Home / Plantas / Como Cuidar de Mini Orquídeas em Apartamento

Como Cuidar de Mini Orquídeas em Apartamento

Há milhares de anos, as orquídeas fascinam os jardineiros com suas belas flores exóticas e hábitos interessantes de cultivo. Ao contrário de outras plantas de casa, as orquídeas não precisam de solo para crescer. Raízes de orquídeas absorvem nutrientes da atmosfera, crescendo no ar ou anexando-se a rochas e galhos de árvores.

Apesar de sua reputação de ser exigente e difícil de cultivar, a maioria das orquídeas se adapta bem à cultura interna. As orquídeas crescem melhor em uma sala com luz, calor, umidade e circulação de ar suficientes.

Considerações Iniciais

Orquídeas em crescimento podem ser viciantes. Mas você pode cuidar da sua orquídea apenas quando você conhece o seu gênero. A maioria das orquídeas que você encontra em viveiros são híbridos, criados especificamente para flores.

Eles são fáceis de cuidar em residências e escritórios. No entanto, algumas coisas devem ser lembradas, como luz e umidade. Se você pode imitar o habitat natural de uma planta, ela prosperará. As orquídeas mais comumente disponíveis em sua região local provavelmente são as mais populares que crescem bem em casa.

Os híbridos são geralmente considerados as orquídeas “iniciantes”, em grande parte porque re-florescem sob as condições que a maioria dos ambientes internos pode oferecer a eles. Exigem menos luz e geralmente podem se adaptar a diferentes níveis de umidade. No entanto, como todas as orquídeas, morrem facilmente devido a excesso de rega.

Uma curiosidade sobre a maioria das orquídeas em seu habitat natural é que, ao contrário da maioria das plantas, elas não crescem no solo, mas no ar. Suas raízes se prendem a árvores ou rochas, e elas atraem umidade e nutrientes absorvendo da sua atmosfera ao redor.

Os iniciantes costumam cometer o erro de supor que as orquídeas precisam ser envasadas no solo como outras flores desabrochando. Isso seria um erro grave. A maioria das raízes de orquídeas precisa de muito mais ar do que o solo de cultivo lhes daria. Então, procure por uma mistura porosa.

Iluminação e Umidade

A luz solar direta deve ser evitada. Alguns tipos comuns de orquídeas crescem sob luz brilhante enquanto a luz baixa é preferida por outras. Considere então que as orquídeas devem receber tanta luz quanto puderem tolerar. As variedades com folhas mais grossas e eretas podem tolerar mais luz do que aquelas com folhas mais finas ou mais horizontais. Pouca luz é um dos erros comuns que os iniciantes cometem.

A maioria das orquídeas tem cerca de 70% de umidade na atmosfera, que é mais úmida do que a maioria das casas. Então, você tem que fazer um esforço para fornecer umidade extra as suas plantas.

Orquídeas geralmente apreciam nebulização com um frasco de spray. Se a planta tiver raízes aéreas crescendo e saindo do vaso, essas raízes vão querer umidade. Em casa, você pode manter o plantador em uma bandeja. Encha com água e cascalho.

À medida que a água evapora, fornecerá um pouco de umidade extra à planta. Para quem mantém plantas tropicais em um peitoril da janela, essa técnica realmente ajuda.

O excesso de água mata muito mais orquídeas do que submersas. Em caso de dúvida, apenas não molhe. A mistura de envasamento também tem muito a ver com a frequência com que uma orquídea precisa ser regada. A maioria das orquídeas é vendida em misturas que permitem a rega semanal.

Não molhe até que o solo esteja se aproximando da secura. Para regar uma orquídea, basta mergulhar a panela em um balde por alguns segundos, depois retirá-la e deixar o excesso de água escorrer.

Podar Suas Orquídeas

Iniciantes muitas vezes se perguntam como podar orquídeas. Aparar caules de flores velhas que se tornaram castanhos é uma boa ideia. Se ainda estiver verde, pode voltar a desabrochar, seja da ponta ou se ramificando mais para trás no caule.

Aparar orquídeas só deve ser feito para remover folhas, raízes ou hastes de flores que já tenham morrido ou que tenham se tornado marrons. Você deve esterilizar suas ferramentas de corte ou usar as descartáveis para não espalhar doenças entre as plantas. A melhor época para repostar é quando novas raízes começam a crescer.

Resumo Para Não Esquecer

Selecione um quarto com janelas orientadas para o leste ou para o norte. Janelas viradas para o sul não fornecem luz suficiente, e as janelas voltadas para o oeste ficam muito quentes durante a tarde.

Você só precisa instalar luz artificial se a sala não receber luz natural suficiente. Colocar quatro tubos de luz fluorescente de 4 metros de comprimento, espaçados 15 centímetros de distância, em duas luminárias de loja. Coloque as orquídeas 15 a 20 centímetros abaixo das luzes.

Defina um temporizador para manter as lâmpadas entre 14 e 16 horas por dia. Posicione as folhas de material refletivo, como folha de alumínio, para refletir a luz em direção às orquídeas.

Programe o termostato de sua sala para equilibrar a temperatura no nível adequado para suas orquídeas. As orquídeas necessitam de uma variação entre 12 e 21 graus considerando a temperatura diurna e noturna. Se não houver esse equilíbrio médio, suas orquídeas talvez nem floresçam.

Use um umidificador para aumentar a umidade na sala para 50% ou mais. Como alternativa, preencha as bandejas rasas com pedras planas e, em seguida, adicione água até quase cobrir as pedras. Coloque as orquídeas nas bandejas.

Abra uma janela para melhorar a circulação de ar na sala, se possível. Se as temperaturas não permitirem uma janela aberta, mantenha um ventilador ligado durante pelo menos algumas horas por dia. Boa circulação de ar reduz o risco de orquídeas desenvolverem doenças fúngicas.

Orquídeas na Janela de Um Apartamento
Orquídeas na Janela de Um Apartamento

Monitore a sala regularmente para pragas e trate problemas antes que uma infestação ocorra. Pragas de orquídeas comuns incluem moscas brancas, ácaros, pulgões, cochonilhas, escamas e tripes.

Se as folhas da sua orquídea parecem verde-escuras, não está recebendo luz suficiente. Folhas de orquídeas saudáveis devem ter uma cor verde brilhante com alguns tons amarelos.

Veja também

Arroz Tem Glúten ou Não? É Bom Para Emagrecer?

Uma pessoa pode ter um estilo de vida sem glúten porque tem doença celíaca, alergia …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *