Home / Plantas / Cebola Cipollini: Características, Fotos e Onde Comprar

Cebola Cipollini: Características, Fotos e Onde Comprar

De acordo com estudos arqueológicos e históricos, descobrimos que a cebola não somente existia há pelo menos mais 5.000 anos, como também já era muito utilizada e venerada nesse tempo. Grandes faraós egípcios foram encontrados em suas tumbas com cebolas espalhadas pelo seu corpo, simbolizando a eternidade.

Ela também está citada na Bíblia e em diversos textos antigos. Mais do que simplesmente para dar sabor, ela serve como uma fonte rica de vitaminas e outros componentes ideais para o melhor funcionamento do nosso corpo. Existem diversos tipos de cebolas, que mudam o sabor, cor, tamanho e formato.

Uma delas é a Cebola Cipollini. No Brasil, ela ainda não é tão conhecida como a cebola branca e roxa. Mas vem conquistando cada vez mais adeptos. No post de hoje iremos falar um pouco mais sobre ela, suas características e onde você pode encontrar para comprar.

Características da Cebola Cipollini

A primeira diferença apresentada pela Cipollini em comparação às outras cebolas é em relação ao seu formato. Ela parece um botão, bem achatada. Sua coloração por fora varia entre um vermelho e violeta, enquanto que por dentro, é completamente na cor branca. A origem dessa cebola é dada na Itália, e é uma das mais recentes.

Seu sabor é mais doce e suave, por isso, utilizada em pratos e menus completamente diferentes do que os que estamos acostumados. Ficam ainda melhores quando caramelizadas.

Como falamos, por ser cheio de coisas boas para nosso corpo, ela ajuda nosso organismo de formas que nem conseguimos imaginar. Com o ferro que ela possui, pode te ajudar a combater sua anemia. Combinada com o feijão, já imagina o poder que ela tem!

Cebola Cipollini Orgânica
Cebola Cipollini Orgânica

A quercetina é um elemento que ajuda o fluxo sanguíneo, e a cebola é cheia dela. Logo, melhora e muito a circulação, diminuindo a chance de você ter varizes ou trombose. O potássio que está presente ajuda a controlar a pressão arterial, evitando a hipertensão. Se você a comer crua, pode ajudar quem já sofre desse male.

É cheia de antioxidantes, que regulam seu intestino. Fazendo com que você absorva os nutrientes melhor, e evitar problemas como gastrite e outras inflamações. A vitamina C ajuda na imunidade do corpo, combatendo as diversas infecções. Quem está sofrendo com tosse, resfriados e até gripe, pode fazer um remédio caseiro de cebola com açúcar que ela vai ajudar.

Esses mesmos antioxidantes são perfeitos para prevenir o envelhecimento precoce, principalmente aliado com a quercetina. A magnésia, vitamina B e o potássio estimulam e melhoram o sistema nervoso, especialmente os impulsos nervosos. Mulheres que estão passando pela menopausa também podem sentir um alívio de sintomas com a ajuda da cebola.

Para vermos a importância da quercetina, ela ainda age como se fosse um analgésico e alivia problemas com dor de cabeça e outros relacionados à tensão. Com um bom teor de glocoquinina, é possível controlar o nível de açúcar no sangue, estimulando a produção de suco pancreático também.

Onde Comprar

Cebola Cipollini Vermelha
Cebola Cipollini Vermelha

Como dissemos, no Brasil ainda não é tão comum como, por exemplo, na Itália. É possível encontra-la em feiras orgânicas de pequenos agricultores, ou em mercados que trabalham com hortaliças mais delicadas e diferentes. Na internet você encontra diversos lugares vendendo sementes dela.

É uma boa forma, já que também não são tão complicadas de cultivar e nem muito caras. O espaço pequeno também faz com que sejam ótimas para ter na sua mini horta. Você encontra na SóSementes e em outros sites vendendo sementes 100% orgânicas e sem transgênicos por mais ou menos 16 até 18 reais. Não esqueça que ainda tem mais o frete.

Receita Com a Cebola Cipollini

Para quem decidiu comprar essa cebola, dá para preparar pratos maravilhosos com ela. Uma das receitas muito populares no exterior, e que deixam a cebola perfeita, é fazê-la assada. É uma receita muito simples, fácil e que não é cara. Os únicos ingredientes necessários são:

  • Cebolas Cipollini;
  • Azeite de oliva;
  • Sal marinho;
  • Pimenta-preta (pode ser substituída por outra de sua preferência);
  • Tomilho fresco.

Depois de ter todos os ingredientes, preaqueça seu forno por alguns minutos. Misture as cebolas inteiras junto com o azeite de oliva e o tomilho fresco e a coloque na assadeira. Garantindo que estejam em uma boa distância uma entre a outra. Depois salpique o sal e a pimenta preta na quantidade desejada.

Coloque para assar por mais ou menos 35 minutos. Quando estiver dourada, pode retirar e servir. Você pode servi-la com arroz, carne e outros complementos. Fica totalmente a sua escolha montar o prato. Lembrando, não espere um sabor muito forte e mais amargo e salgado. Nesse caso, ela é bem mais doce e suave, sendo perfeita para equilibrar com determinados outros alimentos.

Caso deseje utilizar essa cebola em outras receitas, você pode pesquisar “Cipollini onions”, que significa cebolas Cipollini em inglês. Vão ter muito mais receitas, é só copiar e jogar no tradutor para fazer uma nova e diferente. Basta usar a imaginação e ir inovando, dá até para mistura-la com outros tipos de cebola e criar um novo prato.

Fotos da Cebola Cipollini

Veja algumas fotos da Cebola Cipollini, para você conseguir facilmente identifica-la no mercado ou feira. Seu formato é o que mais chama a atenção de quem vê.

Esperamos que o post tenha te ajudado a aprender mais sobre a cebola cipollini, onde comprar e como fazê-la. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los. Leia mais sobre cebolas e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

Farinha de Trigo de Boa Qualidade

Qualidade Da Farinha De Trigo: Como Identificar E Saber Qual E?

No mundo existem milhares de alimentos, que servem como fornecedores de proteínas, carboidratos, como acompanhante …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *