Home / Plantas / Como Cuidar da Lanterna Chinesa, Fazer Mudas e Podar

Como Cuidar da Lanterna Chinesa, Fazer Mudas e Podar

Tendo o ciclo da vida perene, diversas espécies pertencentes ao genêro Abutilon são originarias das zonas subtropicais e tropicais na América do Sul. Como ela se desenvolve rapidamente, saber como cuidar da lanterna chinesa é importante para que ela se torne um arbusto vigoroso.

Com a textura um tanto semi-lenhosa, a ramagem escandente e ramificada, essa planta chega a alcançar a altura de até 3 metros. Mas isso se conduzida como trepadeira sobre suportes adequados, tal como cercas e treliças, ainda mais se colocadas nos jardins ou em amplas jardineiras.

Para aprender mais sobre os cuidados que se deve ter com essa flor, não deixe de ler cada informação que foi preparada no artigo abaixo.

Um Pouco Sobre a Lanterna Chinesa

Essa planta apresenta folhas cordiformes, verdes e alongadas, com as margens serrilhadas. As florações podem se estender ao longo do ano na forma esparsa. Contudo, tem mais intensidade no verão e na primavera. O ramo é recurvado para baixo, tal como se este fosse pesado.

A flor tem o formato peculiar, popularmente comparada a um sino, balão ou lanterna chinesa. Ela apresenta um cálice vermelho, pétala amarela, e é pendente.

Algumas das variedades têm folhas com manchas amarelas. Produzem lindas flores pendentes, aparecendo comumente no verão. Para ter como cuidar da lanterna chinesa é preciso cultivá-la nos ambientes quentes. Dessa forma, florescerá por muito tempo. As flores podem ser vistas nos tons branco, amarelo, alaranjado, rosa e vermelho, resultante das hibridizações.

As variedades com os maiores efeitos para decoração são as que têm flores nas cores amarelo intenso, bem como as que são vermelho-alaranjadas.

Se a lanterna chinesa for plantada em vasos, conseguirá atingir uma altura média aproximada de 1,5 m. Contudo, pode crescer um pouco mais se for colocada em jardineiras ou jardins amplos. Seu ramo delgado sustenta várias folhas com recortes marcantes, bem como coloração em tom verde-escuro.

Algumas espécies apresentam as pétalas amarelas, tendo um cálice exuberante vermelho e inflado. As suas folhas podem ser alongadas.
Já quanto a utilização paisagística se tem várias opções como: planta de grupo ou isolada, renque ou maciça. Adapta-se, também, com o plantio nas cestas suspensas, o que evidencia a flor pendente.

É possível ter como cultivar e ter como cuidar da lanterna chinesa em todas as regiões do Brasil. Isso porque a planta não tem problema nenhum com climas diversos, sendo tolerantes até às geadas fracas.

A flor produz néctar, sendo atrativa para abelhas, beija-flores e borboletas.

Como Cuidar da Lanterna Chinesa no Verão e na Primavera

Anualmente, no mês de setembro, você pode replantar sua lanterna chinesa de vaso, na nova mistura, antes que se inicie um crescimento ativo. É preciso manter a umidade do vaso, não deixando as terras em volta da planta ficar seca por completo, caso esteja no jardim.

Em períodos mais quentes, a espécie  cultivada dentro das residências devem ter as folhas pulverizadas com um pouco de água diariamente. Uma melhor forma de como cuidar da lanterna chinesa é deixando-a em uma temperatura entre 10 até 15° C.

Quanto mais o calor for intenso, de mais ar bem fresco a planta vai necessitar, especialmente se for cultivada nos ambientes abafados. As plantas absorvem com bastante rapidez as quantidades especificas de nutrientes. Assim, precisa ser adubada de 15 em 15 dias com fertilizantes de ótima qualidade.

Ao longo do ano, em especial no verão, temporada em que terá maior crescimento, coloque sua lanterna chinesa em locais onde receba muita luz, solo fértil, drenável, bem como enriquecido de matéria orgânica. Não se esqueça de irrigar em intervalos regulares.

Os ambientes que são sombreados demais acabam prejudicam um bom desenvolvimento da planta. Se cultivada em vasos, a lanterna chinesa deve ser colocada ao ar livre, recebendo toda a iluminação possível.

Faça podas na primavera, assim, a planta ficará bem formada. Faça o corte nos brotos laterais em torno da metade. Em seguida, amarre os caules em suportes de bambu. Ela deve ser cultivada sob o sol pleno, bem como à meia-sombra.

Lanterna Chinesa Cuidados

Essa é uma planta que aprecia climas amenos, podendo cultivar nas regiões subtropicais, tropicais e mediterrâneas de altitude. A adubação semestral acaba estimulando florações intensas. A propagação pode ser por estaquia.

A flor possui folhagem verde, sendo que algumas espécies não possuem folhas pilosas. Precisa de bastante luminosidade para as folhagens ficarem viçosas.

Como Cuidar da Lanterna Chinesa no Inverno e Outono

Para um crescimento adequado e para poder ter como cuidar da lanterna chinesa uma poda no mês de outono. Isso vai estimular um crescimento arbustivo. Além disso, será possível conseguir a folhagem um tanto mais compacta.

Se você reside em uma região que fica gelada no inverno, e as temperaturas menores que 5° C, a lanterna chinesa poderá perder suas folhas. Faça a proteção da planta com o plástico transparente, não adubando até seu desenvolvimento recomeçar, lá pelo mês de setembro.

Lanterna Chinesa no Inverno

Na temporada fria, regue somente para a manutenção do solo úmido. Se a terra ficar seca completamente, a flor poderá morrer.

A Propagação da Espécie

Você aprendeu como cuidar da lanterna verde, então, agora é a hora de aprender a propaga-la. Faça isso através das estacas dos galhos feitas nos meses de setembro e também de outubro. Com a faca afiada, faça um corte entre 12 até 15 cm em cada um dos ramos superiores.

Plante a estaca em uma mistura com areia e terra argilosa, mantendo-a em um local quente, bem ventilado. Assim, soltarão as raízes em poucas semanas. A mistura deve ser umedecida constantemente. Quando a muda brotar, transplante-a para um tipo de vaso plástico ou de barro. Caso prefira, adquira as sementes nas lojas especializadas. Viveiristas também podem oferecer produtos de ótima qualidade.

Semeie nos jardins ou nos caixotes cheios com composto orgânico e areia.
As germinações ocorrem em uma temperatura aproximada de 21° C, em sementeiros ou no chão.

Cuidados Para Comprar

Procure comprar plantas viçosas, que tenham bastante ramagem. Deve-se evitar exemplares “espinhados” se não puder podar de imediato. Jogue fora o que parecer ressecado ou plante em uma mistura seca.

Problemas Com a Planta e Soluções

Sempre, para ter como cuidar da lanterna chinesa, você deverá tomar cuidado com pragas. Não há muita incidência, mas mesmo assim precisa ter cuidado. O cultivo é fácil, porém, o pulgão pode atrapalhar a floração.
Para exterminar o mal de uma vez, pulverize a planta com um inseticida, de preferência natural.

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *