Home / Natureza / Tudo Sobre O Solo Argiloso

Tudo Sobre O Solo Argiloso

É considerado um solo argiloso, o solo que contém o mínimo de 30% de argila em sua composição.

Na maioria das vezes, o solo argiloso é composto pela porcentagem de 30% de argila e 70% de areia, havendo regiões em que a argila pode apresentar uma porcentagem bem acima de 30%.

As regiões em que a argila se apresenta de forma conspícua, superando até mesmo o nível de areia, geralmente, se cria lamaçais quando ocorrem chuvas.

A argila é um tipo de solo que não é apenas utilizado para plantações ou pastoreios, como os outros tipos de solos presentes no Brasil e no mundo.

O uso da argila tem se tornado cada vez mais relevante com a criação de utensílios domésticos e eletrônicos, não obstante a grande presença no setor cosmético, onde vários tipos de argila vêm sido fabricadas para tratar de vários aspectos estéticos.

Em síntese, o solo argiloso é um solo altamente produtivo em vários aspectos, entretanto, quando se trata da fertilidade do solo argiloso, algumas medidas precisam ser tomadas para que o mesmo venha a ser frutífero.

Os componentes presentes no solo argiloso não atuam de forma correta para fazer com que o solo seja próprio para se tornar produtivo.

Formas De Corrigir O Solo Argiloso Para Produção De Plantas

O solo argiloso é o segundo tipo de solo mais presente no Brasil, ficando atrás apenas do latissolo, que é uma propriedade que contém menos argila e mais aridez.

Sendo tão presente assim, fazendo parte de praticamente 20% de todo o território nacional, o solo argiloso consome extensas faixas de terra, que cada vez mais vem sido trabalhadas no intuito de torna-las produtíveis.

Em grandes extensões territoriais, a única forma de fazer com que o solo argiloso passe a ser produtivo, é fazendo um estudo de todas as propriedades presentes, analisando quais tipos de adubos e formulações serão necessárias para preencher os requisitos demandados para plantio.

Em áreas menores, a forma correta de tratar o solo argiloso se dá através do constante afofamento da terra, para descentralizar a argila, pois a partir do momento em que a argila fica concentrada, ela impede o fluxo de água para baixo, tornando a região superficial alagada, removendo todo o oxigênio do solo.

Juntamente com o afofamento do solo argiloso, a irrigação constante e a utilização de matéria orgânica para enriquecer as propriedades do solo e fortalecer as sementes é obrigatória.

Benefícios Da Argila Para A Economia Do Brasil

Além de ser um solo que permite que algumas ações o tornem altamente produtivos, o solo argiloso em si é rico, fornecendo a argila, que é uma matéria-prima de alto consumo dentro das sociedades ao redor do mundo.

Em algumas regiões do Brasil, principalmente nos pontos nortenhos, solos que contém argila servem como ponto turístico, fazendo com que várias pessoas se sintam atraídos por banhos diretamente no solo.

As propriedades da argila no corpo atuam como revigorantes, adstringentes e expectorantes, utilizados amplamente na chamada geoterapia, que consiste em uma terapia corporal de relaxamento usando itens exclusivamente retirados da terra.

A argila está presente em vários produtos cosméticos, que propiciam a limpeza da pele, tais como sabonetes e cremes, além de poder estar presente em maquiagens.

Fora os usos cosméticos, a argila é a matéria-prima para criação de inúmeros objetos que são utilizados no dia-a-dia dos brasileiros. Os itens mais comuns provenientes do manejo da argila são os tijolos e telhas, além de filtros para bebedouros.

A cultura do norte do Brasil possui bastante profissionais que ganham a vida criando objetos de argila para a venda, e esses objetos, na maioria das vezes, são comprados por visitantes, isto é, o uso da argila faz com que a economia de pequenas cidades se eleve e enriqueça cada vez mais.

Regiões Onde Mais Existe Solo Argiloso

Plantio em Solo Argiloso
Plantio em Solo Argiloso

No Brasil, o solo argiloso se estende por todo o território brasileiro, desde o Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte.

Porém, a região onde mais se concentra o solo argiloso, é a região Nordeste, incluindo todos os Estados: Maranhão, Piauí, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

O Estado de Pernambuco, por exemplo, é conhecido pelas inúmeras fontes de argila para banho, sendo um local extremamente visitado pelos turistas que tem curiosidade sobre a prática.

Os “rios de argila” são regiões próximas às praias, pois necessitam de uma fonte de água para que a argila fique em sua forma de lama.

Uma das maiores tradições nordestinas são as oficinas de argila, que possuem até locais para que as pessoas se tornem artesãs.

Um dos lemas nordestinos referente à argila é “na terra da seca, o barro é arte”.

Além do Nordeste, outra região rica em solo argiloso é o Norte, pela extensão dos Estados de Tocantins, Pará, Amapá, Roraima, Amazonas, Acre e Rondônia.

É importante saber que não é apenas no Brasil que os solos argilosos estão presentes. Na Noruega, Canadá, Irlanda do Norte e Suécia o solo argiloso é bastante presente.

Principais Curiosidades Sobre O Solo Argiloso

– O solo argiloso é composto por 30% ou mais de argila combinado com o restante de areia.

– Plantar em solo argiloso não é uma boa ideia, a não ser que algumas medidas sejam tomadas para que o mesmo se torne produtivo.

– O arado, ou afofamento da terra, é uma das principais atividades realizadas para fazer com que um solo argiloso se torne frutífero.

– O solo argiloso retém facilmente a água da chuva, tornando-se lodoso, porém, em períodos de seca, sua porosidade diminui, o que faz com que o solo fique extremamente seco e rachado.

– O solo argiloso possui bastante ferro e alumínio em sua composição, além de bastante matéria orgânica em decomposição.

– No Brasil, o solo argiloso possui a coloração vermelha, sendo conhecido como terra vermelha ou terra roxa.

– A argila retirada do solo é usada na confecção de vários objetos, entre eles panelas, vasos, peças de cerâmica, telhados e tijolos.

– A argila está presente em vários produtos de beleza, entre os quais estão os sabonetes, os esfoliantes, os cremes faciais, cremes para cabelo, máscaras de limpeza e maquiagens.

Veja também

Sapo Flamenguinho é Venenoso? Ele pode Matar?

Além de muitos terem ojeriza a sapos, muitas vezes, devido à sua aparência, é certo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *