Home / Plantas / Camélia Amarela: Fotos, Características E Nome Científico

Camélia Amarela: Fotos, Características E Nome Científico

Há muitas flores belíssimas na natureza, e um delas é, sem dúvida, a camélia. Dentre as muitas variedades que podemos encontrar desse grupo de plantas, uma das mais interessantes é a do tipo amarela, que será o assunto do texto a seguir.

Principais Características Da Camélia Amarela

De nome científico Camellia L., a camélia, em si, é um gênero de plantas que inclui tanto flores ornamentais, quanto as chamadas “plantas do chá”. Em geral, as camélias se limitam a apenas três cores: o vermelho, o branco e o cor-de-rosa. Porém, existe uma variante que talvez poucos conheçam que é a de tonalidade amarelada.

De nome científico Camellia chrysantha, são camélias extremamente raras, e que causaram grande excitação entre os colecionadores de flores quando firam descobertas, algumas décadas atrás. Afinal, finalmente, tinham-se descoberto flores desse tipo com alguma variação de cores.

Atualmente, essas camélias amarelas são obtidas por meio de hibridização com outras espécies, já que não existe uma flor dessas que seja essencialmente amarela. Da mesma forma que, por exemplo, não existem camélias azuis naturais, que podem ser conseguidas ao isolar os pigmentos de algumas dessas flores, e realizar uma série de cruzamentos.

Ela foi encontrada originalmente na China e no Vietnã, mas está designada como uma espécie ameaçada de extinção, devido à perda do seu habitat, que são, essencialmente, florestas úmidas. É bastante usada por lá, tanto para fazer chá, quanto para ser flor de jardim. Trata-se de um arbusto que pode medir de 1,8 m a 3 m, cujas folhas são de tamanho médio, além de serem perenes, além de serem brilhantes e bem atraentes.

Em climas que sejam amenos, as flores desabrocham durante a primavera, sendo relativamente perfumadas, e solteiras em suas hastes. O grande atrativo delas realmente é o fato da cor diferenciada delas em relação a outros tipos de camélias.

Cultivo De Camélia Amarela

Para o plantio desse tipo de camélia, é preciso, primeiro, pensar no solo que precisa ser ácido (com um pH entre 4,5 e 6,5) e que seja bem drenado. Elas devem ser plantadas “altas”, colocando, por exemplo, a base do tronco bem acima da linha do solo. O clima não pode nem ser muito quente, nem muito frio, e a planta precisa estar protegida de fortes ventanias.

As raízes da camélia amarela precisam de umidade, contanto que não seja exagerada. Pra isso, você pode usar palha de coco, por exemplo. Ela deve ser criada à meia sombra, com luz do sol indireta, pois isso evita que a flor simplesmente “queime”.

Camélia Amarela na Árvore
Camélia Amarela na Árvore

Caso o plantio seja feito em vasos, o ideal é colocar pedriscos no fundo deles, preenchendo o restante do espaço com substrato adequado para esse tipo de planta. Já se o plantio for em solo, o ideal é fazer uma abertura com uns 60 cm de profundidade por mais 60 cm de diâmetro, misturando a terra com o substrato.

Quanto às regas, nas duas primeiras semanas após o cultivo, o procedimento é molhar a sai camélia amarela a cada dois dias até a terra ficar devidamente úmida. Durante o verão, essas regas podem ser três vezes por semana, e no inverno, duas.

Pode-Se Fazer Podas E Adubação Na Camélia Amarela?

Assim como a maior parte das camélias, a de coloração amarela suporta bem as podas, mas elas precisam ser feitas no momento certo. Ou seja, logo após a floração, e tem que ser feita na ponta dos ramos. O bom é que não é necessário transplantá-la para nenhum lugar após as podas realizadas.

Já no que se refere à adubação, a mais indicada para esse tipo de flor é a foliar, com uma periodicidade de três meses entre uma e outra. O procedimento é bem simples: basta diluir o adubo em água de acordo com as orientações do fabricante. Depois, é só borrifar na folhagem.

Poda de Camélia Amarela
Poda de Camélia Amarela

Como Evitar Pragas E Doenças?

Sendo um tipo de flor bem rústica e resistente, mas em condições adversas, é provável que ela possa sofrer com alguma praga ou doença, e, por isso, o mais indicado é se prevenir. Ela pode ser atacada por pragas de diversos tipos, como pulgões, cochonilhas e formigas.

É bom ficar atento, pois o excesso de água é meio caminho andado para a planta também ficar doente. Nesse sentido, tanto a poda, quanto a rega adequada são essenciais para evitar maiores problemas para a sua planta.

Em caso de ataques de pragas ou doenças, o mais recomendado é borrifar os brotos atacados com uma mistura de água e folhas de arruda previamente fervidas.

Pragas e Doenças na Camélia
Pragas e Doenças na Camélia

Camélia Amarela: Curiosidades

Com frequência, atribuímos à flores muitos significados. No caso da camélia amarela, por exemplo, no Japão (onde ela é chamada de tsubaki), ela representa a saudade. Já aqui no ocidente, a sua representatividade tem a ver com excelência.

A camélia é a flor que inspirou um famoso romance “A Dama das Camélias”, escrito por Alexandre Dumas Filho. A tradição popular ainda fala da “rivalidade” entre duas flores: a rosa e a camélia. Enquanto a primeira é muito perfumada, porém, bastante espinhosa, a segunda tem um cheiro mais tênue, quase inexistente, mesmo as mais perfumadas como a camélia amarela.

Mesmo que o nome científico original da camélia amarela seja Camellia chrysantha, ela também pode ser chamada de Camellia nitidissima syn chrysantha, que é praticamente sinônimo, da mesma forma que a camélia amarela também é conhecida como camélia dourada. Isso acontece porque a Camellia nitidissima foi descrita pela primeira vez em 1948. Já em 1960 uma população selvagem dessa flor foi encontrada na fronteira entre a China e o Vietnã, sendo nomeada Camellia chrysantha.

Camellia Chrysantha
Camellia Chrysantha

É bom saber também que as camélias amarelas são muito boas para colecionadores, mas não são tão boas assim para os jardins. Isso porque as flores, em geral, são bem pequenas, e só florescem uma única vez. Além disso, na maior parte das vezes, as flores estão voltadas para baixo , estando na parte de baixo dos galhos do arbusto.

Em resumo, as camélias amarelas são muito bonitas, mas, usá-las para jardins talvez não seja a melhor ideia. Mas, se você já cria camélias de outros tipos, esta daqui será uma inclusão bem interessante.

Veja também

Chá de Gengibre Para Gripe Funciona? Como Fazer?

A gripe é causada por um vírus que se chama influenza. Em algumas ocasiões podem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *