Home / Plantas / Cacto Macarrão: Características, Como Cultivar, Fotos E Comprar

Cacto Macarrão: Características, Como Cultivar, Fotos E Comprar

De todos os cactos que eu já vi, o chamado Macarrão é sem dúvida um dos mais estranhos e excêntricos, ele quase não lembra a tradicional aparência que os cactos desérticos possuem!

Se você é um admirador(a) destes arbustos que para muitos, não passam de coisas verdes sem graça, mas que para os mais aprofundados, representam um símbolo de força e resistência as adversidades, então sugiro que leia esta curiosa matéria que eu preparei para você!

Caso eu esteja falando com um(a) verdadeiro(a) admirador(a) dos cactos, deixe aí nos comentários o que você acha sobre este curioso arbusto!

Características do Ripsális

Notou que no título eu não coloquei o nome Cacto Macarrão e sim o estranho nome “Ripsális”? Pois bem, este nome meio complicado é nada mais nada menos do que uma outra nomenclatura bastante conhecida pelas pessoas que gostam deste tipo de cacto!

Uma coisa super legal a respeito do Cacto Macarrão é que ele está presente em todo o mundo, não importa aonde você vá, ainda sim poderá vê-lo bem paradinho em meio a paisagem. Este cacto é como o Polvo, este animal também se encontra espalhado por todos os mares do mundo!

Cacto Macarrão
Cacto Macarrão

Se você é do tipo que não pode ver uma flor, planta ou arbusto bonito, que já vai logo querendo pegar para enfeitar a sua casa, então tenho a certeza de que vai se apaixonar pelo Ripsális, ele é uma das espécies mais usadas pelos botânicos e decoradores de interiores, eu garanto que este cacto vai deixar a sua casa muito mais bela do que você imagina!

Chega de decorar o seu lar com enfeites bregas que você ganha no natal, ano novo e em outras festividades, use algo mais natural e muito mais a ver com a sua casa!

O Cacto Macarrão tem este nome por causa dos vários ramos que ele possui, estes crescem para baixo, para cima, ou então bagunçados, esta característica é bem distinta das outras espécies mais tradicionais que se alongam apenas para cima. Nunca vi um arbusto com tantas variáveis como este!

Uma outra característica que foge do comum, é o fato de que o Ripsális é uma espécie que pode nascer em árvores antigas sem a interferência das mãos humanas. Lembrando que ele pode ser plantado também. Você por acaso já viu algo tão estranho como o Cacto Macarrão?

Se você estiver preocupado(a) em levar para a sua casa uma espécie que seja hospedeira, ou seja, que dependa de outra para sobreviver, não tenha medo, pois o Cacto Macarrão não prejudica a planta a qual está usando para se fixar, ele é completamente benéfico!

Agora, caso você esteja meio pensativo(a) quanto ao espaço que precisará gastar com este cacto, eu tenho a felicidade de lhe anunciar que isso também não será problema, pois o Ripsális é considerado um cacto de pequeno porte, possui apenas 30cm. Você nem vai notar uma coisa tão minúscula na sua casa, ele só será percebido pela beleza que possui e não pelo tamanho!

Geralmente os cactos já possuem um período de vida longo dado por natureza, com o Cacto Macarrão ocorre o mesmo, eu confesso que não encontrei números a respeito do período de vida dele, mas certo é que este é bem longo!

Nosso curioso Ripsális possui a capacidade de gerar frutos, mas estes não são atrativos para nós seres humanos, ele apenas o são para as aves que posam sobre ele apenas para degustar as suas frutinhas com uma cor branca e rosa bastante atrativa. Qual será o sabor delas?

A época na qual o Cacto Macarrão mostra toda a sua vitalidade, é na primavera e verão, nestes períodos ele esbanja toda a sua forma excêntrica e também a sua beleza deixando os seus admiradores boquiabertos com tanta vida e cor.

As flores deste nosso cacto tão curioso são meio esbranquiçadas, elas se espalham ao longo dos ramos dele, por mais que a cor delas não pareça muito impressionante, saiba que são tão belas quanto qualquer outro tipo de flor que você está acostumado(a) a ver por aí!

E aí, já está doido(a) para ter o seu Ripsális? Espero que sim, você não terá nenhum arrependimento, pelo contrário, vai ganhar muitos elogios das pessoas que entrarem em sua casa e se depararem com este maravilhoso cacto!

Lembre-se de que esta espécie é uma das mais usadas para compor ambientes com fins decorativos, quem sabe a sua casa não ganha uma cara nova com este cacto belíssimo!

Como Cultivar O Cacto Macarrão

Cultivar O Cacto Macarrão no Vaso
Cultivar O Cacto Macarrão no Vaso

Não tenha aquele entendimento equivocado de que ter um cacto, significa não precisar regá-lo! Este é um pensamento completamente errôneo que muitas pessoas têm por não se informarem adequadamente!

O Cacto Macarrão deve ser sempre cultivado a meia sombra ou sombra total, nunca o deixe exposto a luz solar, não fique pensando que ele é uma espécie desértica, por se tratar de um cacto doméstico os cuidados são totalmente diferentes e um pouco mais complexos.

Os substratos são algo que você vai precisar utilizar para que possa promover o bom desenvolvimento do seu Ripsális.

Os cactos domésticos são sem dúvidas mais sensíveis e delicados do que aqueles considerados desérticos, nosso Cacto Macarrão precisa de ser regado constantemente e tudo isso de duas a três vezes por semana. A boa notícia é que este cacto também armazena água dentro de si, isso faz com que o ato de regar não precise ser ainda mais frequente!

Não se esqueça de que não pode exagerar no ato de regar o seu cacto, toda planta quando regada em excesso, tem as suas raízes sufocadas pela exagerada quantidade de água que a está submergindo. Cuidado para não deixar todos os seus esforços irem por água a baixo, não jogue sua dedicação no lixo!

Comprando o Cacto Macarrão

Eu pesquisei a respeito da compra deste arbusto e encontrei valores que vão de 20 a 40 reais, particularmente, eu não achei estes valores altos não, estão bem em conta! Se você está querendo ter este cacto, então vale a pena o investimento!

Bom amigo(a), tudo que eu tinha para lhe dizer foi devidamente dito, espero que tenha gostado da matéria!

Até a próxima!

Veja também

Qual a Matéria Prima do Algodão? Onde Ele é Produzido ?

A matéria-prima do algodão é o próprio algodão, ou seja, a fibra produzida pelo algodoeiro. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *