Home / Plantas / Como Cuidar da Flor Falso Iris em Vaso, Podar e Fazer Mudas

Como Cuidar da Flor Falso Iris em Vaso, Podar e Fazer Mudas

Apesar do nome, está maravilhosa flor não é nada falsa, sua beleza é completamente verdadeira e real! Se você possui a Falso Iris, vou lhe ensinar como cuidar dela e mantê-la sempre saudável e bonita.

Toda plantinha precisa de cuidados e ambientes específicos para que possa crescer sempre linda e forte, algumas são mais sensíveis que outras, portanto, um(a) amante das flores deve sempre estar atento(a) a todo e qualquer detalhe.

Sabe uma ótima notícia que eu descobri? Que a Falso Iris possui Bulbo! Você não sabe o que isso significa? Significa que ela tem a capacidade de armazenar nutrientes dentro desta parte de seu corpo, assim, consequentemente, consegue ter mais chances de sobreviver em estações com condições mais críticas como o inverno por exemplo.

Como Cuidar e Podar a Sua Falso Iris

Ainda falando sobre o Bulbo, fique atento(a) a um detalhe: Ele só se desenvolve no verão, ou seja, em períodos mais quentes, assim, quando chegar o inverno a sua flor estará preparada para enfrentá-lo. Traduzindo: De Fevereiro a Março é a época ideal para plantar a sua Falso Iris!

O grande segredo da Falso Iris está em seu Bulbo que também é conhecido como Rizoma, quando você for plantar a sua flor, não pode se esquecer de jeito nenhum de manter o Bulbo parcialmente exposto, jamais deixe-o completamente coberto, isso atrapalha totalmente o crescimento dela.

Cada um de nós por mais que sejamos próximos um do outro, sempre precisamos ter aqueles momentos só nosso, no mundo das flores isso também acontece, você não pode plantar duas Falso Iris próximas uma da outra, o Rizoma de cada uma delas necessita de um espaço de 30cm para se desenvolver. Esta é uma regra que não permite nenhum tipo de exceção!

Flor Falso Iris

Cuidado com os ambientes abafados e úmidos, eles são péssimos para a maioria das plantas e esta espécie em questão precisa de um local completamente moderado, ou então vai acabar mofando e se tornando um criadouro de pragas.

Você está percebendo que o foco da Falso Iris é o seu Rizoma?!

Regar uma planta é a coisa mais fácil do mundo, porém, pode se tornar algo que coloca todo o seu esforço a perder, pois muitas pessoas pensam que para regar uma flor é preciso encharca-la toda, muito pelo contrário, ao fazer isso você mata de vez a sua Iris!

A Falso Iris precisa ser regada constantemente, a cada 5 a 7 dias, mas não é algo tão simples assim: você deve ficar atento ao tempo, se as estações tiverem sido períodos com bastante chuva por exemplo, não há necessidade de cuidados tão constantes.

O procedimento de poda é tão fácil que até mesmo uma criancinha poderia realizá-lo, sendo assim, saiba que não será necessário nenhum esforço mirabolante, apenas cuidados básicos que você teria que ter com qualquer tipo de planta.

Uma planta precisa de que seja retirado do seu caminho todo e qualquer empecilho que atrapalhe o seu crescimento e desenvolvimento, porém, há um grande problema nisso tudo, pois o seu maior impedimento está em si mesma.

Ao passar dos meses e anos as plantas vão crescendo e suas folhas são constantemente renovadas, entretanto, as folhagens que já fazem parte de sua composição permanecem nela e isso atrapalha bastante o processo.

Você precisa fazer algo bem simples: é só observar a sua flor Falso Iris, como ela está? Sua aparência parece volumosa e exagerada? Ela está repleta de galhos e cheia de folhas velhas? Se a resposta for sim, então fique sabendo que chegou o momento de você realizar o procedimento da poda!

Podar é algo bem simples: basta que você retire da planta os galhos e folhas que estão com uma aparência morta, isso vai fazer com que a sua florzinha continue crescendo bastante. Viu que coisa mais simples?!

Só lembrando que para realizar o procedimento da poda, é sempre mais confiável utilizar uma tesoura, fazer isso utilizando as próprias mãos pode ser algo perigoso para a Flor Falso Iris, ela é bastante sensível e pode facilmente ser morta caso você faça o processo de forma errada.

O uso de fertilizantes é algo bastante comum e benéfico para as flores e plantas, mas para aquelas que possuem Bulbo a coisa é um tanto complicada, pois produtos que são ricos em nitrogênio podem acabar matando o Rizoma.

Creio que você achou que cuidar adequadamente de uma planta era algo bem fácil não é?! Mas é bem mais complexo do que parece!

Hora de Fazer Mudas!

Se você realmente gostou da Flor Falso Iris, com certeza vai querer ter mais de uma na sua casa, para sua sorte estou aqui com o objetivo de ensiná-lo(a) a multiplicar essa maravilhosa planta, basta vir comigo e conferir tudinho que eu preparei para você.

O método mais usado é o das estaquias e é exatamente ele que eu vou lhe recomendar, através desta pratica tenho certeza que tudo dará certinho para você e sua plantinha vai crescer com bastante saúde.

Tudo que você precisa fazer é retirar um pequeno galhinho da sua Falso Iris e plantá-lo no seu vasinho, lembre-se de que um bom mecanismo de filtragem é extremamente importante, assim, sua flor não vai ficar completamente encharcada. Eu lhe aconselho a usar flocos de isopor, além de ser uma estratégia bem barata, ainda funciona muito bem e o material para realizá-la é bem baratinho!

Flor Falso Iris em Vaso

Mais uma vez devo informa-lo(a) de que o uso de fertilizantes é bastante interessante para uma planta em fase inicial de crescimento, porém, nunca se esqueça de que deve sempre optar por uma fertilização utilizando produtos que não sejam ricos em nitrogênio. Lembre-se de que a Falso Iris possui o Bulbo!

Meu(a) caro(a) leitor(a), gostou de conhecer um pouco mais sobre o universo das flores? Espero que sim, pois eu acabei de lhe expor as informações mais importantes para que você possa ter a Falso Iris dentro de um vasinho e com a mesma saúde de uma planta em solo! Saiba que não foi uma tarefa fácil, mas eu consegui!

Obrigado pela presença e até a próxima!

Veja também

Como Plantar Vinca em Vaso em Casa?

A vinca-de-madagascar ou simplesmente vinca (nome científico Caranthus roseus) é um vegetal de fácil propagação, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *