Home / Plantas / Benefícios da Cebola e Alho nos Pés

Benefícios da Cebola e Alho nos Pés

Já é sabido que muitas plantas são excelentes por diversos motivos, seja para ornamentar um ambiente, seja para servir de alimentos saborosos para o nosso dia a dia, seja para ajudar em algum aspecto da nossa saúde. E, é nesses dois últimos aspectos que podemos incluir o alho e a cebola, que, além de servirem de ótimos temperos, também podem ajudar na nossa saúde.

Só que, durante algum tempo, por exemplo, andou circulando na Internet uma história de que colocar cebola nos pés fazia bem à saúde. Mas, isso será verdade, mesmo? E, o alho, se também for colocado nos pés, traz algum benefício prático?

Bem, para saber dessas e de outras questões, acompanhe a leitura.

Alho nos Pés: Excelente para Micoses

Certamente, contrair uma micose nos pés é horrível, e para evitá-la, existem muitas formas bem eficazes. Uma delas é lavar bem essa região do corpo, pelo menos, uma vez por dia, e com um sabonete adequado, que não irrite a pele. Assim, você estará dando um passo importante para não pegar nenhuma espécie de fundo nos pés. Mas, se isso não for o suficiente, é aí que o alho pode ajudar de alguma maneira.

Isso se deve ao fato de que ele possui uma substância antifúngica, chamada de ajoene, que tem se mostrado bem eficaz contra vários tipos de infecções, do pé de atleta à candidíase. Como as soluções de ajoene não podem ser compradas em loja, você mesmo pode fazer um preparo usando alguns dentes de alho. É muito simples: corte alguns desses dentes de maneira bem fina, colocando-os numa tigela com água quente. Logo em seguida, basta mergulhar os pés nessa água por cerca de meia hora, mais ou menos.

Outra forma de usar o alho para essa finalidade é misturar alguns dentes esmagados com azeite, e, em seguida, esfregar nas áreas atingidas dos pés com chumaços de algodão.

Alho: aliado na circulação dos pés e em pernas relaxadas

Sabe aqueles momentos em que você sente aquela fadiga enorme tomando seus pés e pernas? Esse problema se deve por uma série de motivos, como sedentarismo, ou simplesmente muito esforço continuado durante o dia. E, não é à toa, que esses sintomas de fadiga só aparecem à noite.

Mais uma vez, o alho pode ajudar bastante a melhorar esse incômodo. Primeiro, você vai pegar duas cabeças de alho (não os dentes, só as cabeças) e mais 2 litros de água. O procedimento é bem fácil: você vai ferver a água, e, enquanto isso, vai colocando as cabeças de alho no espremedor.

Depois que a água ferver completamente, tire-a do fogo, adicionando o sumo e o alho esmagado. Deixe a mistura descansar por aproximadamente meia hora, e quando a solução estiver mais ou menos fria, faça a liquidificação dela, colocando-a numa bacia. Em seguida, é só mergulhar os pés na mistura e massageá-los rapidamente, permanecendo assim por, pelo menos, uns 10 minutos.

Pra finalizar, basta lavar os pés com muita água.

Cataplasma de Alho para o Tratamento de Doenças

Além da ajoene, o alho possui ainda mais uma substância chamada de alicina, e esta é uma ótima antimicrobiana, antiviral e anticoagulante. É por isso que o alho é usado para o tratamento de inúmeras doenças, entre elas, o resfriado e a pressão alta. Sem contar que ele ainda é utilizado para dar uma espécie de reforço no sistema imunológico. Obviamente, que ele não deve ser usado em excesso, principalmente, para quem já faz usos de anticoagulantes, ou simplesmente para quem é gestante ou por quem passará por algum tipo de cirurgia.

E, para potencializar esses efeitos de maneira benéfica e totalmente controlada, você pode fazer um tipo de cataplasma. É um procedimento bem simples: amasse 1 ou 2 dentes de alho, misturando com azeite (a medida é uma colher de sopa para cada dentre utilizado). Depois, é só colocar a mistura em um papel toalha, e botar na planta dos pés, envolvendo tudo com plástico sufilme. Coloque uma meia nos pés, em seguida. É necessário dormir uma noite inteira com esse cataplasma.

O efeito vai ser uma melhora em toda e qualquer expectoração, em especial, para aquelas pessoas que tenham asma, congestão nasal e pulmonar em decorrência de secreções, sinusites ou mesmo tosses.

Mas, e a Cebola, Ajuda Alguma Coisa nos Nossos Pés?

Há cerca de uns 2 anos atrás, surgiu um boato na rede de que dormir com uma rodela de cebola nos pés trazia inúmeros benefícios para a saúde. Tal história até tem o seu “fundamento”, pois, de acordo com a medicina chinesa, os pés são uma espécie de conexão para outros órgãos do corpo, e como já sabemos que a cebola é capaz de prevenir inúmeras doenças, como diabetes, tumores e infecções, juntaram o “útil ao agradável”, unindo o nosso conhecimento sobre a cebola com a essência da acupuntura.

Porém, a ciência desmente veementemente essa história. Fazendo isso, o máximo que você irá conseguir é um cheiro não muito agradável nos pés.

Alho e Cebola: Dupla Dinâmica para a Saúde

Com exceção do alho, que ainda pode ser usado para melhorar certos problemas externos dos pés, tanto ele quanto a cebola ajudam, de fato, na nossa saúde quando são, principalmente, ingeridos.

No caso do alho, o recomendado é consumir 1 dente triturado ou esmagado por dia, sendo que ele pode ser usado perfeitamente para refogar alimentos. No entanto, é importante não deixar que ele queime, já que isso faz com que perca as suas propriedades. Uma boa dica é colocar um dente de alho na panela do arroz antes deste ficar pronto, pois isso dá um gosto bem especial ao prato.

Alho e Cebola
Alho e Cebola

Já, a cebola, ao contrário do alho, não perde suas principais propriedades quando aquecida. E, são muitas. Pra se ter uma ideia, ela é antioxidante, anti-inflamatória, evita o aumento do colesterol, reduz os níveis de triglicerídeos e ainda por cima estimula o sistema imunológico. O único cuidado que você deve ter com a cebola é para não queimá-la ou refogá-la demais. De resto, é usar e abusar dela. Assada no forno ou até mesmo na churrasqueira, não importa. Fica uma delícia e contribui imensamente para a nossa saúde.

Veja também

Como Fazer e Preparar Chá de Guabiroba de Folha

É hora do chá! Deixe a velha Camomila de lado e venha conferir uma dica …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *