Home / Plantas / História da Flor Pentstemon, Significado, Origem da Planta e Fotos

História da Flor Pentstemon, Significado, Origem da Planta e Fotos

As flores são muito usadas pelas pessoas, seja para o paisagismo, para o uso medicinal, para a produção de óleos essenciais ou qualquer outra coisa. Portanto, há uma enorme variedade de plantas e flores pelo mundo, o que torna possível realizar uma série de experimentos com cada uma delas. Para que fosse possível organizar todas de forma mais racional, foram criados os gêneros, que agrupam espécies diferentes de plantas, mas com muitos detalhe em comum.

Esse é o caso da pentstemon, um gênero de plantas bastante comum em grande parte do planeta e que possui cerca de 250 espécies. Esse tipo de planta é muito comum na América do Norte, onde o clima um pouco mais frio favorece o seu crescimento. Já no Brasil, onde as médias de temperaturas são muito mais elevadas, em geral as plantas pentstemon não se desenvolvem tão bem – principalmente no verão, quando morrem com enorme facilidade.

Porém, assim, como todas as outras flores do planeta, a flor pentstemon também possui a sua história de vida. E, na realidade, a história da pentstemon é bastante interessante, pois ajuda a entender como se dá o trabalho de pesquisa no campo biológico, evoluindo e descobrindo fatos novos com o passar do tempo.

História da Flor Pentstemon

A flor pentstemon foi publicada pela primeira vez em uma revista científica em 1748, quando John Mitchell o fez. Contudo, vale ressaltar que, nessa época, ainda se conhecia pouco ou quase nada sobre o gênero pentstemon. Portanto, essa primeira fase de catalogação serviu apenas para manter o registro da planta.

Ao longo dos anos posteriores, a flor pentstemon seguiu sendo encontrada em novas espécies, mas com um ritmo de crescimento bastante lento. Só a partir de 1810 foi possível aumentar em doses cavalares o número de espécies da flor pentstemon conhecidas. Em cerca de 40 anos, descobriu-se quase 60 novas espécies em expedições que rodaram toda a América do Norte.

Flor Pentstemon

Em 1946, surgiu, nos Estados Unidos, a Sociedade Americana Pentstemon, justamente para promover o conhecimento a respeito desse gênero de plantas tão comum na parte Norte da América e que diz muito sobre o crescimento da região. Ademais, pelo fato de ter sido catalogada muito cedo, é possível acompanhar a evolução e as descobertas ligadas à flor pentstemon com facilidade, algo interessantíssimo para quem se interessa pela pesquisa biológica.

Características da Flor Pentstemon

A flor pentstemon é muito comum na parte Norte do continente americano, mais precisamente entre Canadá, Estados Unidos e México. Um belo diferencial dessa planta em relação a outras é que ela suporta bem o frio. Esse tipo de planta pode chegar a medir cerca de 1,5 metro de altura, com poucos ramos e flores muito bonitas. É natural que a pentstemon seja usada para a ornamentação de ambientes internos, quando em forma de flor, ou para o paisagismo quando no jardim.

Em todo caso, por ser muito bonita e ter uma anatomia interessante, a flor pentstemon serve bem ao cultivo. Dessa forma, embora a flor pentstemon comece a brotar no outono, a verdade é que essa planta se mantém forte e resistente durante o inverno, até mesmo gostando dessa estação. Por mais que existam muitas variações do gênero pentstemon, em geral o mais normal é ver flores que variam entre eu branco e o lilás claro.

Existem ainda espécies asiáticas da flor pentstemon, mas essas são muito menos populares e possuem grandes diferenças em relação às mais tradicionais. No Brasil, infelizmente o cultivo da flor pentstemon tende a ser complicado, pois as altas temperaturas podem ser um problema considerável. Ainda assim, vale a pena tentar, desde que você tenha paciência para oferecer todos os cuidados necessários.

Cultivo da Flor Pentstemon

O cultivo da flor pentstemon pode ser complicado em locais muito quentes. A planta prefere zonas subtropicais para o seu desenvolvimento, então a parte Sul do Brasil é uma boa alternativa. Por outro lado, cidades do Nordeste e da região Norte não serão capazes de receber tão bem a flor pentstemon. Algumas partes do Sudeste também podem ser positivas para a planta, mas nem todas.

Essas plantas podem ser criadas em grupos ou mais afastadas, mas o interessante mesmo é mantê-las no jardim, dando um toque de beleza ao visual da casa. A flor pentstemon precisa de um solo bom ótima drenagem para sobreviver, então trate de misturar pedras e, sobretudo, areia ao solo da planta. Isso fará com que a drenagem aconteça mais facilmente, acelerando o processo de crescimento.

O cheiro da pentstemon pode ser muito bom e, por vezes, chega até mesmo ser usado para a aromaterapia. Assim, a flor pentstemon pode reduzir o estresse e a ansiedade, além de ajudar quem possui sintomas de depressão ou ataques de pânico frequentes. Mesmo que o indicado seja procurar um médico nesse tipo de situação, a flor pentstemon pode acompanhar todo o processo de cura e acelerar a melhora de pacientes com esse quadro.

Mais Sobre o Cultivo da Flor Pentstemon

O cultivo da flor pentstemon deve ser feito, ainda, com sol direto sobre a planta pela manhã; contudo, quando o sol estiver mais forte, o ideal é que ela permaneça à meia sombra. Já o solo precisa ser rico em matéria orgânica, capaz de oferecer todos os nutrientes necessários para o crescimento rápido da cultura. Se o solo for de qualidade, é muito provável que você tenha uma bela pentstemon no futuro.

Além disso, as regas devem ser diárias. Esse tipo de planta, com o tempo, pode perder força e sentir esgotada Como forma de evitar esse problema, você pode mudar a terra ou o vaso da flor pentstemon. Em geral, o período mínimo para que a planta apresenta algum problema é de um ano, mas isso sempre pode mudar de acordo com a região.

Nos Estados Unidos, é muito comum que as flores da pentstemon sirvam para a produção de buquês ou arranjos. Portanto, que tal tentar fazer algo do tipo com a sua flor pentstemon? Essa é uma ótima oportunidade de utilizar todo o potencial desse gênero. Se não quiser, apenas deixe a planta enfeitar o jardim com toda a sua beleza.

Veja também

Frutas que Começam Com a Letra o: Nomes e Características

Essa lista com algumas das espécies frutíferas que começam com a letra O revela-nos algumas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *