a uma janela para receber a luz do sol, além de ser regada com frequência e estar plantada em algum vaso com drenagem boa.

Preparo Do Solo

Para o plantio de amores perfeitos é preciso preparar o solo. Por isso escolha uma terra que seja rica em nutrientes e tenha boa drenagem. Além disso, é bom adicionar esterco animal, compostagem ou adubo para umedecer o solo e reduzir o risco de doenças, além de torná-lo melhor.

Se estiver renovando um canteiro antigo, retire toda as flores velhas que estão na terra, a fim de evitar que sejam transferidas doenças das plantas antigas. Se for solo novo, apenas escave para deixar a terra mais solta. Em seguida, adicione a compostagem e adubo ou esterco para compor o solo. O material orgânico deve compor até 25% do total do solo. Depois misture a terra com os materiais orgânicos para soltar o solo e deixa-lo mais fértil. Lembre-se que a terra não pode ter pedras e torrões, por isso é preciso misturar bem para deixa-la bem solta. Feito isso, regue o canteiro para deixa-lo pronto para o plantio.

Se estiver plantando em ambiente fechado, use recipientes fundos, com 25 a 30 centímetros de profundidade. Verifique também se os vasos possuem furos para drenar a água e coloque um prato embaixo do vaso para não escorrer água nos ambientes. O preparo do solo acontece da mesma forma do canteiro, através da mistura da terra com os materiais orgânicos a fim de deixar a terra macia, além de regar antes de plantar.

Como Plantar Amor Perfeito

Você pode comprar as sementes de amor perfeito e semear ou ainda optar pela muda e plantá-la em vasos ou canteiros.

O ideal é plantar as sementes de amor perfeito em uma sementeira, mas também é possível plantá-las em solos ao ar livre, porém não sendo tão fácil brotar quanto na sementeira. Então, a sementeira é melhor, porém é preciso lembrar que ao plantar nela você precisará de vasos suficientes ou de um canteiro pronto para mudar as mudinhas quando começarem a crescer, o que acontece em aproximadamente duas semanas.

Se for plantar diretamente no solo, deixe um espaço de 14 a 20 centímetros entre cada planta. Esses espaços permitem a melhor circulação de ar entre elas e também no solo, evitando o surgimento de ácaros que possam danificar o canteiro. Inclusive, você pode plantá-los em colunas, tornando mais fácil a identificação de cada muda caso queira muda-las de lugar e também ajuda na hora de capinar.

Independentemente se você está plantando seus amores perfeitos ao ar livre ou em ambiente fechado ou se está plantando sementes ou mudas, sempre regue o solo antes e depois do plantio. Isso faz com que a semente ou a planta se funda com o solo.

Quando plantar as sementes, cubra-as com 3 milímetros de terra antes de regar novamente para que a semente fique “presa” ao solo. Além disso, é recomendado alguns passos para garantir que haja umidade suficiente para as sementes brotar:

  • Cobrir a sementeira, vaso ou canteiro com uma sacola branca ou qualquer plástico branco, serapilheira úmida ou papel alumínio para manter a umidade dentro e a luz e calor fora. Fazer isso de 5 a 8 dias, que é quando as sementes começam a germinar.
  • Proteger os brotos com um dossel que fique aproximadamente 30 centímetros acima do canteiro. Se for na sementeira ou vaso, basta colocar longe da luz do sol até o desenvolvimento das primeiras folhas. Dentro de casa, um bom local seria um armário fresco ou porão.
  • Depois que surgirem as folhas, se as plantas estiverem na sementeira, essa é a hora de muda-las para o vaso ou canteiro.

Sempre verifique o solo onde foram plantados os amores perfeitos, pois se estiver muito seco, as flores podem morrer e se estiver muito úmido podem apodrecer. Por isso, é preciso cuidar e manter a umidade no canteiro, porém sem demasia. Você pode verificar isso pressionando o dedo na terra, que deve estar úmida. Se perceber que a terra está muito seca, regue-a um pouco de manhã cedo. Se estiver muito molhada, elimine a água pressionando os dedos na terra.

Se tiver coberto as sementes com a sacola, não precisa regar, mas é bom acompanhar diariamente para verificar a qualidade do solo.

Depois que os brotos se desenvolverem, e tiverem entre seis e oito folhas, plante-os no seu lugar permanente. Antes disso, considere se o clima está adequado para isso. Se estiver, primeiro separe as mudas e espalhe suas raízes antes de replantá-los. Plante-as em seu lugar permanente, com distância de 14 a 20 centímetros cada uma. Depois de plantadas, regue-as para recuperarem a umidade e se fundir com a terra.

Como Cultivar Amor Perfeito

O cultivo da flor amor perfeito requer alguns cuidados. O principal deles é o fornecimento de água para as plantas, principalmente durante a primavera e o verão, onde é recomendando regar uma vez por semana, na parte da manhã.

Em dias muito secos é preciso regar com mais frequência, talvez até diariamente, para garantir o bom desenvolvimento e a hidratação da planta. Já em épocas de chuva, como no outono, a chuva faz o trabalho por você. É orientado regar de manhã, pois a temperatura é mais baixa e também a água prepara a planta para o calor do dia. Inclusive, durante o dia essa água seca, evitando o desenvolvimento de possíveis fungos.

Também é muito importante o uso regular de fertilizantes, pois eles fornecem diversos nutrientes e ainda garantem que a flor cresça mais forte e saudável. O melhor momento para usar fertilizantes é quando é trocada a planta da sementeira para o lugar permanente em que vai ficar. Procure por fertilizantes orgânicos, com baixo nível de nitrogênio, sem nitratos, pois esses elementos podem apodrecer a planta.

