Home / Plantas / Como Fazer Muda de Rosa na Garrafa Pet e na Batata

Como Fazer Muda de Rosa na Garrafa Pet e na Batata

Há muitas maneiras ecologicamente corretas de cultivar todo tipo de planta, das mais rústicas às mais elaboradas. É o caso das roseiras, por exemplo. Você sabia que pode plantá-las usando garrafas pet e até mesmo batatas?

Pra quem se interessou, mostraremos, a seguir, o passo a passo desses processos.

Plantando Mudas de Rosas em Batatas

Pra começar, o ideal é que você desinfete um podador e um parafuso usando uma solução de 10% de lixívia diluída em um rácio, onde a proporção deverá ser de 1 parte de lixívia para cada 9 partes de água. Uma boa dica é colocar essa solução em uma garrafa de spray para usá-la para desinfetar as suas ferramentas sempre que precisar.

Bem, agora o próximo procedimento é usar o podador desinfetado para cortar uma secção de uma roseira que esteja devidamente saudável. Essa secção deve ter entre 15 e 20 cm de comprimento. A grande dica está em colocar a estaca que você acabou de cortar imediatamente dentro da água por algum tempo ou já direto na batata, caso já tenha tudo preparado de antemão.

O preparo para esse processo é bem simples. Perfure a batata com um parafuso (ou outra ferramenta semelhante), onde o buraco terá que ter uns 5 cm de profundidade. Esse orifício, inclusive, deverá ter uma largura ligeiramente maior do que a estaca cortada da roseira, pois, assim, evita de você forçar a estaca e quebrá-la. É importante escolher batatas que tenham muita umidade como as batatas branca, vermelha ou, de repente, outro tipo com as mesmas características.

É importante, antes de colocar a estaca na batata, colocar a ponta dela em um hormônio enraizador em pó por algum tempo. Depois, retire-a e sacuda o pó, para, aí sim, colocar a estaca da roseira na batata. Só lembrando que esse procedimento é opcional, e serve apenas para acelerar o processo de desenvolvimento da roseira.

O Que Fazer Com a Estaca da Roseira Agora?

O próximo passo é enterrar a estaca o suficiente para que a terra cubra a batata por completo. Caso prefira, faça isso durante a primavera, quando o tempo ainda não estiver muito quente. No entanto, se for plantar a roseira no outono, o ideal é cultivá-la em um vaso, deixando que cresça no interior de um algum lugar durante o inverno. Nesse último caso, é importante encher o vaso com solo fértil, com uma mistura que seja de partes iguais de musgo, composto e perlita.

Voltando à estaca enterrada com batata e tudo, é aconselhável colocar um suporte do solo, ao lado da estaca, prendendo a ambos, pois assim se facilita o crescimento da roseira na vertical. O suporte pode ser de qualquer tipo de material.

A rega no solo deve ser constante e feita à volta do corte para deixar o ambiente ligeiramente úmido. Detalhe: nunca encharque a terra onde a estaca estiver enterrada. Até mesmo porque a rosa e a batata vão apodrecer caso o solo fique muito molhado.

Logo após algumas semanas, você deve puxar o caule da rosa com cuidado, com o intuito de verificar a resistência da planta e se já estão nascendo as raízes que deixarão a roseira bem fixa ao solo. Caso a planta saia por cima, faça novamente a colocação dela embaixo da terra, e espere mais uma semana para voltar a verificar de novo se raízes estão nascendo.

Quando as raízes se fixarem, é hora de tirar o suporte. Pra ajudar mais, você pode alimentar a sua roseira com fertilizante comercial. E, só lembrando que esse truque vale para todas as espécies de roseiras.

E, Como Plantar muda de Rosa na Garrafa Pet?

Bebeu aquele belo refrigerante, e não sabe o que fazer com a garrafa pet que ficou? Que tal usá-la como suporte para as suas mudas de rosas? Pois, isso dá pra fazer também, bem como no caso da batata.

Os materiais necessários para isso são uma garrafa pet (preferencialmente, as de 2 litros), uma tesoura ou estilete, substrato de qualquer tipo (ou só terra adubada) e uma tesoura de poda (para cortar um ramo saudável de roseira, como descrito na dica anterior).

Começando o procedimento, você vai cortar a garrafa pet no meio. Antes disso, é importante que você faça alguns pequenos furos no fundo dela, para garantir uma drenagem adequada no momento da rega. Depois de cortada a garrafa, você vai pegar a parte inferior dela, e vai fazer um pequeno corte reto, pois isso vai possibilitar que ambas as partes dela se encaixem novamente após o plantio.

Cultivando a Roseira na Garrafa Pet

Após cortar a garrafa, pegue a terra adubada ou qualquer substrato e vá preenchendo a parte inferior dela com o material. Lembrando que essas substâncias precisam sempre ficar abaixo daquele pequeno corte feito anteriormente.

Depois, pegue a estaca de roseira, preferencialmente, sem as folhas, e plante nessa terra na garrafa. Agora, é só regar a muda. Nesse primeiro momento, pode regar bastante, pois isso será importante para o começo do desenvolvimento da roseira. Por fim, é colocar a parte de cima da garrafa pet nessa muda, ficando como se fosse uma espécie de estufa. Após algumas semanas, a sua roseira começará a brotar

Quando a planta já estiver com um tamanho que a garrafa já não comporte mais (o que deve levar algumas semanas), chegou a hora de passar ela para um vaso de fato, ou para a terra mesmo.

Cuidados Básicos Com as Roseiras

Independente se você for usar batatas ou garrafas pet, o importante é saber como cuidar bem de uma roseira, especialmente depois que ela é transferida para um local definitivo.

Primeiro de tudo, a rega. Ela é fundamental, mas, precisa ser feita com moderação, pelo menos, uma vez por semana, preferencialmente, no sol do meio dia. Outro fator essencial é a iluminação. As roseiras adoram a luz do sol, e se forem plantadas em vasos, certifique-se de que elas sejam colocadas num lugar onde haja incidência de luz durante o dia,

Outro cuidado que você precisa ter é quanto à adubação, que pode ser feito com uma mistura de farinha de ossos e cinzas ao solo ou adube com NPK 10-10-10 a cada dois meses. As podas periódicas também são fundamentais para a retirada de galhos secos.

Por fim, controle pragas e fungos, retirando as partes afetadas e queimando-as. Ajuda, vez ou outra, fazer pulverizações com fitofarmacêuticos (como o enxofre) e com uma solução de água e sabão.Elas evitam doenças e pragas como o oídio e os pulgões

Veja também

Flor de Pessegueiro: Época de Florada, Características e Fotos

O Brasil é um país com uma grande variedade de espécies quando nos referimos à …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *