Home / Natureza / Qual a Importância da Árvore Para a Vida na Terra?

Qual a Importância da Árvore Para a Vida na Terra?

As árvores são plantas surpreendentes. Cada um deles é um ecossistema em si, um ecossistema que tentou cuidar, da mesma maneira que eles cuidam de nós. Árvores e plantas são muito importantes para todos nós, porque sem o oxigênio que sai de suas folhas, a vida na Terra seria muito diferente. A importância das árvores reside, pois, que sem essas plantas maravilhosas o planeta seria um deserto. Mas vamos vê-lo em mais detalhes.

As árvores, como todas as plantas que possuem clorofila, realizam fotossíntese. Isso significa que eles absorvem dióxido de carbono e expelem oxigênio, a fim de converter matéria inorgânica em matéria orgânica, isto é, em alimento, graças ao qual eles podem crescer e se desenvolver adequadamente.

Se as folhas estivessem secas e / ou afetadas por pragas, esse processo seria tentado, é claro, mas a planta teria muitas dificuldades. Da mesma forma, não é importante tratá-las apenas contra pragas, mas também é necessário evitar que a poeira se acumule na superfície das partes das folhas e que a água permaneça nelas por muito tempo. No caso de não o fazermos, eles não poderiam fazer fotossíntese e, portanto, não expulsariam oxigênio.

Árvore e Natureza
Árvore e Natureza

Um Pouco Sobre

Quanto ar respiramos por dia? Inspiramos e expiramos entre 5 e 6 litros de ar por minuto, que em 24 horas estão entre 7200 e 8600. Graças a esse processo, absorvemos oxigênio e expelimos dióxido de carbono. Exatamente o oposto como durante a fotossíntese. Você poderia dizer que plantas e seres humanos se ajudam a viver.

No entanto, são necessárias 22 árvores para atender à demanda de uma pessoa por dia. O desmatamento está nos prejudicando a curto e longo prazo, colocando em risco nossa própria sobrevivência, e se não fizermos nada, a Terra ficará sem seus pulmões.
O acúmulo de gases na atmosfera está fazendo com que o clima no planeta mude mais rapidamente do que nunca. O ser humano tem desempenhado um papel de liderança nessa história, desde que a Revolução Industrial vem contaminando cada vez mais, destruindo tudo em seu caminho.

As árvores absorvem quase 22 kg de dióxido de carbono a cada ano. Mas há uma em particular que eu gostaria de mencionar para você: Pawlonia tomentosa. Esta incrível espécie nativa da China é conhecida pelo nome de ” Árvore da Vida “. Suas folhas decíduas e flores decorativas o tornam uma árvore de jardim excepcional, pois pode viver em qualquer tipo de solo. Tem uma taxa de crescimento muito rápida e é muito fácil de crescer.

Árvores e Plantas nos Alimentam Com Seus Frutos

Existem muitas espécies de árvores cujos frutos são comestíveis: maçã, laranja, noz, morango, avelã… Todas elas são ideais para ter em um jardim, plantado próximo ao jardim, por exemplo. Não há nada como colher sua própria comida, e quem tem uma fruta ou várias em casa, pode provar o verdadeiro sabor da natureza.

Mas, dependendo do clima, você terá que escolher um ou outro, pois nem todo mundo precisa das mesmas horas frias para florescer, nem pode suportar as mesmas temperaturas. Com isso em mente, você deve escolher as seguintes árvores, dependendo do clima:

  • Árvores frutíferas para climas com geadas intensas: avelã, mirtilo, cereja, ameixa, endrina, groselha, pessegueiro, macieira, nectarina, nogueira, pereira.
  • Árvores de fruto para climas temperados: damasco, alfarroba, castanha, figo, oliveira.
  • Árvores frutíferas para climas com geadas muito suaves: caqui, feijoa, limão, kumquat, tangerina, laranja, nêspera, toranja.
  • Árvores frutíferas para clima tropical: abacate, manga, durião, goiaba, mamão, pitanga, rambutan.

Todos eles devem estar em uma área onde o sol se põe diretamente, com espaço suficiente para que se desenvolvam sem problemas. Assim, é importante que, antes de optar por uma espécie específica, saibamos quais serão suas dimensões quando atingirem a idade adulta. Assim, evitaremos que, no futuro, tenhamos que podá-lo mais do que a conta ou alterá-la. Assim é. As árvores evitam a erosão mantendo a umidade do solo. Eles fazem isso graças às suas raízes, que o aprofundam. Dessa forma, a usina não apenas permanece bem ancorada, reduzindo o risco de o vento movê-la, mas também impede que a terra termine sem vida.
Em princípio, qualquer árvore que não precise de solos férteis (ou, o que é o mesmo, espécies mediterrânicas ou muito resistentes ao vento) e que mede cerca de 2 m de altura o servirá. Geralmente, você só precisa evitar plantar árvores frutíferas, porque elas precisam de um solo muito fértil para que seus frutos amadureçam corretamente.

Árvore Frutífera
Árvore Frutífera

Plante-as em áreas onde a erosão é uma ameaça séria, como declives ou áreas abertas que não têm nada para impedir o vento, e também em torno de todo o perímetro da área. Mas, se você quiser impedir que seu solo se deteriore, recomendo que você plante arbustos e / ou flores ao redor das árvores. Desta forma, você terá um jardim espetacular.

A erosão é um problema muito sério, causado pelo desgaste do vento e da chuva. Quando não há cobertura vegetal, os raios do sol impactam diretamente, o vento leva consigo os poucos nutrientes que restam e, quando chove torrencialmente, podemos ter uma área totalmente inundada. Portanto, é altamente recomendável que, se você mora em uma área que pode ser afetada por esse problema, não hesite em plantar árvores.

As árvores mantêm um relacionamento próximo com a humanidade. Além dos usos que vimos até agora, há outros que eu gostaria de mencionar e são:

  • Eles reduzem a poluição sonora
  • Se você já esteve em um parque localizado no meio da cidade, provavelmente já percebeu o pouco barulho urbano que ouve, certo? Por esse motivo, jardins localizados perto de estradas ou aeroportos plantam árvores.
  • Eles nos protegem do sol e nos refrescam
  • Há muitas árvores que nos dão uma boa sombra no verão, nas quais podemos fazer um piquenique com a família ou apreciar a paisagem. E tudo graças ao vapor que eles liberam através de suas folhas.
  • Deles extraímos a madeira
  • Precisamos desse material para fazer mesas, cadeiras e todos os tipos de móveis e / ou ferramentas. Mas o corte de árvores deve ser feito de maneira responsável e sempre plantando uma amostra no local de onde caímos.

Embelezar a Paisagem

Há uma boa quantidade de espécies incrivelmente decorativas. Pelas cores que adquirem suas folhas na primavera e / ou no outono, ou pelas flores que brotam entre seus galhos ou pelo porte elegante que muitos deles têm, a verdade é que nada seria o mesmo sem que não houvesse árvores.. Nós gostamos muito deles, e isso é algo que mostra.

É difícil não ir a uma floresta e não ver um esquilo saindo de um tronco de árvore, ou não ver os pássaros descansando antes de retomar sua rotina. Essas plantas abrigam muitos seres vivos e, sem eles, teriam muitas dificuldades para sobreviver.

Vimos como árvores e plantas são importantes para nós, mas também para todos os outros seres vivos. É nossa responsabilidade cuidar deles e impedir que eles sejam extintos, caso contrário, estaríamos colocando nossas próprias vidas em perigo. Eu não gostaria de terminar este artigo especial sem contar algumas das curiosidades sobre esses vegetais maravilhosos.

Curiosidades

  • A maior planta do mundo é uma Secuoia. Eles o chamaram Hyperion e está localizado no Redwood National Park, na Califórnia.
  • Ele mede nem mais nem menos do que 115’54 metros de altura. Não tem nada!
  • O mais longo, é o Pinus longaeva. Eles encontraram restos de espécimes que tinham 7 mil anos de idade, embora o mais normal seja que eles vivem 3 mil anos. Mesmo assim, eles vivem muito mais do que qualquer outro ser vivo.
  • E uma planta que existia antes dos dinossauros é o Ginkgo biloba. Apareceu na Terra 270 milhões de anos atrás.
  • Você está procurando uma árvore que ofereça sombra em seu grande jardim? Então Ficus benghalensis é para você. Ocupa uma área de 12 mil metros quadrados. Na Índia, onde se origina, eles celebram festas sob a proteção de sua sombra.
  • As árvores são plantas incríveis que, se respeitadas, podem ser muito úteis.

Veja também

Arminho Gigante Existe? Qual o Seu Tamanho? Onde Vive?

Você conhece ou já ouviu falar sobre o arminho? Pois bem, este animal é um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *