Home / Animais / Qual é a Cor do Sangue de Barata? Barata É Inseto?

Qual é a Cor do Sangue de Barata? Barata É Inseto?

Baratas são criaturas interessantes para dizer o mínimo. Quase todo mundo já viu uma barata; isso ocorre porque elas parecem estar em toda parte. Raramente existe algum lugar neste planeta que não seja habitado por baratas.

Enquanto todo mundo odeia baratas e as considera uma praga, na verdade existem apenas 10 espécies de baratas que se enquadram na categoria de pragas domésticas. Esta é 10 das 4.600 espécies de baratas.

Eles são uma das pragas mais temidas em residências e empresas. Não são apenas um incômodo, mas também são capazes de transmitir doenças e causar reações alérgicas.

Qual é a Cor do Sangue de Barata? Barata é Inseto?

O sangue de barata não é vermelho porque elas não usam hemoglobina para transportar oxigênio. De fato, sua corrente sanguínea também não é usada para transportar oxigênio. Eles usam um sistema de tubos chamado traqueia para trazer oxigênio e remover o dióxido de carbono de seus tecidos.

Como resultado, outros fatores determinam a cor do sangue. As baratas masculinas têm sangue relativamente incolor. As larvas têm sangue incolor. Somente fêmeas adultas que produzem óvulos têm sangue levemente alaranjado por causa da proteína vitelogenina produzida no fígado da barata (seu corpo gordo) e transportada através do sangue para o ovário. Essa proteína, como a gema de frango, é laranja porque carrega um carotenoide, que é uma molécula semelhante à vitamina A, necessária para que os embriões se desenvolvam normalmente.

O sangue adulto de barata feminina é ocasionalmente laranja. Todo o outro sangue de barata é incolor.

Barata é um Inseto?

Para dizer o óbvio, as baratas são um inseto, o que significa que sua anatomia é diferente das outras criaturas. A maioria das pessoas notou que as baratas têm sangue branco. Isso ocorre porque as baratas não têm hemoglobina no sangue. A hemoglobina é composta principalmente de ferro e é o que dá ao sangue humano sua cor vermelha.

As baratas, como outros insetos, têm um sistema circulatório aberto e seu sangue também é conhecido como hemolinfa (ou hemolinfa). Ele flui livremente dentro do corpo, tocando todos os órgãos e tecidos internos. Cerca de 90% deste sangue é líquido aquoso e os 10% restantes são constituídos por hemócitos. O oxigênio é liberado pelo sistema traqueal e não pelo sistema circulatório nas baratas (ou na maioria dos outros insetos).

A Circulação Sanguínea dos Insetos

De fato, os insetos nem têm vasos sanguíneos. Em vez disso, existe um espaço oco dentro do esqueleto externo, no qual o sangue escorre. Essa cavidade se estende às antenas, pernas e veias das asas. O coração do inseto, um tubo comprido que se estende por todo o corpo, empurra o sangue da extremidade traseira do inseto para frente. O inseto também pode ter pequenos corações nas extremidades de suas extremidades para ajudar a mover o sangue.

A hemoglobina além de transportar oxigênio dos pulmões para os tecidos do corpo, serve também para devolver dióxido de carbono dos tecidos de volta aos pulmões. Como as baratas carecem de hemoglobina, seus sistemas precisam apresentar uma alternativa. As baratas respiram tecnicamente e transferem oxigênio através de um sistema de tubos em seus corpos, chamado traqueia. Este sistema é semelhante ao nosso sistema circulatório, exceto que, em vez de o sangue viajar através dos tubos, é o ar. Seu sangue é realmente distribuído por todo o corpo.

Circulação Sanguínea dos Insetos

Bombear sangue é um processo lento: leva cerca de oito minutos para o sangue de um inseto circular completamente. Como o sangue humano, o sangue de insetos carrega nutrientes e hormônios para as células do inseto. A cor esverdeada ou amarelada do sangue de insetos vem dos pigmentos das plantas que o inseto come.

A Longevidade das Baratas

As baratas são uma das espécies vivas mais antigas do planeta. A evolução evoluiu para cerca de 350 milhões de anos atrás e continua a prosperar hoje. Isso ocorre apesar da multiplicidade de eventos, como ataques de meteoros, mudanças climáticas, algumas eras glaciais e vários outros eventos que destruíram a vida de milhões de outras espécies. Não é de admirar que as pessoas digam que baratas herdarão a terra depois que os humanos se matarem. Elas realmente são capazes de existir em uma variedade de climas.

Entre as mais comuns estão a barata americana (Periplaneta americana), a australiana (Periplaneta australasiae), a barata com faixas marrons (Periplaneta fuliginosa), a barata alemã (Blattella germanica), a oriental (Blatta orientalis) e a barata marrom esfumaçado (Supella longipalpa). A barata alemã é a mais comum entre todas elas.

Características das Baratas

A maioria das baratas não voa. No entanto, as baratas de bandas marrons e americanas voam e apavoram.  A maioria das espécies pequenas pode viver várias semanas sem comida e uma semana sem água. Espécies maiores podem demorar um pouco mais.  Dependendo da espécie, uma barata pode viver entre 1 semana e 1 mês sem a cabeça. O sistema nervoso e os órgãos da barata não são centralizados, o que lhes permite sobreviver. Quando decapitados, eles geralmente morrem devido à desidratação e fome.

Barata Características

Quando uma barata é tratada com certos inseticidas, o veneno pode afetar o sistema nervoso da barata . Isso causa tremores e espasmos musculares que fazem com que a barata vire de costas.

Para Que Servem as Baratas?

A natureza pretendia que as baratas como catadoras reciclassem matéria orgânica. Elas comem qualquer coisa, desde plantas mortas até cadáveres de outros animais, incluindo outras baratas. Eles são a principal fonte de alimento de pássaros, lagartos, aranhas e pequenos mamíferos. Portanto, eles são importantes para equilibrar a cadeia alimentar.

No entanto, seu papel mais valioso é nas florestas e cavernas longe dos seres humanos. É verdade que muito poucos tipos de baratas são pragas incômodas. As baratas alemãs e americanas, no entanto, tornaram-se sérias pragas para donos de casas, restaurantes, mercearias e prédios comerciais que são locais altamente alvo de infestação de baratas.

As baratas alemãs e americanas parecem ter perdido o apetite por deteriorar a vida das plantas em favor dos alimentos e fontes de água encontrados em sua casa. Eles se tornaram pragas graves que espalham bactérias em todos os lugares em que tocam. Como é impossível prendê-los e devolvê-los profundamente às florestas, não há muita escolha a não ser erradicar aqueles que invadem os lares.

Veja também

Meu Cachorro Está Estranhando Todo Mundo. E Agora?

Os cachorros ganharam enorme importância na vida das famílias brasileiras. Esses animais se tornaram tão …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *