Home / Plantas / Qual é a Época de Amora? Qual Estação do Ano Ela Dá?

Qual é a Época de Amora? Qual Estação do Ano Ela Dá?

Amoras cresceram em toda a Ásia, Europa e Américas por dezenas de milhares de anos. Os registros arqueológicos mostram que os habitantes europeus os comiam há 8.000 anos antes de Cristo. Hoje existem mais de 2.000 variedades encontradas nas regiões mais frias do mundo. As amoras-pretas são mais apreciadas como alimento na Grã-Bretanha e no norte da Europa do que em qualquer outro lugar do mundo.

Taxonomia da Amora

Rubus fruticosus é o nome latino da amora européia, também conhecida como amora. Como a framboesa , é uma fruta agregada e parente da rosa. É um arbusto altamente adaptável e de rápido crescimento, encontrado em sebes, bosques, prados e terrenos baldios.

É uma boa espécie pioneira (colonizador precoce de um habitat), pois pode crescer em solo pobre e seus caules espinhosos ajudam a proteger os brotos de outras plantas de serem comidos.

Qual é a Época de Amora? Qual Estação do Ano ela dá?

Amoras, que são nativas da América do Norte e partes da Eurásia, cresceram selvagens até o início do cultivo no final do século XIX. O noroeste do Pacífico dos EUA e o país europeu da Sérvia lideram a produção mundial de amoras, com o Oregon sendo o estado de maior produção nos EUA. Califórnia, México e Guatemala expandiram sua agricultura de amora nas últimas décadas.

A produção comercial de bagas ocorre em vários outros estados, incluindo Texas, Carolina do Norte, Geórgia e Arkansas. Enquanto as amoras crescem e amadurecem do final da primavera ao início do outono, a alta temporada nos Estados Unidos ocorre de julho a agosto – com a colheita começando mais cedo nos estados do sul e depois no noroeste.

Valor Nutricional da Amora

Com poucas calorias, cerca de 60 por xícara, as amoras-pretas são um doce sem culpa para quem está tentando perder peso. Eles são uma das frutas com mais fibras ao redor, com quase 8 gramas por xícara de bagas, que é uma grande parte das 25 a 38 gramas de fibra diária recomendada para uma boa saúde pelo Instituto de Medicina. As amoras contêm alguma fibra solúvel, que pode ajudar a diminuir o colesterol, e como fruta decadente, são especialmente ricas em fibras insolúveis, que fornecem “volumosos” para ajudar a prevenir a constipação.

Valor Nutricional da Amora
Valor Nutricional da Amora

Uma xícara de amoras fornece metade do valor diário da vitamina C, necessária para a pele saudável e a comunicação entre os nervos, e um terço da DV para a vitamina K, importante para a coagulação do sangue e a saúde dos ossos. Essa mesma porção fornece um terço da DV para o manganês, um mineral que desempenha muitos papéis no seu metabolismo.

Benefícios Relacionados ao Consumo de Amoras

Comer amoras o ano todo é uma escolha sábia, porque as gemas roxas contêm uma variedade de substâncias vegetais, ou fitoquímicas, que promovem a saúde e combatem doenças. Alguns dos fitoquímicos também são antioxidantes – que protegem as células do corpo contra danos causados ​​pelos radicais livres nocivos – dando às amoras um dos níveis mais altos de antioxidantes de todas as frutas. De fato, os cientistas mediram o total de compostos antioxidantes em 50 alimentos – incluindo amoras, framboesas, mirtilos e morangos – com base em doses típicas.

As antocianinas e o ácido elágico das amoras não são apenas antioxidantes, mas têm propriedades protetoras do câncer. Um extrato de amora-rico em antocianina pode proteger contra o câncer de cólon, ajudando a preservar o DNA celular.

Comer bagas, incluindo amoras, pode beneficiar a saúde do cérebro. Os compostos das bagas ajudam a prevenir a inflamação no cérebro, alterando a maneira como as células cerebrais se comunicam, essas alterações na sinalização cerebral podem melhorar a coordenação motora e ajudar a prevenir  perda de memória relacionada a idade avançada.

Como Consumir Amoras

Quer sejam selvagens ou cultivadas, as amoras devem ser macias, brilhantes e macias – mas são facilmente danificadas, portanto, manuseie com cuidado.

Ao comprar amoras, procure frutas que tenham uma cor púrpura a quase preta. Escolha bagas gordas sem umidade ou mofo entre as frutas ou no fundo do recipiente. Guarde-os na geladeira, no recipiente de plástico ou papelão. Caso contrário, coloque-os suavemente em um recipiente raso forrado com toalhas de papel. Não lave amoras até que você esteja pronto para usá-las, o que deve levar de três a seis dias.

Amoras-Pretas
Amoras-Pretas

As amoras-pretas não se mantêm bem por mais de alguns dias a partir de quando são colhidas ou compradas. Se você colocar as amoras na geladeira, remova-as cerca de uma hora antes de planejar comê-las – elas estão no seu melhor quando consumidas em temperatura ambiente. Lave bem antes de usar, mas tenha cuidado ao enxaguá-los – eles são delicados e machucam facilmente.

Coloque frutas frescas comuns na boca ou use-as para cobrir iogurte, cereais ou saladas. Adicione algumas amoras em uma jarra de água, mexa contra o lado e leve à geladeira durante a noite para uma bebida refrescante com beijos de frutas. Ou misture frutas congeladas em smoothies para adicionar cor, fibra e doçura. Para uma variedade de prazeres frutados, use amoras para fazer tortas, sapateiros ou geleia. Amoras são pequenas frutas versáteis e funcionam tão bem em pratos salgados quanto em bolos doces. Seu sabor azedo complementa carnes ricas, como cordeiro, mas eles também se sustentam em saladas.

Diferenças Entre Amoras e Framboesas

É fácil confundir amoras-pretas com seus primos pretos de framboesa, porque ambas são roxas e pertencem à família de frutas Rubus, que crescem em arbustos espinhosos.  Eles são chamados de frutas “agregadas” porque cada amora ou framboesa é feita de um monte de minúsculas drupeletas, cada uma contendo uma semente minúscula – daí a sensação granulosa na boca.

Amoras são mais suculentas, maiores e têm uma forma oblonga característica, em vez de uma forma redonda. Enquanto as framboesas se separam dos núcleos quando são colhidas, terminando com um centro oco, os núcleos macios das amoras permanecem intactos quando são colhidas. Portanto, se você segurar uma amora e uma framboesa preta lado a lado, a amora parecerá mais pesada que a frágil e oca framboesa oca.

Veja também

Tempero de Gengibre

Lista Dos Tipos De Gengibre – Espécies Com Nome E Fotos!

Existem diversas plantas e ervas que são mundialmente conhecidas por suas propriedades medicinais e todos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *