Jacobaea maritima, vulgarmente conhecida como cineraria prateada, é uma espécie de planta perene do gênero Jacobaea da família Asteraceae, que pertence à região do mar Mediterrâneo. Antigamente, ela pertencia ao gênero das plantas Senecio e, popularmente, é conhecida como Senecio cineraria.
É cultivada de forma ampla como uma planta ornamental por conta de suas folhas aveludadas brancas e felpudas; no uso hortícola, essa planta também é conhecida como moleiro empoeirado, um nome que é usado em outras espécies de plantas que também têm folhas tomentosas (aveludadas) prateadas; os dois que mais compartilham essa nomenclatura são a Centaurea cineraria e a Lychnis coronaria.
Descrição Física
A cinerária prateada é uma espécie de planta muito tolerante à seca e ao calor, e cresce entre 0,5 e 1 m de altura. Existe certa rigidez nas hastes e um madeiramento na base, ramificadas de forma densa e cobertas por longos pelos emaranhados que variam entre o tom cinza e o branco. As folhas são pinadas ou pinnatifídicas, de 5 a 15 centímetros de comprimento e de 3 a 7 centímetros de largura, rígidas, com segmentos oblongos e obtusos, e como as hastes, cobertas por longos fios branco-acinzentados e emaranhados; as folhas da parte de baixo são pecioladas e com lobos mais profundos, as folhas da parte de cima são sésseis e menos lobadas.
A parte aveludada é mais espessa na parte de baixo de cada folha e pode ficar desgastada na parte de cima, o que deixa a superfície superior sem pelos com o passar do tempo. A flor costuma ser amarelada, em forma de margarida, em uma densa capitula de 12 a 15 milímetros de diâmetro, com florezinhas de disco central cercadas por um anel de pequenas flores de 10 a 13 raios e encerradas em um conjunto comum de brácteas na base do capitulo. As sementes possuem formato cilíndrico.
Locais de Habitação
Esse vegetal é nativo da região mediterrânea ocidental e central, no noroeste africano, no sul europeu e no extremo oeste asiático. Normalmente, essa planta é vista em falésias e locais costeiros rochosos, mais raramente no interior. Também é naturalizado mais ao norte europeu e em alguns locais da América do Norte.
Modos de Uso
Cinerária prateada é amplamente utilizada na horticultura devido à sua folhagem prateada. É resistente ao inverno e pode suportar temperaturas que variam entre 12 °C e -15 °C, tolerando sombra clara, mas preferindo sol pleno.
Família Senecio
Senecioneae é a maior tribo das Asteraceae, ou a família dos girassóis, compreendendo cerca de 150 gêneros e 3.000 espécies. Quase um terço das espécies desta tribo são colocadas no gênero Senecio. Seus membros exibem provavelmente a maior variedade possível de formas encontradas em todo o reino vegetal, e incluem plantas anuais, alpinos rastejantes, ervas perenes, arbustos, alpinistas, suculentas, árvores e plantas semiaquáticas.
As plantas desta tribo são responsáveis por mais envenenamentos de animais do que todas as outras plantas combinadas. Os venenos são particularmente alcalóides pirrolizidínicos em Senecio e furanoeremofilanos em Tetradymia. A família das plantas senecio possui várias espécies bem conhecidas na horticultura.
Explicação sobre Senecio
Desde a época de George Bentham (1800-1884), o “principal botânico sistemático do século XIX”, foram feitos esforços consideráveis para classificar e entender a impressionante diversidade morfológica nas Senecioneae.
A visão tradicional da tribo tem sido a de um grande gênero Senecio, além de muitos outros gêneros que exibem graus variados de distinção. A circunscrição e a delimitação da tribo experimentaram expansões e contrações ao longo das décadas, à medida que gêneros e grupos de gêneros foram entrando e saindo, como foi o caso de Arnica, Liabum, Munnozia, Schistocarpha, etc., que foram excluídas desde então.
Das várias causas possíveis para essa redefinição constante, a mais provável é que pouco se sabe sobre as relações intergeracionais dessas plantas.
Muitos gêneros segregados foram reconhecidos em estudos recentes, geralmente com circunscrições derivadas de espécies representativas selecionadas.
Ainda não está claro se o reconhecimento de vários gêneros segregados fornece uma taxonomia melhor do que tratar os padrões de variação como táxons infragenéricos. Um caso respeitável pode ser o de manter o Senecio como um conceito amplo, pelo menos até que sejam realizados estudos de revisão no nível da espécie e os resultados sejam submetidos a análises críticas.
A maioria dos gêneros que foram removidos do gênero Senecioneae no sentido mais amplo passou a residir na família Liabeae ou dentro da família Heliantheae amplamente circunscritas (Arnicinae, Chaenactidinae ou Madiinae; Haploësthes nas Flaveriinae; e Raillardella e aliados nos Madiinae). Informações adicionais podem ser encontradas em B. G. Baldwin et al. (2002), H. Robinson (1981), B. Nordenstam (1977-1978) e K. Bremer (1994).
Família Asteraceae
Asteraceae ou Compositae (comumente denominada família aster, margarida, composta ou girassol), é uma família gigante e bem difundida composta por plantas que contém flores (Angiospermae).
A família inclui mais de 32 mil espécies atualmente aceitas, em mais de 1.900 gêneros (lista) em 13 subfamílias. No quesito número de espécies, as Asteraceae rivalizam apenas com a família das Orchidaceae. Qual das duas famílias realmente é a maior não se sabe, pois é difícil mensurar qual o número de espécies existentes que cada família inclui.
Quase todas as Asteraceae carregam suas flores em cabeças densas (capitula ou pseudanthia) cercadas por brácteas involucrais. Quando vistos à distância, cada capítulo pode parecer uma única flor. Flores externas (periféricas) ampliadas no capítulo podem se parecer com pétalas, e as brácteas involucrais podem parecer um cálice.
O nome Asteraceae vem do gênero de tipo Aster, do grego antigo ἀστήρ, que significa estrela, e refere-se à forma de estrela da inflorescência. Compositae é um nome mais antigo (mas ainda válido) que se refere à natureza “composta” do capitulo, que consiste em muitas flores individuais.
Boa parte dos membros da família Asteraceae são de ervas anuais ou perenes, mas também existe um número significativo de arbustos, trepadeiras ou árvores. A família é distribuída de forma cosmopolita, com espécies que variam de regiões subpolares a regiões tropicais, colonizando uma enorme variedade de habitats. A maior proporção de espécies ocorre em lugares áridos e semiáridos de latitudes subtropicais e temperadas mais baixas. As Asteraceae representam cerca de 10% da flora autóctone em várias partes do mundo.
Utilidade da Família
Asteraceae é uma família de planta que tem muita influência na economia, pois fornece produtos que são usados cotidianamente como: óleos de cozinha, alface, sementes de girassol, alcachofras, adoçantes, substitutos do café e chás de ervas. Além disso, ela possui muitos gêneros que têm muita importância hortícola como a calêndula (Calendula officinalis), a Echinacea (coneflowers), várias margaridas, fleabane, dálias, crisântemos, zínias e helênios. O gênero de plantas Asteraceae é importante na medicina das ervas e inclui espécies como Grindelia, milefólio entre outras.