Home / Plantas / Como Fazer Enxerto De Banana

Como Fazer Enxerto De Banana

Talvez possa até parecer difícil, mas fazer enxerto de banana na verdade é fácil. Se você quiser experimentar, nesse post mostraremos os diferentes métodos de plantio da banana e também mostraremos exatamente como fazer enxerto de banana passo a passo. Se tiver bananeiras em seu quintal, saiba que é um pouco trabalhoso retirar as mudas do chão. Então esteja pronto pra suar
um pouco.

A maioria dos tipos de bananas é estéril e não produz sementes. A propagação da cultura de tecidos é bastante técnica e requer equipamento especial encontrado em laboratórios. Sendo assim, vamos nos concentrar mesmo na retirada de novos brotos híbridos manualmente, como a técnica mais convencional.

Identificando os Brotos de Bananeira

Com o tempo, uma bananeira cultivada em vasos ou cultivada no solo, produz brotos. A produção desses brotos pode ser um sinal de estresse, talvez por acúmulo de água no solo ou outro motivo. A produção de brotos é a maneira da bananeira antiga tentar sobreviver às condições  provavelmente inóspita em que está tentando sobreviver. Os novos brotos desenvolverão novas raízes que podem sugar mais água e nutrientes para a planta principal. Novos brotos também podem começar a crescer para substituir uma planta progenitora morrendo, porque tanto pode estar sugando mais água e nutrientes pra ela, como pode estar sugando dela. É uma possibilidade de que esses rebentos sejam apenas parte do processo natural mesmo mas, de qualquer modo, a aparição de brotos indica a necessidade de ao menos verificar se está tudo bem com a planta.

Novas plantas de banana se desenvolvem a partir da base da planta, e essas são chamadas de brotos ou rebentos. Eles também são comumente referidos como mudas. Os brotos de banana madura podem ser removidos e plantados para cultivar novas plantas. A primeira coisa que você vai querer fazer é se certificar de que o broto que está planejando remover esteja maduro o suficiente para crescer sozinho. Isso significa que o broto deve ter suas próprias raízes. Brotos novos deverão ter, no mínimo, crescidos acima de 30 centímetros de altura, o que já deve indicar que provavelmente já desenvolveram suas próprias raízes.

Raízes da Bananeira
Raízes da Bananeira

Para verificar o desenvolvimento das raízes dos brotos, remova suavemente a terra, cavando o suficiente para expor as raízes. Procure limpar o máximo ao redor da base do broto para confirmar se ele desenvolveu suas próprias raízes. Se o broto não apresentar raízes, não estará pronto para ser removido e não sobreviverá sozinho. Então cubra a muda de volta e dê mais tempo para crescer. No entanto, se ele tiver raízes, podemos seguir para a próxima etapa.

Dividindo as Bananeiras

A melhor época para dividir as bananeiras é na primavera ou no outono. Mas não há nenhuma exigência que te impeça de fazer isso a qualquer época se houver brotos disponíveis para novos enxertos. Certifique-se de separar todos os materiais de que deve precisar para o trabalho, como pás ou enxadas, facão ou facas, além de outros itens úteis. Deixe tudo pronto, inclusive o novo local onde pretende enxertar o broto, o que deve ser feito o mais rápido possível para evitar muitos danos a muda.

Será necessário soltar a bananeira principal. Se ela estiver em um vaso será relativamente fácil, mas se estiver enraizada em um quintal, prepare-se pra suar bastante até as raízes estarem expostas o suficiente para se efetuar a divisão. Talvez esse seja a parte mais difícil e trabalhosa do processo. Quando encontrar a parte exata em que o broto se junta ao pseudocaule principal, use a ferramenta afiada e estéril que separou para dividir a conexão entre elas. Evite ao máximo cortar as raízes do broto. Conforme for separando as conexões das raízes, vá separando cuidadosamente o broto da principal até liberá-lo totalmente. Quando o broto estiver totalmente livre, devolva a planta principal a seu lugar ou você pode enxertá-la em outro local também se desejar.

Enxertando a Bananeira ao Solo

As bananeiras não são exigentes quanto ao solo, mas o ideal é uma terra enriquecida, orgânica e de drenagem rápida do solo. Procure conhecer uma boa composição de substratos especiais para cultivo de plantas em sua região e adicione isso ao solo em que irá enxertar o broto, para ajudar na drenagem e fertilização adequada. Plante seu broto na mesma profundidade que estava antes (é importante mensurar isso), tendo o cuidado de cobrir todas as raízes quando você começar a cobrir a planta com a terra de cultivo. Assim que o enxerto tiver sido concluído, dê à sua nova bananeira uma boa dose de água.

Sua nova bananeira pode declinar por alguns dias até se acostumar a viver sozinha, talvez dando a impressão que não irá sobreviver. Podem murchar durante uma semana ou duas mas geralmente se recuperam. Isto é um choque de transplante normal. Procure evitar a exposição ao Sol intenso inicialmente e certifique-se de que o broto esteja bem regado até que tenha se recuperado novamente. Não se esqueça de regar também a planta principal de onde o broto foi retirado para que ela também volte a se fortalecer.

Regando a Bananeira
Regando a Bananeira

Considerações Finais

O crescimento de bananas não requer muito esforço, mas requer que você tenha consideração a algumas coisas. Bananeiras podem lhe oferecer muitos benefícios. São ótimos quebra ventos e proporcionam sombras convenientes, podem se utilizar da água e dos nutrientes nos esgotos, suas folhas servem de alimentos para cavalos, vacas e outros animais de pasto, os restos secos dos troncos podem ser usados ​​para tecer cestas e esteiras. Ah, e eles te dão bananas. Muitas bananas!

Seria legal, por outro lado, que desse a bananeira o que ela precisa pra se desenvolver saudável e feliz, não concorda? Bananeiras precisam de solos ricos, escuros e férteis; muita palha e matéria orgânica (experimente jogar suas sobras de comida ou cascas de legumes para elas); muito nitrogênio e potássio (estrume de frango); calor firme, não muito quente e nem muito frio; umidade constante, no solo e no ar mas evite acúmulo de água; o abrigo de outras bananas (não afaste muito uma muda da outra).

Com esses cuidados básicos, você terá muito a ganhar de suas bananeiras. E elas também!

Veja também

Origem do Pessegueiro no Brasil e História da Fruta

O pêssego é uma das frutas mais excelentes com maior valor nutritivo, também chamada de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *