Home / Natureza / Tipos de Ecossistemas Brasileiros: Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste

Tipos de Ecossistemas Brasileiros: Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste

Entender como tudo funciona no planeta é um dos objetivos de cientistas das mais diversas áreas. A geografia, focando no solo, enquanto que a história vai atrás do entendimento de como as coisas eram e de como elas impactam no presente e no futuro. E temos a biologia, que anda de mãos dadas com a química.

E é na biologia que encontramos as mais diversas explicações e estudos sobre tudo de vivo e não vivo na Terra. Existe um estudo chamado de ecologia, que é muito cobrado em vestibulares e na escola, que é especialmente o estudo dos seres vivos e não vivos em uma determinada área.

Esse conjunto de seres é chamado de ecossistema, e ele é muito importante de ser estudado e realmente compreendido. Lá vemos as relações ecológicas trabalhando e como o meio ambiente influencia o comportamento dos animais de forma geral. No Brasil, existem vários ecossistemas que iremos apresentar no post de hoje para vocês.

O Que São Ecossistemas?

Ainda não ficou muito claro o que exatamente são ecossistemas? Vamos explicar um pouco mais aprofundado o que realmente é um ecossistema.

O ecossistema é um conjunto de fatores bióticos e fatores abióticos. Fatores bióticos são todos e quaisquer seres vivos. Enquanto que os fatores abióticos são o resto, o ambiente, como a água, nutriente e outros que são necessários para a vida dos seres vivos. Então é um estudo sobre como os fatores bióticos se relacionam com o ambiente e atmosfera (fatores abióticos).

É um ecossistema, quando uma determinada área possui fatores bióticos e abióticos semelhantes. Essa divisão pode ser feita pelos biomas. Cada bioma possui suas próprias características que vão desde a vegetação até o clima. Por isso, cada bioma diferente é um ecossistema diferente.

Existem dois tipos de ecossistemas: o terrestre e o aquático. O aquático inclui lagos, mangues, mares e oceanos. Tudo que envolver água. Ambos são estudados de forma separada e conjunta, pois no final, um precisa do outro. Agora que compreendemos exatamente o que é um ecossistema e um bioma, podemos olhar os principais brasileiros.

Ecossistemas do Norte e Nordeste Brasileiros

Norte e Nordeste são regiões riquíssimas, com diversos biomas (incluindo os de faixa de transição). É no Norte que encontramos um dos mais importantes biomas do mundo, a Amazônia (floresta Amazônica).

Essa floresta ocupa cerca de 47% do território nacional, e é caracterizada por um clima equatorial úmido, ou seja, sempre com muita chuva, aumentando ainda mais sua biodiversidade. A vegetação é bem densa, com terras firmes e onde escondem muitas espécies belas de tudo quanto é tipo de animal.

Um tipo de mata de transição é a Mata dos Cocais que fica entre a Amazônia e a Caatinga, dois biomas completamente opostos. Sendo assim, o clima varia muito, tendo um inverno seco e o verão chuvoso. O nome foi dado porque é um ecossistema com muitos cocais, que virou a maior fonte de renda das pessoas que ali moram.

A Caatinga então, é um bioma oposto ao da Amazônia. Possui um clima semiárido, onde sua vegetação é marcada por árvores retorcidas e com poucas folhas. Apesar de um solo bem árido e com pouca água por perto, é um bioma de grande biodiversidade também. Ele é encontrado tanto no Norte quanto no Nordeste.

Ecossistemas do Sul e Sudeste Brasileiros

A Mata das Araucárias é encontrada mais no Sul do Brasil, especialmente no Paraná. Ela é uma mata formada com árvores araucárias, e apresentam no seu solo a conhecida por muitos terra roxa, que na verdade é um tipo de solo argiloso e apresenta uma coloração bem avermelhada.

O clima dessa região se caracteriza com estações bem definidas, logo um inverno bem frio, enquanto que o seu verão é bem quente. Lá é possível encontrar muito o desenvolvimento dos pinheiros.

Ecossistemas do Sul e Sudeste Brasileiros

Outro ecossistema presente no sul do país é o Pampa. Ele só está presente em um único estado do Brasil, que é o Rio Grande do Sul, mas também pode ser encontrado no Uruguai e Argentina, nossos vizinhos. Nesse bioma, o clima é bem parecido com o da Mata das Araucárias, com estações bem definidas.

A vegetação desse lugar é marcada por gramíneas, plantas de pequeno porte e arbustos. Por essa característica, vem sendo muito utilizado para criação de gado e outros animais semelhantes.

Ecossistemas do Centro-Oeste

O primeiro do Centro Oeste é o do Pantanal Mato-Grossense, também chamado de Complexo do Pantanal. Ele é considerado o menor bioma do Brasil, mas ainda assim, é a maior planície inundada de todo o mundo. A UNESCO o colocou como Patrimônio Natural Mundial, já que é um lugar com muita biodiversidade.

Com um clima tropical continental, logo, temperaturas altas e muita chuva, durante o verão, o local fica completamente inundado. Já nas secas, o rio seca e fica só no barro. Apesar da grande biodiversidade, os animais desse bioma estão em estado alarmante, a maioria como a onça-pintada, em status de ameaça de extinção.

Outros Ecossistemas do Brasil

Como deu para perceber, tem ecossistema que não ficam em somente uma região. Um exemplo é a Mata Atlântica e o Cerrado.

A Mata Atlântica é caracterizada por uma variabilidade climática bem grande e um floresta bem densa. Entretanto, ela foi muito desmatada, e hoje só possui 4% da sua cobertura original, que era de 11%.

O Cerrado fica no Planalto Central brasileiro, e ele ocupa cerca de 22% do nosso país. O clima possui estações bem definidas, e possui uma variabilidade de vegetação muito grande também. Lá é possível encontrar matas ciliares, e rios que o acompanha.

Esperamos que o post tenha sido de ajuda para você entender um pouco mais sobre as características dos principais biomas brasileiros. Lembrando que existem outras formações menores, ou que sejam as matas de transição no nosso país e que também podem ser estudados por você. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou.