Home / Plantas / Chá De Barbatimão Aborta? Ele É Perigoso? Oferece Risco?

Chá De Barbatimão Aborta? Ele É Perigoso? Oferece Risco?

As plantas são muito utilizadas pelas pessoas, há centenas de anos. Todas apresentam diversos benefícios quando usadas, principalmente para a saúde. O Barbatimão é uma dessas plantas, que traz benefícios, mas também algumas contraindicações. Por isso, acompanhe esse artigo e descubra tudo sobre essa planta e se você pode usá-la. Vamos lá?

O que é Barbatimão?

O barbatimão, nome científico Stryphnodendron adstringens (Mart) Coville é uma planta nativa do Brasil, presente nos cerrados nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Também é conhecido como casca-da-mocidade, ubatima, barba-de-timan e barbatimão-verdadeiro.

Dela é extraído a madeira, de cor avermelhada, usada para curtimento de couro devido sua durabilidade e resistência. A planta é também usada na medicina popular devido aos seus benefícios. Inclusive, por muito tempo, foi usada pelos índios para curar feridas e doenças.

A casca é a parte mais usada da planta, da qual pode ser feito chás através da infusão da casca na água quente. Porém, também é possível encontrar sabonetes, pomadas e cremes de barbatimão. A planta pode ser adquirida nas lojas de produtos naturais, já a pomada e derivados podem ser encontrados em farmácias.

Propriedades E Nutrientes Do Barbatimão

O barbatimão é composto principalmente de taninos, uma substância fenólica solúvel em água. Essa substância, na planta, tem o papel biológico de protege-la contra o ataque de microrganismos e animais.

A planta também possui flavonoides, que junto com os taninos ajudam a promover a saúde do corpo, atuam como antioxidantes e ainda fortalecem o sistema imunológico. Além disso, esses compostos atribuem diversas propriedades ao barbatimão, tai como:

  • Antibacteriana
  • Anti-inflamatória
  • Antioxidante
  • Analgésica
  • Antisséptica
  • Antiparasitária
  • Antimicrobiana
  • Anti-hipertensiva
  • Hemostática
  • Adstringente
  • Antiedematogênica
  • Diurética
  • Desinfetante
  • Coagulante

Além do mais, o barbatimão ainda ajuda a diminuir dores, inchaços e hematomas na pele, eliminando as toxinas do corpo. Ainda tem ação contra hemorragias. Entretanto, apesar de tantas funções, seu uso deve ser feito sob orientação médica ou de um fitoterapeuta.

Benefícios Do Barbatimão

Essa planta pode ser usada para diversos tratamentos devido a seus benefícios. A seguir, apresentamos alguns deles.

Candidíase

Candidíase
Candidíase

O barbatimão possui poder antifúngico, ou seja, ajuda a prevenir a proliferação de fungos. Como a candidíase é uma infecção causada por fungos e agride a pele, os órgãos genitais e a boca, o uso dessa planta pode ajudar.

Aparelho Digestivo

Aparelho Digestivo
Aparelho Digestivo

O uso do barbatimão pode ser benéfico para o aparelho digestivo, pois ajuda a diminuir a acidez gástrica. Assim, evita o surgimento de inflamações, gastrite, úlceras e também a azia.

Infecção Ou Dor De Garganta

Infecção Ou Dor De Garganta
Infecção Ou Dor De Garganta

Como possui propriedades anti-inflamatórias e antissépticas, o barbatimão pode ajudar contra dor e infecção de garganta combatendo as bactérias que causam essa inflamação.

Cicatrização

Cicatrização
Cicatrização

O barbatimão é muito usado para o tratamento de feridas, pois tem um grande poder cicatrizante. Isso porque os taninos que estão na planta estimulam a contração dos vasos sanguíneos, além de prevenir que a infecção aumente. Assim, seu uso ajuda a evitar hemorragias e ainda regenera a pele que ferida.

Doença de Chagas

Doença de Chagas
Doença de Chagas

O barbatimão possui em sua casca substâncias que ajudam no combate o parasita que transmite a doença de chagas.

Saúde Bucal

Saúde Bucal
Saúde Bucal

O uso dessa planta pode ajudar a prevenir mau hálito, gengivite e até as cáries, devido suas características bactericidas.

Anti-inflamatório e Antimicrobiano

O barbatimão ajuda a impedir processos inflamatórios no corpo, combatendo-os. Além disso é capaz de eliminar bactérias que afetam a pele, principalmente as que causa acne e furúnculos. Ele ainda elimina parasitas, como os que causam a leishmaniose.

Saúde Da Mulher

O barbatimão é aliado da saúde da mulher, pois combate corrimento vaginal, ajuda no trato de doenças sexualmente transmissíveis e também a inflamação dos ovários e útero.

HPV

O HPV é uma infecção que causa verrugas por todo o corpo que podem vir a se tornar câncer. Cientistas da Universidade Federal de Alagoas criaram uma pomada com o barbatimão e depois de testes, constataram que o uso dessa pomada duas vezes por dia pode eliminar as verrugas, sem causar nenhum efeito colateral.

Como Usar?

O barbatimão é usado comumente no preparo do chá, usando as folhas e casca da planta, mas também pode ser usado externamente, como no preparo de banhos.

Para o preparo do chá, você precisa de:

  • 2 colheres de sopa (ou 20 gramas) da casca do barbatimão
  • 1 litro de água fervente

Para fazer o chá, primeiro devem ser higienizadas as cascas da planta. Então, adiciona as cascas na água fervendo e deixa elas cozinhando em fogo alto entre 5 e 10 minutos. Depois é só coar e consumir. O indicado é tomar de 3 a 4 xícaras por dia. Esse chá também pode ser usado em banhos para o trato de doenças nas partes intimas.

Chá de Barbatimão
Chá de Barbatimão

Apesar de o chá ser o uso mais comum dessa planta, ele também pode ser usado de diversas outras formas:

  • Tintura: através da decocção da casca, pode ser feita a tintura, usada para o tratamento de diversas doenças.
  • Tônico: Ao cozer as folhas no vinho é possível criar um tônico que ajuda a tratar hérnias.
  • Pó da casca: seu uso ajuda a desinflamar, desinfetar e cicatrizar lesões.
  • Pomada: pode ser usada através de orientação médica.

Aborta? É Perigoso? Oferece Risco?

Assim como qualquer alimento ou chá, não é recomendado usar em excesso o chá de barbatimão. Isso porque ainda não existem muitas evidencias quanto ao seu consumo. Sabe-se que ele pode causar alguns efeitos colaterais, principalmente irritação no estômago.

Além disso, seu uso é contraindicado para gestantes devido às grandes chances de causar o aborto. Além disso, o uso em excesso pode causar intoxicações, deficiência de ferro e até envenenamento.

Desse modo, seu uso deve acontecer somente sob orientação médica ou de um fitoterapeuta que vão pode auxiliar no uso adequado para que se possa aproveitar todos os benefícios do barbatimão.

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *