Home / Plantas / Como Cuidar de um Pé de Jiló?

Como Cuidar de um Pé de Jiló?

Hoje vamos falar sobre o jiló, esse é o fruto do jiloeiro e divide opiniões. Existem pessoas que adoram e pessoas que odeiam, de qual time você é?

Se você é do time que ama jiló, vamos te dar algumas dicas para ter seu jiloeiro em casa. Saiba que com as nossas dicas você vai poder ter jilós sempre frescos na sua mesa, e você não precisa de grandes espaços para isso.

Essa é uma planta herbácea, o jiló pertence à mesma família dos pimentões e dos tomates também, todos estes precisam de clima quente para se desenvolver bem. O jiloeiro tem seu caule perpendicular ao solo, ele possui flores na cor branca, e é super fácil de cuidar, ele fica super bem em épocas que chove menos.

Como Cuidar de um Pé de Jiló?

Saiba que o jiloeiro não gosta de solo encharcado, aliás isso pode acabar apodrecendo a parte que fica entre o caule e a raíz da planta. Mas nem por isso deve negligenciar a irrigação da planta, o jiloeiro precisa ter água sempre disponível em seu desenvolvimento, principalmente no período que gera os jilós, por isso invista em uma boa irrigação.  Você pode plantar o seu jiló em um vaso por exemplo, por isso até quem mora em apartamento pode ser um pé de jiló.

Dicas 

Pé de Jiló
Pé de Jiló
  • Prepare um vaso com boa drenagem, para isso basta adicionar pedras no fundo do vaso, em cima coloque areia, só depois adicionar o substrato.
  • Respeite as estações de plantio, que devem ser nos períodos mais quentes do ano que ficam entre agosto e fevereiro se você mora no Sudeste e Sul do Brasil, agora se você mora nas demais regiões dê preferência para plantar entre março e outubro.
  • Escolha um recipiente para plantar as sementes, pode ser até uma caixa de ovo. Basta apenas 3 sementes em cada berço, depois só borrifar água. Depois que as sementes germinarem, deixe que fique um muda em cada berço. Depois que ela completar 10 cm de altura está na hora de transplantar para o local correto.
  • Na hora de escolher um vaso é bom ficar atento no tamanho, ele deve ter pelo menos 30 cm de profundidade.
  • Mantenha o solo úmido, mas cuide com o excesso para não encharcar a raiz.
  • Mensalmente coloque adubo orgânico no solo para que sua planta fique nutrida.
  • Depois do plantio das sementes, você pode colher os seus jilós após 110 dias.
  • Saiba que o jiloeiro pode atingir 2m de altura, e fazem parte da mesma família da berinjela.
  • Os jilós são colhidos ainda quando verdes, eles têm sabor amargo e podem ser cozidos ou ainda fritos.

Plantando Jiloeiro

Clima

Ele precisa de clima quente e também úmido para se desenvolver da melhor maneira. Por isso não tolera o frio, pessoas que moram em regiões de clima mais ameno podem utilizar estufas para controlar a temperatura, se esse for o seu caso a temperatura ideal deve ficar entre 20ºC a 35ºC.

Luz

Saiba que o pé de jiló também precisa receber muita luz do sol diretamente, pelo máximo de horas possível durante o dia.

Solo

É importante que o ph do solo esteja entre 5,5 e 6,8. Se preocupe com a boa drenagem dele, ele deve ser fértil e enriquecido com matéria orgânica.

Água

O solo precisa estar sempre úmido, por isso a irrigação é necessária.

Plantando Jiló

Jiló
Jiló

As sementes podem ser colocadas em caixa de ovos ou copos descartáveis de papel, desde que tenham entre 10 cm de altura e 6 cm de diâmetro. Entre 7 e 14 dias elas já devem germinar. Elas estarão prontas para serem transplantadas assim que surgirem 6 folhas e com cerca de 10 e 15 cm de altura.  É importante também se livrar de ervas daninhas que podem roubar os nutrientes do seu jiloeiro.

Colhendo Jilós

Você poderá colher os frutos do seu jiloeiro cerca de 110 dias depois que ele germinou, ele vai gerar frutos por cerca de 3 meses. Lembre que precisam ser colhidos ainda verdes, pois depois de maduros eles ficam ainda mais amargos que o normal, é fácil perceber pela casca alaranjada.

Esse fruto é cheio de nutrientes importantes para o nosso corpo, ele possui flavonoides que ajudam na nossa digestão e ainda previnem a anemia. Eles tem magnésio e muitas vitaminas do complexo B.

Caso o sabor amargo do jiló te incomode muito, basta colocá-lo em um recipiente com água e sal por meia hora, depois basta escorrer e lavar os frutos para retirar o sal e secar antes do preparo.

Benefícios do Jiló para a Saúde

  • Talvez os benefícios do jiló mudem completamente a sua visão sobre o jiló, se você não suporta o sabor talvez seja uma boa ideia encontrar sua forma preferida de consumir.
  • Se você precisa emagrecer, saiba que o jiló pode te ajudar já que ele tem muita água e fibras dentro dele, isso ajuda a te manter com menos fome por mais tempo. Acho que é uma boa ideia, não é verdade?
  • Vão proteger a sua visão, pois o jiló tem muita vitamina A.
  • O jiló tem muitos flavonoides interessantes para a proteção das nossas artérias, protegendo o nosso coração e doenças cardiovasculares.
  • Boca sempre saudável, pois o jiló tem compostos antibacterianos que ajudam na saúde da boca e ainda agem contra o mau hálito.
  • Cheio de vitaminas do complexo B e ferro, ajudam na prevenção da anemia.
  • Colabora ainda com a nossa digestão, graças à alta quantidade de fibra que ajudam no bom funcionamento do intestino.
  • Diabéticos são beneficiados, pois controlam o açúcar no sangue graças ao seu baixo IG.
  • São apenas 38 calorias em cada 100g desse alimento.

Veja também

Alface

Como Cuidar de Alface no Vaso?

Hoje a dica é sobre alface, se você é fã dessa verdura e tem muita …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.