Frutas Que Começam Com a Letra S: Nome e Características

Anúncios

Segue abaixo uma relação de frutas conhecidas, cujo nomes se iniciam com a letra “S”, junto com informações relevantes, como nome científico, tamanho, características das frutas e utilidade:

Sachamango (Gustavia superba)

Sachamango

Sachamango

A fruta sachamango, também conhecida como membrillo, é uma pequena árvore perene que cresce até cerca de 20 metros de altura. O tronco pode ter cerca de 35 cm. de diâmetro. A fruta comestível é colhida na natureza e usada localmente. A árvore é frequentemente cultivada por suas flores cerosas grandes, vistosas e perfumadas, enquanto, por outro lado, também possui um odor repulsivo – sua madeira cortada tem um odor esmagadoramente fétido. Esta fruta é encontrada em bosques úmidos e florestas tropicais, geralmente em solos pantanosos.

Saguaraji (Rhamnidium elaeocarpum)

Saguaraji

Saguaraji

Saguaraji é uma árvore decídua com uma coroa aberta e ereta com crescimento entre 8 e 16 metros de altura.  O tronco,  pode ter de 30 a 50 cm. de diâmetro, coberto por uma casca rolhada e verticalmente fissurada. O fruto comestível é algumas vezes colhido na natureza e usado localmente, embora não seja amplamente apreciado. Esta fruta pode ser encontrada em floresta tropical, floresta semidecídua de alta altitude e savanas. Geralmente encontrado em solos pedregosos e férteis, é raro em formações florestais primárias, mas é mais comum em formações abertas.

Salak (Salacca zalacca)

Salak

Salak

Salak é uma palmeira espinhosa e sem haste, com folhas longas e eretas com até 6 metros de altura e um porta-enxerto rastejante.  A planta geralmente cresce em aglomerados compactos,  é comumente cultivada por seus frutos comestíveis na Tailândia tropical, Malásia e Indonésia, onde é muito estimada e frequentemente encontrada em mercados locais. A fruta é cultivada em solos ricos de florestas úmidas e sombreadas, geralmente formando matas impenetráveis ​​ao crescer em áreas pantanosas e ao longo das margens dos riachos.

Santol (Sandoricum koetjape)

Santol

Santol

Santol é uma árvore perene grande e ornamental, com uma copa densa e estreitamente oval com crescimento em torno de 25 metros de altura, mas com algumas amostras de até 50 metros. O tronco, às vezes é reto, mas muitas vezes torto ou canelado, com um diâmetro de até 100 cm e contrafortes até 3 metros de altura.  A árvore produz um fruto comestível popular em partes dos trópicos. Também possui uma ampla gama de usos medicinais tradicionais e produz uma madeira útil. É freqüentemente cultivada em áreas tropicais, especialmente por seus frutos comestíveis e como ornamental em parques e estradas. Podem ser encontradas espalhadas nas florestas tropicais primárias ou algumas vezes secundárias.

Sapota Branca (Casimiroa edulis)

Sapota Branca

Sapota Branca

Sapota branca é uma árvore sempre-verde, com galhos que se espalham e muitas vezes caem e uma coroa larga e frondosa, cujo crescimento atinge até 18 metros de altura. Os frutos comestíveis são muito apreciados. A árvore é frequentemente cultivada como uma colheita de frutas em regiões temperadas, subtropicais e mais altas dos trópicos, e também como planta ornamental.  Sapota branca pode ser encontrada em bosques decíduos subtropicais e florestas baixas.

Sapoti (Manilkara zapota)

Sapoti

Sapoti

Sapoti é uma árvore perene ornamental com uma copa densa e amplamente espalhada, cujo crescimento  pode atingir de 9 a 20 metros de altura no cultivo, mas pode ter de 30 a 38 metros de altura na floresta. O tronco cilíndrico reto pode variar em diâmetro entre 50 cm. no cultivo e até 150 cm. na floresta. Sapoti é uma árvore com uma ampla variedade de usos locais como alimento e remédio, também muito importante comercialmente como fonte de frutos comestíveis, látex e madeira. A fruta comestível é apreciada e consumida nos trópicos. A árvore é amplamente cultivada comercialmente pelos frutos e também para a extração do  látex contido na seiva. Este látex é coagulado e usado comercialmente para fazer chicletes. A árvore produz uma madeira que é comercializada internacionalmente.

Sapucaia (Lecythis pisonis)

Sapucaia

Sapucaia

Sapucaia, também conhecida como noz do paraíso, é uma árvore de folha caduca alta, com uma copa densa e globosa, com crescimento de 30 a 40 metros de altura. O tronco cilíndrico reto pode ter 50 a 90cm de diâmetro.  A árvore é colhida na natureza como fonte de alimento, remédios e vários materiais. Suas sementes são muito apreciadas e geralmente são colhidas na natureza para uso local e também são vendidas em mercados.  A madeira é resistente de alta qualidade e é colhida para uso comercial.

Saputa (Salacia elliptica)

Saputa

Saputa

Saputa é uma árvore sempre-verde com uma coroa globosa muito densa,  pode crescer 4 a 8 metros de altura. O tronco cilíndrico curto e torto pode ter 30 a 40 cm. de diâmetro.  A árvore produz um fruto comestível com um sabor agradável que é colhido na natureza e consumido localmente.   Não é um fruto muito popular, devido à dificuldade de separar a carne da semente. Frequenta  áreas de floresta seca, mais comumente em formações secundárias, no nordeste do Brasil, geralmente em áreas sujeitas a inundações periódicas.

Sete Capotes (Campomanesia guazumifolia)

Sete Capotes

Sete Capotes

Também conhecida como guariroba, sete-capotes  é uma árvore decídua com uma coroa aberta, pode crescer de 3 a 8 metros de altura. O tronco torto e ranhurado pode ter de 20 a 30 cm de diâmetro, com uma casca rolhada que descasca naturalmente do tronco.  Às vezes, os frutos comestíveis são colhidos na natureza para uso local, embora não sejam apreciados por todos.  A árvore é ocasionalmente cultivada em sua área nativa por seus frutos comestíveis.

Sorva (Sorbus domestica)

Sorva

Sorva

Sorva é uma árvore decídua que geralmente cresce de 4 a 15 metros de altura, com espécimes de até 20 metros registrados.  A árvore é colhida na natureza para uso local como alimento, remédio e fonte de materiais. Ocasionalmente, é cultivada como uma colheita de frutas a ser comercializada nos mercados locais. A árvore também é cultivada como ornamental.

Safu (Dacryodes edulis)

Safu

Safu

Safu é uma árvore sempre-verde com uma coroa profunda e densa; geralmente crescendo até 20 metros de altura no cultivo, mas espécimes de até 40 metros são conhecidos na natureza. O tronco cilíndrico reto é frequentemente estriado e ramificado com até 90 cm. de diâmetro. A árvore é amplamente utilizada como fonte de alimentos e remédios.

Soncoya (Annona reticulata)

Soncoya

Soncoya

Sonkoya é uma árvore decídua de crescimento rápido, com uma coroa arredondada ou espalhada, pode atingir até 7 metros de altura com um tronco de até 30 cm. de diâmetro.  Por muito tempo cultivada na América do Sul por seus frutos, a árvore não é mais conhecida em um ambiente verdadeiramente selvagem, sendo cultivada principalmente em jardins de várias áreas dos trópicos por seus frutos comestíveis.