Também é preciso proteger a flor amor perfeito contra as geadas, pois o congelamento e descongelamento com frequência pode prejudicar a planta. Por isso, você pode cobri-las com palha, ramos de pinheiro, treliça ou até com uma manta geotêxtil branca, para protege-las da variação de temperatura no inverno.

Ao cobrir a planta, você ajuda a manter a umidade do solo, bem como a reter o calor. Em casos de geadas e frio abaixo de 0°C, as plantas são danificadas e podem até morrer. Agora se você mora em algum lugar com invernos menos intensos, pode ver a planta até florescer ao longo da estação.

Cuide sempre dos seus amores perfeitos, removendo folhas e folhas mortas com frequência. Assim, a planta irá crescer mais forte e maior, além de aumentar o período de florescimento. No inverno a planta murcha e encolhe para se proteger do frio. Esse processo é normal e não tem necessidade de remover as partes murchas.

Amor Perfeito Para Lembrancinhas

O tempo passa, mas mesmo assim as lembrancinhas de casamento e aniversário continuam em alta. Além disso, cada vez mais as pessoas estão sendo criativas na hora de presentear seus convidados. As flores amor perfeito são um exemplo e além de muito bonitas, são úteis e trazem um significado todo especial, principalmente para casamentos.

Outro ponto a ser considerado é moda do “faça você mesmo” (ou DIY), onde as pessoas pegam a ideia e fazem sozinhas suas lembrancinhas. A de amor perfeito é muito fácil de fazer e você pode dar a plantinha ou até mesmo as sementes para os convidados. Vamos mostrar aqui para você as duas opções.

Sementes de Amor Perfeito Para Lembrancinhas

Para montar uma lembrancinha com sementes de amor perfeito você vai precisar de:

  • Papel para a mensagem
  • Papel com gramatura maior nas cores de sua festa
  • Saquinhos pequenos para colocar as sementes. Pode ser do tipo “zip lock”
  • Fita de cetim ou brilhante nas cores da sua festa
  • Sementes de amor perfeito
  • Fita dupla face
  • Cola em bastão
  • Furador de papel.

Como fazer:

  1. Corte o papel de gramatura maior em pedaços com cerca de 21×12,5 centímetros. Corte o outro papel um pouco menor, com 13,5×11,5 centímetros. O papel maior é para fazer a embalagem e o menor para você fazer a mensagem que vai dentro da embalagem.
  2. Dobre uma das pontas do papel maior de uma forma que sobre uma aba de 1,5 cm aproximadamente. Em seguida dobra a outra ponta, fazendo com que ela fique embaixo da aba menor, para então encaixar as duas pontas.
  3. Cole o papel menor centralizado dentro da embalagem que você montou. Cuide para que o papel não fique embaixo da aba, o que pode atrapalhar para leitura da mensagem. Se não quiser usar o papel, você pode imprimir a mensagem direto no papel maior, deixando a lembrancinha mais delicada.
  4. Coloque uma quantia de sementes no saquinho plástico e com a fita dupla face, cole o saquinho dentro da embalagem. Procure colar bem próxima a dobra da aba para não aparecer
  5. Faça dois furos na aba, um do lado do outro. Faça com que o furo pegue a parte da frente da embalagem e a parte de trás, para que você possa passar a fita e deixar a embalagem fechada.
  6. Passe a fita de cetim nos furos e faça um laço. Passe-a de forma que a aba esconda a fita dupla face e a parte de cima do saquinho.
  7. Feche a embalagem, levando a ponta de baixo para baixo da aba.
  8. Decore sua lembrancinha como quiser: cole corações, as iniciais do casal, ou qualquer outro detalhe.

Você também pode usar saquinhos de tecido ou juta para embalar as sementes. Além de ficar lindo é fácil de fazer, é econômico e demonstra sua preocupação com a natureza.

Plantar Amor Perfeito Para Lembrancinhas

A flor amor perfeito é uma ótima lembrança para os convidados. Além de ser linda e romântica devido a suas cores, traz a ideia para que os convidados também “cultivem seu amor perfeito”. Se você quiser plantar essa flor para presentear seus convidados, o primeiro passo é comprar as sementes para que você possa plantar. Isso deve ser feito pelo menos 1 mês antes do evento, para que a planta cresça a tempo.

Para facilitar, você pode plantar as sementes em uma bandeja para mudas, pois assim as mudas ficam separadas e mais fáceis de replantar nos vasos depois. Antes de plantar, prepare a terra, misture algum adubo ou esterco e deixe ela bem solta. Também regue a terra, para que as sementes se desenvolvam melhor.

Em seguida coloque uma pequena quantia de sementes em cada espaço da bandeja e cubra com um pouco de terra. Então regue novamente a terra, para a semente fundir com o solo. Feito isso, cuide da planta diariamente e verifique se a terra está úmida. Entre cinco e oito dias as sementes já começam a brotar. Quando começar a germinar, deixe a sementeira longe da luz do sol, dentro de um armário ou no porão.

Cuide sempre das mudas e quando começar a aparecer as primeiras seis folhas você já pode mudar para o vaso que será usado para a lembrancinha. Essa mudança é importante para que a planta se desenvolva bem. Depois de mudar para o vaso, verifique sempre se a terra está úmida. Se estiver seca, você pode regar e se estiver muito molhada, você deve retirar o excesso de agua, pressionando os dedos na terra.

Com a flor amor perfeito já no vaso, você pode então decorá-lo colocando uma fita de cetim nele. Também pode embrulhar no papel celofane e ainda colocar um cartãozinho agradecendo a presença do convidado ou ainda com alguma mensagem ou orientação sobre os cuidados com a flor.

 

Veja também

Flor de Mel Amarela: Características, Nome Cientifico e Fotos

Hoje durante este texto, você conhecerá uma planta incrível e que é muito procurada no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *