Home / Plantas / Araçá Roxo: Pé, Características, Benefícios e Nome Científico

Araçá Roxo: Pé, Características, Benefícios e Nome Científico

A fruta do araçá, em geral, é muito gostosa e nutritiva. O bom é que existe uma variedade razoável de espécies por aí, o que permite escolher bem qual dessas frutas você quer consumir. A fruta do araçá roxo é bom exemplo.

Vamos saber mais a respeito dessa planta?

Características do Araçá Roxo

Com um nome científico de Psidium rufum DC, o araçá roxo se trata de uma árvore originária da nossa Mata Atlântica, sendo uma espécie restrita ao litoral norte do estado de São Paulo. Por conta dessa restrição, e do desmatamento generalizada da Mata Atlântica, várias espécies de plantas estão em processo de extinção, entre elas, o próprio araçá roxo.

O araçá roxo também é conhecido por outros nomes, como araçá da praia, araçá de comer, araçá de coroa, araçá do campo, araçá rosa e araçá vermelho. Pertence à família botânica das Myrtaceae.

Em termos físicos, essa árvore pode chegar a 8 m de altura. A copa dela é de estilo colunar. Além disso, a dispersão dessa árvore é descontínua, exclusiva de solos que sejam secos e argilosos, com características de serem profundos e férteis.

Já o tronco é ereto e pouco sulcado, possuindo em torno de uns 35 cm de diâmetro. Sua casca é fina e quase lisa, descamando em placas de formato delgado. As folhas são simples e opostas, com cerca de 8 cm de comprimento. As flores da árvore, por sua vê, são solitárias auxiliares e brancas, sendo formadas entre outubro e dezembro.

E, por fim, temos o fruto do araçá roxo, que são bagas globosas, brilhantes, com polpa carnosa, e bem adocicada. Nela, existe uma única semente, e p amadurecimento desses frutos se dá entre maio e julho. São, inclusive, bastante apreciadas por pássaros, que são diretamente responsáveis pela dispersão das sementes.

Usos do Araçá Roxo

As qualidades nutricionais e antioxidantes, a fruta do araçá roxo tem sido bastante estudada por institutos científicos. O fruto, em si, pode ser consumido in natura, mas é preciso tomar certo cuidado, pois ele possui um efeito laxativo bem forte. Porém, não apenas isso o araçá roxo pode nos fornecer.

Devido ao pequeno porte da planta, ela pode ser usada para arborização urbana em ruas estritas ou embaixo de fiações elétricas. Também pode ser tranquilamente utilizada para programas governamentais de reflorestamento. Afinal, e só pra ressaltar novamente, a fruta dessa árvore é bastante apreciada por uma infinidade de aves, além de outros animais.

E, outra boa característica do araçá roxo é que ele não é uma planta invasora, daquelas que se expandem muito, o que deixa o local com maiores condições de espaço.

Facilidade de Cultivo

Além do pequeno porte facilitar a questão do espaço destinado , o araçá roxo é rústico e de fácil manejo, sendo uma árvore bem fácil para o cultivo. Ela aceita muito bem podas de formação, de condução e também de produção. E, isso mostra o quanto se trata de uma planta adaptável a qualquer tipo de intervenção.

Trata-se de uma árvore bastante produtiva também, porém, para um cultivo doméstico, por exemplo, a planta precisa receber constantes pulverizações orgânicas ou mesmo sintéticas. Esses procedimentos precisam ser feitos no período da floração e da maturação. Assim, o araçá não sofrerá, por exemplo, com o ataque da mosca da fruta, ou com qualquer outra praga. A floração da árvore, por sinal, é bem perfumada e melífera.

Como dica, aconselhamos que na época da maturação, haja uma proteção maior em relação às frutas, já que os pássaros as adoram, e podem causar muito prejuízos nesse sentido. A melhor proteção é com saquinhos em TNT, que são baratos e podem ser reutilizados várias vezes.

Benefícios do Araçá Roxo Para a Saúde

Claro que, como todo fruto de araçá, o desse aqui é bastante rico em nutrientes que fazem muito bem ao nosso organismo. Para cada 100 g de araçá roxo, por exemplo, nós temos 247 Kcal, 20 g de proteínas, 15 g de fibras, 85 mg de cálcio e 21 mg de vitamina A.

Um dos benefícios que essa fruta traz é a prevenção ao câncer, já que ela está repleta de radicais livres que combatem essa enfermidade, além de polifenóis que restringem todo e qualquer crescimento do tumor. Além disso, o araçá roxo contém licopeno, que é um antioxidante bem forte, sendo eficaz na prevenção ao aparecimento de tumores.

O araçá roxo também ajuda na saúde da tireoide, já que ele é uma boa fonte de cobre, substância que, entre outras coisas, regula o nosso metabolismo. Isso ajuda bastante a regular tanto a produção e a absorção de hormônios.

Há outro benefício com relação a essa fruta, que é o tratamento do chamado escorbuto. E, isso se deve por conta da grande quantidade de vitamina C que ela possui, sendo cerca de 5 vezes maior do que outras frutas cítricas, como a laranja e a acerola, por exemplo. Essa vitamina, ainda por cima, auxilia no aumento da nossa imunidade.

Há outros muitos benefícios que o araçá roxo tem, como ser um poderoso antidiabético, já que ele promove a perda de peso e a regulação da pressão sanguínea, ou mesmo ser muito bom para a saúde da visão, em decorrência de sua quantidade de vitamina A.

São inúmeras coisas positivas relacionadas a essa fruta, e que, por isso, vale a pena comprá-la por aí, ou até mesmo plantá-la. Sem dúvida, você não vai se arrepender, já que ps ganhos para a sua saúde serão inúmeros.

Receita Prática e Rápida de Araçá Roxo

  • Geleia de aração com mamão

Para essa receita, você vai precisar de 600 g de mamão maduro, 400 g de araçá roxo e 300 g de açúcar. O preparo é simples, e consiste em tirar o caroço de todas as frutas, e batê-las num liquidificador sem a adição de água. Depois, acrescente o açúcar e leve a mistura ao fogo médio por cerca de 2 horas. Nesse caso, a consistência da geleia ficará a gosto de quem faz. Basta que ele fique consistente o suficiente para desgrudar do recipiente. Por fim, coloque num frasco de vidro com tampa, e leve à geladeira. Pronto! Uma deliciosa geleia sempre à mão.

 

Veja também

Árvore de Syringa Lilas

Syringa Lilas: Reino, Classe, Ordem, Família e Gênero

As flores ocorrem na primavera, cada uma com cerca de 1 cm de diâmetro, branco, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *