Home / Natureza / Falsa-Érica Secando, Murcha ou Morrendo: o Que Fazer?

Falsa-Érica Secando, Murcha ou Morrendo: o Que Fazer?

A biodiversidade brasileira tem uma variedade incrível.  Algumas das espécies que aqui vivem eram nativas de outros países e foram trazidas para cá, enquanto outras iniciaram o seu desenvolvimento no Brasil e estão até hoje encantando nossas paisagens. Um exemplo de uma vegetal que se desenvolveu perfeitamente no nosso país é a Falsa-érica (também pode ser chamada de cufeia). No nosso artigo de hoje vamos tratar sobre essa planta e sobre os cuidados para o seu cultivo.

Falsa Érica Colorida

Características da Falsa-Érica

As falsa-éricas são plantas que sempre são lembradas por suas flores bonitas e pequeninas. Podem apresentar floração em todas as épocas do ano sempre nas cores lilás e branca. É uma excelente opção para o cultivo em jardins e até mesmo em vasos de apartamentos. Como as flores aparecem com frequência você poderá ter sempre um ambiente bonito e colorido em casa.

As folhas da falsa-érica possuem formato de lança e têm uma tonalidade de verde bem característica. A planta pode chegar a medir até trinta centímetros e por esse motivo é ideal plantá-la em canteiros e jardineiras.

 Minha Falsa-Érica Está Murcha e Sem Vida. O que Devo Fazer?

O primeiro passo para salvar a sua falsa-érica é identificar o que está causando o problema na planta. Observe se o solo da árvore encontra-se fértil e com grande quantidade de material orgânico, afinal, a adubação é um ponto muito importante para o desenvolvimento saudável da flor. Caso seja necessário, não deixe de completar com mais adubo, ok?

Além disso, atente para a drenagem adequada  e verifique se a terra permanece molhada, pois as éricas precisam de hidratação constante e muitas vezes os motivos da planta está murcha ou seca é exatamente a falta de água.

Outra dica importante para evitar que sua falsa-érica morra é observar o clima da sua cidade. Esse tipo de vegetal não gosta do frio e se adapta bem melhor em climas quentes e com a luz do sol diretamente nas folhas. Muitas vezes a falta de raios solares e de calor é o que faz a planta morrer. Procure conservá-la em ambiente ensolarado e deixe em meia-sombra apenas em uma pequena parte do dia.

A érica não aguenta ambientes e climas frios. Portanto, preste muito atenção neste detalhe e também ao fato de que esse tipo de herbácea não aceita bem as podas e, portanto,  elas devem ser sempre evitadas. Seguindo essas dicas certamente a sua falsa-érica irá se recuperar e abandonar o aspecto murcho e seco.

Como Plantar Falsa-Érica

São plantas muito simples de serem cultivadas, mas pequenos detalhes podem fazer toda a diferença para a planta se desenvolver com saúde. Um deles é evitar a todo custo a exposição da árvore ao frio intenso e caprichar nas regas regulares.

O plantio pode ser realizado por meio de mudas já crescidas ou através de sementes. A primeira opção é sempre mais viável e permite uma floração mais rápida já que as mudas podem ser encontradas com facilidade em floriculturas.  Lembre-se de deixar pelo menos um espaço de vinte centímetros entre as plantas e priorize o plantio quando o inverno terminar.  De forma geral, com exceção do inverno qualquer época pode ser indicada para o plantio de falsa-érica.

Já as sementes podem ser adquiridas em casas de plantas e também pela internet em lojas especializadas. Você terá um pouco mais de trabalho no plantio através das sementes, pois é necessário que elas estejam secas e a semeadura seja realizada em bandeja ou sementeiras com substratos úmidos e ricos em matéria orgânica. Somente depois disso, você poderá fazer o transplante para um vaso permanente quando elas alcançarem dez centímetros de altura. Prontinho! Agora é só aguardar a bela floração da falsa-érica e aproveitar a beleza e as cores dessa planta tão brasileira.

Curiosidades Sobre a Planta

Vamos conhecer algumas curiosidades sobre a falsa-érica? É só seguir acompanhando:

  • O nome científico da falsa-érica é Cuphea gracilis e ela pertence à família das  Lythraceae.
  • Algumas espécies de érica possuem uso medicinal e são indicadas para tratar problemas gastrintestinais.
  • Existem espécies de érica em todo o mundo e boa parte delas são nativas do continente africano. As principais espécies dessa planta são: Erica Ciliaris, Erica Arborea, Érica Cinerea e Érica Lusitanica.
  • Suas flores são bem conhecidas e possuem pétalas pequenas e nas cores: rosa, branca e lilás.

  • A árvore não tolera geadas, ventos e climas extremamente frios. Caso deseje uma planta florida e saudável não submeta a árvore a esse tipo de clima. A falta de calor pode ser um dos principais motivos para a planta murchar e acabar morrendo.
  • A falsa-érica é uma das plantas mais utilizadas em decoração e ornamentação. Ela geralmente é usada em associação com outras com outras árvores para composições bonitas e elegantes.
  • Escolha um vaso de tamanho considerável para permitir que ela cresça e se desenvolva sem grandes problemas. O esterco bovino pode ser uma alternativa excelente para deixar a planta sempre com acesso aos nutrientes. Outra dica interessante é acrescentar pedrinhas ou peças de argila para auxiliar a drenagem da planta. Agora é só seguir essas orientações e aguardar um verdadeiro espetáculo de beleza proporcionado pela falsa-érica.

Encerramos nosso artigo por aqui e deixamos o espaço aberto para o seu comentário, sugestão ou dúvida. Agora que você já sabe como cultivar e manter a planta, que tal começar o seu jardim e usar a falsa-érica para deixá-lo  ainda mais bonito e florido? Certamente você não vai ser arrepender!

Veja também

Intoxicação por Inalação

Quais os Sintomas de Intoxicação por Inalação?

Envenenamento ou intoxicação é o nome dado a lesão ou morte devido à deglutição, inalação, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *