Home / Plantas / Como Fazer Um Jardim Com Pouco Dinheiro

Como Fazer Um Jardim Com Pouco Dinheiro

Passar por um belo jardim, bem cuidado e organizado, cria logo a impressão de que tudo aquilo é bem dispendioso em todos os sentidos, principalmente de tempo e dinheiro. Será que é mesmo possível obter um bonito jardim sem nenhum ônus absurdo de sua energia e recursos?

Considerações Iniciais

Bom, é óbvio que o primeiro passo sempre será a informação. Independente de qualquer coisa, ter um jardim envolve fatores que não podem ser ignorados como aonde plantar, o que plantar, como plantar, que tipo de manutenção será preciso, que tipo de ferramenta é a mais adequada, etc.

Não consideraremos o tema com tamanha riqueza de detalhes pois isso exigiria mais que um único artigo, mas sim uma brochura digital de informações. Ofereceremos, no entanto, etapas simples e considerações iniciais básicas que certamente já lhe fornecerão a informação necessária para dar início a um projeto super.

A partir do que ofereceremos aqui, já terá uma idéia de por onde pode começar a rascunhar esse projeto maravilhoso em seu espaço. E deixamos o incentivo para que aprofunde mais a idéia consultando outros artigos mais específicos sobre cada etapa para preencher as lacunas e concretizar seu propósito.

Criando um Jardim Com Pouco Dinheiro

Ter um belo jardim pode parecer um pouco complicado e caro, mas se você seguir essas etapas que indicaremos a seguir, verá que isso pode ser feito com pouco dinheiro. Realize o projeto de design e criação do seu jardim, dividindo o projeto em fases para que você possa criar gradualmente o jardim dos seus sonhos.

Para fazer pequenos caminhos e passarelas econômicas para o seu jardim, você pode usar cascalho, pedras ou concreto. Se você usar cascalho, recomenda-se usar cascalho pequeno angular, menos de 1/4 centímetro, e evitar pedras arredondadas de cascalho ou outro tipo.

Para fornecer abrigos e pátios , sugerimos que você opte por cadeiras e mesas de baixo custo, como as que podem ser encontradas em centros de bricolagem ou lojas de segunda mão. Os melhores preços para mobiliário de jardim são geralmente em torno do final do verão.

Para fazer um jardim, se você tiver espaço suficiente, você também pode colocar uma fonte de água com circuito fechado , para não desperdiçar água. Será mais econômico. As lojas comerciais oferecem bombas de água e fontes que podem ser instaladas no jardim, no terraço ou no pátio.

Antes de plantar o gramado , certifique-se de que o gramado esteja adaptado ao clima da área onde você mora, pois dificilmente fica bem em climas quentes e secos, por exemplo. Se você mora em uma área com altas temperaturas ou em uma área de baixa umidade, é aconselhável optar por uma alternativa ao gramado.

Você pode criar canteiros de flores com uma mangueira de jardim para obter formas curvas e, em seguida, instalar bordas para melhor defini-las. O solo deve ser enriquecido com composto e outros acréscimos seguindo o conselho preferencialmente de pessoal qualificado.

Árvores, arbustos ou flores nativas devem ser plantadas em sua área para torná-los mais propensos a durar. Além disso, você não gastará muito tempo para ficar em condições ideais. Também é recomendado que escolha plantar plantas perenes.

Você pode adicionar tochas, luzes externas, luzes em postes ou velas para criar um ambiente acolhedor à noite. Existem muitas opções solares que se iluminam à noite sem o uso de eletricidade.

Economizando Tempo e Energia

É realmente possível trabalhar seu jardim sem gastar muito tempo ou energia experimentando os métodos e plantas que farão o trabalho por você.

Nada é mais inteligente no jardim do que deixar as boas plantas fazerem o trabalho por você. Com cobertura do solo perene você economiza capina, plantando flores sazonais e rega. Onde as flores anuais exigem 40 minutos de trabalho por m² por ano, a cobertura do solo leva apenas 5 minutos!

Algumas espécies de plantas costumam se desenvolver autonomamente, à medida que encontram condições adequadas disponíveis. Hortaliças crescem muito bem em um solo soltinho. Para conseguir um jardim de baixa manutenção basta ordená-lo em espaços simples e pequenos, com sementes capazes de prosperar por si só!

Pedrinhas como seixos, cascalhos ou britadas são valiosos auxílio para pessoas que dispõem de pouco tempo pra jardinagem. Além de requerer baixo custo, também oferece um lindo visual natural e funcional. Nossa única sugestão é para que capriche na quantidade. Quanto mais pedras, melhor!

Por fim, quem melhor do que a natureza para nos ensinar como cuidar de nossas plantas com facilidade? Em uma floresta, o solo nunca está nu, não é verdade? A partir dessa observação é que surgiu a técnica da permacultura. Informe-se a respeito pois essa técnica resulta em menor necessidade de rega e fertilizante. Permacultura é a arte de fazer a natureza trabalhar para você.

Caprichando no Visual do Jardim

É claro que quem faz um jardim deseja vê-lo bonito, fica orgulhoso quando seu trabalho é apreciado por outros e isso envolve não apenas criar um mas “adorná-lo” também, decorar seu jardim. Será que é possível isso sem gastar muito também?

Um jardim bonito é acima de tudo um jardim fértil. Mas você não tem que ser um especialista em decoração ao ar livre, para ter um belo jardim. Uma sugestão legal é aproveitar os recursos que você tem à sua disposição.

Por exemplo, você pode muito bem recorrer à reciclagem e usar restos de vegetais, frutas, folhas e plantas para fazer seu próprio fertilizante caseiro. De fato, fertilizar plantas com produtos caseiros é uma boa idéia para economizar dinheiro em seu jardim.

Caprichando no Jardim
Caprichando no Jardim

Outra sugestão a considerar é que, para escolher suas plantas e flores que decorarão o jardim, é válido comprar plantas sustentáveis ??que floresçam em vários ciclos. Neste sentido, não esqueça de levar em conta as características de seu jardim e também o clima de sua região, escolhendo as plantas mais adequadas.

Em vez de usar vasos comerciais tradicionais, você pode usar qualquer tipo de recipiente, como caixas de plástico ou qualquer caixa que você não precise. Mas antes de tudo, não esqueça de adaptá-los para poder usá-los como um pote, limpá-los bem e fazer furos na parte mais baixa.

Artesanato também é uma boa idéia para iluminar e decorar o jardim com poucos meios de uma forma muito criativa. Restaure alguns móveis antigos e use-os como decoração. Pense em todas as coisas que você tem em casa que não usa mais, porque elas podem ser de grande ajuda para decorar essa parte de sua casa.

Considerações Finais

Como deu pra notar, as sugestões sempre envolvem a criatividade pessoal munido de informações adequadas. É mais do que possível ter um lindo jardim e a própria natureza se encarrega de nos ajudar nisso. Comece já a analisar e estudar essa possibilidade aí onde você mora.

Na era atual, as informações surgem em abundante disponibilidade, tornando fácil a expansão de nosso conhecimento para cada situação específica. Basta estar atento, descobrindo aonde encontrá-las e se mantendo sempre atualizado das ótimas dicas que surgem a todo instante.

Aqui mesmo em nosso blog ‘Mundo Ecologia’ estaremos preenchendo vários e vários artigos com temas voltados pra nossa flora, muitas vezes incluindo dicas e sugestões úteis para o seu deleite. Continue seguindo nossas atualizações, filtrando daqui as informações que lhe serão úteis e mãos à obra!

Veja também

Cajueiro Anacardium: Características, Nome Científico e Fotos

O cajueiro (nome científico Anacardium occidentale) é um vegetal pertencente à família botânica Anacardiaceae e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *