Home / Natureza / O Que é um Solo Latossolo? Onde Ele Pode Ser Encontrado?

O Que é um Solo Latossolo? Onde Ele Pode Ser Encontrado?

Os latossolos são solos altamente intemperizados, encontrados principalmente nas regiões intertropicais do mundo. Esses solos contêm poucos minerais intemperizáveis ​​e geralmente são ricos em minerais de óxido de Fe e Al. A maioria desses solos é caracterizada por uma fertilidade nativa extremamente baixa, resultante de reservas muito baixas de nutrientes, alta retenção de fósforo por minerais óxidos e baixa capacidade de troca catiônica.

A maioria dos nutrientes nos ecossistemas do Latossolo está contida na vegetação em pé e no material vegetal em decomposição. Apesar da baixa fertilidade, os latossolos podem ser bastante produtivos com insumos de cal e fertilizantes.

Como se Dividem os Latossolos

Esses Latossolos são divididos em cinco subordinados: Aquox, Torrox, Ustox, Perox e Udox.

Aquox – São os Latossolos úmidos, ou um latossolo com lençol freático próximo ou na superfície durante grande parte do ano.  Eles são raros nos Estados Unidos e são conhecidos por ocorrer apenas em Porto Rico ou no Havaí. A cura de muitas culturas de sementes e o armazenamento de produtos são difíceis nesses solos.

Torrox – São os Latossolos das regiões áridas. Torrox é muito raro nos Estados Unidos.

Udox – São Latossolos bem drenados com um regime úmido no solo. Eles são conhecidos por ocorrer apenas no Havaí, Porto Rico e Guam. Eles têm uma estação de crescimento durante todo o ano. O período seco é curto o suficiente para que as culturas de sequeiro sejam cultivadas continuamente em anos normais.

Ustox – São os Latossolos que possuem um regime de umidade ustica. Eles são úmidos por tempo suficiente para uma colheita de chuva. As culturas não são cultivadas continuamente nesses solos, porque há umidade inadequada por pelo menos 90 dias em anos normais.

Onde Latossolo Pode Ser Encontrado

Estes solos são tipicamente encontrados em superfícies terrestres levemente inclinadas e de grande idade, que são estáveis ​​há muito tempo. Na maioria das vezes, são solos quase inexpressivos, sem camadas ou horizontes claramente marcados.

Latossolos são encontrados em cerca de 8% da superfície terrestre livre de geleiras. Os latossolos se formam principalmente em zonas tropicais úmidas sob floresta tropical, matagal e floresta de espinheiros , ou vegetação de savana em planícies planas a levemente inclinadas. Eles são normalmente encontrados em paisagens antigas que foram sujeitas a mudanças de cultivo por milênios. A agricultura intensiva nas plantações é possível se cal e fertilizantes forem aplicados com manejo cuidadoso para evitar a erosão.

Latossolo
Latossolo

De Que São Formados os Latossolos

Os latossolos são caracterizados por uma espessa camada de subsuperfície (o horizonte oxico ) que contém minerais de argila do grupo caulino e óxidos metálicos em uma matriz finamente texturizada com muito pouco ou nenhum silicato facilmente intemperizável. Pensa-se também que os materiais originais ferromagnesianos (minerais que contêm ferro e magnésio) são essenciais, uma vez que a perda de sílica e a oxidação do ferro são caminhos importantes na formação do Latossolo.

Os latossolos diferem dos ultissolos por não terem uma camada de acúmulo de argila translocada (migrada) e dos Vertissolos por não conter quantidades significativas de minerais argilosos inchados.

Características do Latossolo

Latossolos são solos avermelhados, amarelados ou acinzentados, onde ocupam aproximadamente 11,8 milhões de km².  Seus horizontes de superfície são geralmente de cor um pouco mais escura que o subsolo , mas a transição para as características do subsolo é gradual.

Os latossolos consistem principalmente de quartzo , caulinita , óxidos e matéria orgânica. Tanto a estrutura quanto a sensação dos latossolos são enganosas. No primeiro exame, eles parecem sem estrutura e parecem uma classe de tamanho de partícula argilosa. Enquanto alguns podem ser argilosos ou até mais grosseiros, muitos são extremamente argilosos, mas esse argila é agregado em um forte grau de estrutura granular fina.

Características do Latossolo
Características do Latossolo

Para obter uma verdadeira sensação da textura fina, uma amostra úmida deve ser trabalhada por vários minutos na mão para quebrar a estrutura granular de textura arenosa. A forte estrutura granular aparentemente faz com que a maioria dos latossolos possua uma permeabilidade muito mais rápida do que seria previsto pela classe de distribuição de tamanho de partícula . Embora compactação e a redução da permeabilidade pode ser causada pelo cultivo, eles são extremamente resistentes à compactação e, portanto, a drenagem livre pode ocorrer logo após a chuva sem formação de poças.

Fertilidade do Latossolo

Os latossolos estão presentes em todos os regimes de umidade do solo, do árido ao perudico e aquático. A vegetação natural varia de florestas tropicais a savanas . Embora muitos latossolos sejam extremamente inférteis, há alguns que têm suprimentos pequenos, mas adequados, de nutrientes e são imediatamente produtivos quando cultivados. As reservas de nutrientes das plantas, mesmo nos latossolos mais férteis, não são grandes e, para sustentar rendimentos, fertilizantes e cal são necessários após apenas alguns anos de cultivo.

Na maioria dos latossolos, fertilizantes são necessários para a primeira safra, a menos que haja disponibilidade de fertilidade suficiente para uma ou duas safras das cinzas derivadas da queima da vegetação natural. O fósforo é geralmente o nutriente mais restritivo da planta, principalmente devido à tendência das argilas ricas em sesquóxido para fixar grandes quantidades de fósforo nos fertilizantes. No entanto, uma vez que essa capacidade de corrigir fósforo seja satisfeita pelas aplicações iniciais, a fixação de fósforo não será mais um problema.

A construção de estradas e outras práticas de engenharia são relativamente fáceis na maioria dos latossolos, devido à estabilidade física do material. O carbono orgânico do solo é geralmente muito maior do que o indicado pela cor, mas, diferentemente da maioria dos outros solos, grande parte do carbono é inerte e não contribui para a capacidade de retenção de nutrientes ou para as propriedades físicas.

Enquanto as camadas subterrâneas do solo contêm partículas de argila, a camada é carregada com óxidos hidratados de alumínio e ferro. Os óxidos hidratados são produtos de intemperismo intenso de minerais, depois que grande parte da sílica é libertada dos minerais de silicato, como a caulinita.

Embora esses solos geralmente contenham argilas de baixa atividade, solos tropicais altamente intemperizados são antiaderentes e viáveis. Os latossolos formam agregados fortes, não apresentam potencial de retração e inchamento e são resistentes à erosão.

Veja também

Ácido Linoleico

Quais os Benefícios do Ácido Linoleico Para a Saúde?

Quando se fala em ácido linoleico, se fala em ômega-6, e provavelmente você já ouviu …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *