Home / Plantas / Qual é o Destino dos Produtos Resultantes da Cana-de-Açúcar?

Qual é o Destino dos Produtos Resultantes da Cana-de-Açúcar?

Hoje, a cana é considerada um dos melhores conversores de energia solar em biomassa e açúcar. É uma rica fonte de alimentos (sacarose, açúcar mascavo e xarope), fibra (celulose), forragem, combustível e produtos químicos. Os principais subprodutos são bagaço, melaço e lama prensada.  Os outros produtos e seus subprodutos de menor valor comercial são folhas e topos verdes, cinzas de caldeira e efluentes gerados pela indústria açucareira e destilaria.

Muitos países pensaram na diversificação e utilização de seus subprodutos. No caso em que as economias dependem inteiramente dos ganhos com a exportação de açúcar, qualquer queda nas taxas internacionais destrói suas economias. Eles acham sensato diversificar as atividades desse setor, estabelecendo indústrias baseadas em subprodutos.

O Bagaço de Cana de Açúcar

O bagaço é um resíduo fibroso que resta após a moagem da cana. O teor de fibras do bagaço (celulose) é usado nas indústrias de celulose, como celulose, papel, painéis de partículas, ração para gado etc. É avaliado como um subproduto importante e estão sendo feitos esforços para economizar o máximo possível para produzir o produtos de valor agregado.

O baggasse é tradicionalmente usado como combustível cativo nas caldeiras da fábrica de açúcar para elevar o vapor necessário para a geração de energia e impulsionar os motores principais.

Nos últimos anos, a tecnologia para a fabricação de diferentes produtos, como papéis, cartões e produtos químicos, foi desenvolvida e muitos países introduziram medidas de conservação de energia para economizar o máximo possível, mesmo depois de usá-lo como combustível cativo. Para a instalação de plantas comerciais, deve ser excedente ou economizado.

É possível reunir o excedente de várias fábricas para apoiar uma indústria baseada no bagaço. Embora atualmente o preço de todos os tipos de papel seja muito alto, essas plantas ainda são financeiramente viáveis.

Após um declínio acentuado no suprimento de madeira e a necessidade de conservar os recursos florestais, instalou-se fábricas de painéis de partículas e de fibra de bagaço com e sem laminações decoradas para substituir as placas de madeira. Essas placas são usadas para fazer prateleiras de escritório, armários, tampos de mesa, divisórias e teto etc.

Cana-de-Açúcar
Cana-de-Açúcar

A produção de ração para gado está aumentando nos países do Caribe e na América Latina. Como a digestibilidade do bagaço pelos animais é muito baixa devido ao seu teor de lignina, esses países adotaram o tratamento pré-hidrólise em escala comercial. Essas plantas pré-digerem o bagaço e o misturam com os ingredientes usuais da alimentação do gado (como milho, bolos de óleo, grãos, milhetos, ureia etc.) e também adicionam melaço como agente ligante para peletizar essa mistura e embalá-la nos sacos de polietileno. e transportá-lo para fazendas leiteiras e proprietários de gado.

O Melaço da Cana de Açúcar

O melaço é a sobra final do licor mãe após a cristalização do açúcar. É enviado para fora da fábrica como um resíduo.  No entanto, o melaço contém cerca de 30 a 35% de açúcar e 15 a 20% de açúcares redutores. Assim, o teor total de açúcar do melaço é de 45 a 55%. É em virtude desse conteúdo total que o melaço é uma matéria-prima valiosa para a produção de muitos produtos de valor agregado.

Os principais produtos que podem ser produzidos em escala comercial são álcool etílico, ácido cítrico, ácido lático, ração para gado, ácido oxálico, levedura de panificação, glutamato mono de sódio, levedura tórula, lisina, acetona-butanol-álcool.

Além disso, muitos produtos químicos à base de álcool como ácido acético, anidrido acético, acetona, acetato de etila, etil benzeno, estireno, poli-estireno, polietileno e borracha sintética também são produzidos com o melaço de cana.

O álcool etílico é usado para fins potáveis, bem como estoques de alimentos para muitos produtos químicos à base de álcool. A produção de álcool etílico por fermentação de melaço é o processo de maior sucesso comercial. O álcool obtido por esse processo também é mais adequado para uso como álcool potável. Nesse sentido, o trabalho pode ser realizado  em escala comercial.

A produção de ácido cítrico a partir de açúcar comercial é um processo simples, mas o açúcar comercial é muito caro e, portanto, muitas empresas preferem fabricar ácido cítrico a partir do melaço.

Para a fabricação de ácido cítrico a partir de melaço, o Reino Unido desenvolveu um processo de fermentação submersa de melaço de cana em ácido cítrico. O ácido cítrico é usado na fabricação de doces, geleias, suco de frutas, confeitos e outros produtos alimentícios.

O melaço é a principal matéria-prima para a produção de diferentes tipos de leveduras, incluindo leveduras para padaria por fermentação.

Cera de Cana de Açúcar

Na Nigéria, os polimentos são feitos de cera de cana, parafina, cera de abelha. O óleo de cera de cana é usado em vernizes especiais. A fração lipídica ou de cera macia da cera de cana-de-açúcar também é usada para desenvolver graxa. Emulsão de cera de cana é usada para preservação de frutas, legumes e queijo.

Cera de Cana de Açúcar
Cera de Cana de Açúcar

O óleo de cera de cana-de-açúcar é usado para proteção contra a corrosão, e a cera bruta de cana-de-açúcar é usada diretamente na fabricação de papel carbono. Também é usado para melhorar as propriedades de baixa fusão / liberação dos toners usados ​​em copiadoras e impressoras fotográficas multicoloridas. Todos os componentes da cera, como cera dura, óleo e resina, são utilizados como plastificantes na indústria de pneus.

Qual é o Destino dos Produtos Resultantes da Cana-de-Açúcar?

Os países, produtores de cana de açúcar tem introduzido mudanças construtivas e significativas no setor. Tornou-se imperativo e urgente preparar um plano para explorar a cana-de-açúcar como uma cultura de alimentos para ração, combustível, fibra, forragem e fertilizante, uma mercadoria de múltiplos produtos, a serviço de todas as gerações futuras.

No que diz respeito às indústrias baseadas no bagaço, existe uma enorme possibilidade de instalar fábricas para produzir celulose de mercado, papel de jornal, papéis de escrita e impressão, painéis de partículas, painéis de fibras de média densidade, alimentos para gado e produtos químicos como furfural.

No que diz respeito às indústrias à base de melaço, a solução ideal seria a criação de destilarias para produzir álcool industrial, álcool extra-neutro e bebidas destiladas. O álcool industrial pode ser usado como matéria-prima para a produção de muitos produtos de valor agregado.

Veja também

Frutas que Começam com a Letra H: Nome e Características

As frutas são alimentos extremamente populares. Variam entre os sabores adocicado, cítrico, travoso e amargo. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *